TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FNQ – Fundação Nacional de Qualidade

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

A FNQ – Fundação Nacional de Qualidade é o maior centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Instituída no ano de 1991, a FNQ é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada para administrar o Prêmio Nacional de Qualidade. Desde sua criação, treinou mais de 22 mil pessoas no MEG – Modelo de Excelência em Gestão e distribuiu mais de 650 mil critérios de excelência, realizou 92 seminários, dos quais 16 são internacionais obtendo um total de 17 mil participantes.

Ao candidatar-se ao prêmio nacional de qualidade, as instituições recebem um relatório de avaliação detalhado, expondo os pontos fortes de sua gestão e os possíveis pontos a serem melhorados. Caso a empresa alcance a fase de visita às instalações, a instituição será avaliada por examinadores a fim de constatar o que foi descrito no relatório de gestão entregue no ato da inscrição, e se posteriormente premiada, passará a ser reconhecida pela excelência em sua gestão.

A Fundação Nacional de Qualidade tem como base um conjunto de conceitos fundamentais, que se resumem em fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial. São eles: Pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização. Aprendizado organizacional: busca alcançar um novo patamar de conhecimento para a organização. Cultura de inovação: promoção de um ambiente que estimule a criatividade dos funcionários. Liderança e constância de propósitos: atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura de excelência. Orientação por processos e informações: compreensão e segmentação do conjunto de atividades que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisão é executada com base na análise de desempenho. Visão de futuro: compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo, no curto e longo prazo. Geração de valor: Alcance de resultados consistentes, de forma sustentável. Valorização das pessoas: criar condições para que os profissionais se realizem assim melhorando seu comprometimento. Conhecimento sobre o cliente e o mercado: Conhecer e entender o cliente e o mercado, visando agregar valor de forma sustentável para o cliente, garantindo assim maior competitividade no mercado. Desenvolvimento de parcerias: Desenvolver atividades junto a outras organizações, utilizando o melhor que cada uma tem a oferecer, visando benefícios para ambas as partes. Responsabilidade social: Relação ética e transparente com os públicos os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e promovendo a redução das desigualdades sociais.

O modelo de gestão segue um conceito de aprendizado, o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn) que traduzido para o português seria: planejar, fazer, checar, aprender. A permanência e o sucesso de uma organização estão diretamente relacionados à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes, as quais devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que os produtos possam ser desenvolvidos, criando o valor necessário para conquista-los e retê-los. A liderança, de posse de todas essas informações estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização. Os lideres, principais responsáveis pela obtenção de resultados que assegurem a satisfação de todas as partes interessadas e a perpetuidade da organização, analisam o desempenho da mesma e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional. São estabelecidas metas que consideram as projeções da demanda e o desempenho projetado dos concorrentes, todas essas estratégias, metas e planos são passadas para as pessoas da força de trabalho e, quando pertinentes, para as demais partes interessadas. (Aqui se conclui a etapa do planejamento). As pessoas que compõe a força de trabalho devem estar capacitadas e comprometidas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência, para executar e gerenciar adequadamente os processos, criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores (Aqui se conclui a etapa do fazer). São mensurados os resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio, processos de apoio e fornecedores. (Aqui se conclui a etapa do checar). Esses resultados, em forma de informações e conhecimento, retornam a toda organização, para que esta possa executar as ações e buscar o aprendizado organizacional. Essas informações representam a inteligência da organização, viabilizando a análise do desempenho e a execução das ações necessárias, em todos os níveis. (Aqui se conclui a etapa do aprender).

Através do modelo de excelência da gestão (MEG), o perfil da empresa é traçado com base nas respostas de cinco questionários referentes à mesma, sendo eles: Descrição da organização, que aborda temas como forma de atuação, data em que foi aberta a empresa, natureza das atividades, porte da empresa, principais produtos, principais equipamentos, expectativas dos sócios, composição da força de trabalho, necessidades e expectativas da força de trabalho, principais mercados no ramo de atuação da empresa, necessidades e expectativas dos clientes, etc. Concorrência e ambiente competitivo, que trata da concorrência, parcela de mercado, diferencial de mercado, alianças estratégicas e introdução de novas tecnologias importantes. Aspectos relevantes, trata sobre requisitos obrigatórios por lei no ambiente da empresa, referente a saúde ocupacional, segurança, proteção ambiental, conflitos envolvendo obrigações de fazer, com decisão pendente ou transitada em julgado. Histórico da busca por excelência, onde se descreve em ordem cronológica os fatos mais importantes da jornada da empresa em busca da excelência do desempenho. Organograma apresenta-se organograma detalhado, com nomes de responsáveis pelas áreas e o número de pessoas alocadas em cada área ou função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com