TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  11/12/2022  •  Monografia  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

GESTÃO FINANCEIRA

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

Questão central

T013

São Paulo, SP

Outubro/2022

Segundo Claude Levy Leboyer, uma equipe deve ser constantemente motivada, pois a motivação impacta na capacidade de conhecimento. Posso afirmar posteriormente viver uma experiência em que os colaboradores discursavam diariamente o desgosto ao trabalhar na respectiva empresa de restaurante. Dado a falta de motivação profissional, inflexibilidade de horário e a falta de relacionamento entre líder e seus liderados. A estrutura de equipe não possuía processos padrões, que dificultava a realização das atividades que os profissionais eram habilitados a fazer. Embora excessivos feedbacks ruins, não eram apresentadas soluções, dificultando a permanência de uma equipe bem constituída.

A teoria dos dois fatores formulada por Frederick Herzberg, é o conceito motivacional que melhor descreve esse contexto de gestão. Na visão de Herzberg, os elementos de motivação e satisfação são crucias para um ótimo ambiente de trabalho. A realização e o crescimento são as razões que gera satisfação no espaço profissional e estão ligados aos princípios motivacionais. Já os fatores higiênicos estão associados à insatisfação, que pode ser gerado por condições de trabalho, administração da empresa e relacionamento com o supervisor. As causas extrínsecas do ambiente profissional relacionados a organização, salário e relações interpessoais, são primordiais para uma futura demissão.

Nesse viés, destaca-se o as relações de poder legitimado presentes nessa gestão, caracterizada pela posição hierárquica formal da empresa e obrigatoriamente aceito pelos seus liderados. A escassa empatia e exatidão de comunicação desse poder afetou no desempenho dos seus liderados. Esse modelo de gestão autoritária apenas o gestor tem a decisão em mãos, assumindo todas as responsabilidades e riscos sozinho. Todavia, inviabiliza os colaboradores a questionar as ordens e sugerir soluções de possíveis problemas.

Conclui-se que para obter harmonia no ambiente empresarial, o líder tem a obrigação de se posicionar como um administrador participativo. Para Abraham H. Maslow, antes de atingir a autorrealização, é preciso atingir as necessidades fisiológica e de segurança. Apesar de difícil, a mudança cultural pode ser estruturada com comunicação, consistência e reconhecimento.


REFERÊNCIAS

FGV. Gestão de Pessoas e Liderança. FGV IDT, 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com