TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.525 Palavras (15 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Edméa Júlia Espíndola da Costa

Luciana Cardoso de Oliveira

A PARTICIPAÇÃO DA CONTROLADORIA

NA GESTÃO DE PESSOAS

Canoas, 2015

Edméa Júlia Espíndola da Costa

Luciana Cardoso de Oliveira

A PARTICIPAÇÃO DA CONTROLADORIA

NA GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho desenvolvido na disciplina de Controladoria para avaliação de G2.

Profª.Mª Simone Rodrigues dos Santos

Canoas, 2015

RESUMO

Este artigo tem como objetivo identificar de que forma a controladoria pode contribuir no processo de gestão de pessoas de uma organização a fim de alcançar os objetivos e metas desejados. Ao falarmos em gestão de pessoas em um primeiro momento lembramo-nos de recrutamento e seleção de pessoas, mas não é só isso, temos inúmeras atividades que são desenvolvidas como: treinamento e desenvolvimento de pessoas, cargos e salários, benefícios, questões trabalhistas, segurança do trabalho, entre outros e é para avaliar e gerenciar essas atividades que a controladoria participa e contribui para os processos decisórios.

A pesquisa é de natureza aplicada com o objetivo de levantar informações para gerar conhecimento para aplicação prática; quanto à forma de abordagem é quantitativa, o que significa traduzir opiniões e números em informações as quais serão classificadas  e analisadas.

Com base em pesquisas realizadas, obtiveram-se informações para a compreensão e aplicação de todo o processo de valorização de pessoas dentro da gestão e como a controladoria participa desse processo.

           

Palavras-chave: Controladoria / Gestão / Pessoas / Comunicação / Relacionamento.

1        INTRODUÇÃO

As   empresas   recebem   pressões   contínuas   e   crescentes   e   para   atingir   seus   objetivos   e  metas, necessitam elaborar informações relevantes à administração e gerar modelos decisórios coesos e consistentes com a missão e visão da organização.

A controladoria gera informações sobre os ambientes internos e externos da organização, que sejam úteis na tomada de decisões pelos seus gestores, sendo necessário que essas informações sejam rápidas para responder as exigências do mercado de negócios.

A controladoria exerce um papel fundamental na organização, tentando conciliar as necessidades e interesses individuais de seus colaboradores com os da organização, pois tem função canalizadora.

Através de planejamento estratégico e um modelo de gestão eficaz, a controladoria deve adotar mecanismos para alcançar a integração destes propósitos, para que ambos fiquem alinhados e alcancem objetivos e metas.

O processo de gestão nas organizações envolve todas as suas áreas, caracterizando-se como um ato contínuo de tomada de decisões.  A obtenção e eficácia de tais decisões pode ser facilitada pela existência de uma área específica na empresa, à qual se delegue a responsabilidade pela integração e monitoramento desse processo: a controladoria.

 

Esse processo reflete as expectativas da alta administração da empresa de obtenção de resultados econômicos. É nele que se estabelecem os parâmetros de eficácia organizacional, traduzidos em diretrizes e metas que se convertem em um padrão de comportamento operacional que passa a ser o marco orientador para a avaliação do desempenho econômico da empresa e de seus gestores. Ele abrange todo o processo decisório e é a base para a explicação do êxito ou para o não-cumprimento dos objetivos organizacionais. É através do resultado desse processo que se torna possível entender o alcance da capacidade gerencial da empresa.

De outro lado, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir os seus objetivos individuais e pessoais.

A gestão de pessoas é também conhecida por subsistema social de motivação que compõem a organização, com o intuito de alinhar os interesses individuais com os da organização. Quando se trabalha com pessoas, precisamos motivá-las a fazerem o melhor de si mesmas. Dada a responsabilidade social que estas têm, a motivação por si mesma, trará, com facilidade, maior alegria de viver e de participar, aumentando até mesmo sua própria qualidade de vida.

Ao falarmos em gestão de pessoas em um primeiro momento lembramo-nos de recrutamento e seleção de pessoas, mas não é só isso, temos inúmeras atividades que são desenvolvidas como: treinamento e desenvolvimento de pessoas, cargos e salários, benefícios, questões trabalhistas, segurança do trabalho, entre outros.

Administração e liderança são palavras-chaves em um modelo de gestão. Não se pode desvincular qualquer estilo de liderança ou de motivação, se desconsiderada a abordagem humanística, se não se pensa em pessoas.

O presente estudo tem por finalidade abordar a importância da Controladoria na Gestão de Pessoas num ambiente de trabalho, onde é exigido o envolvimento de todos os setores da empresa na busca dos resultados estabelecidos.

A Controladoria é a ferramenta capaz de proporcionar os elementos necessários para uma eficiente gestão dos diversos departamentos. Cada vez mais os gestores têm essa percepção da necessidade do planejamento e controle. Porém, a atuação da controladoria não deve restringir-se a análise e controle de informações financeiras, deve, além disso, atuar na gestão e motivação das pessoas, buscando alcançar os objetivos organizacionais e individuais simultaneamente.

         1.1. -  PROBLEMA DE PESQUISA

O estudo em questão surge em um momento em que as organizações necessitam cada vez mais de um setor que controle de maneira eficaz sua empresa. A característica da controladoria é ser um departamento de apoio e um dos seus objetivos é auxiliar a empresa alcançar à eficácia, buscando a otimização dos resultados que a organização deseja, contando sempre com a colaboração de seus funcionários, pois através deles esta eficácia pode ser alcançada. Como um departamento de apoio, a controladoria deve além de suprir as necessidades da empresa, também deve estar sempre atenta aos seus colaboradores. Os colaboradores devem estar motivados, estimulados, bem dispostos para conseguir transformar os esforços em resultados positivos para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (530.8 Kb)   docx (277 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com