TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRANDE MENTIRA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  22/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONTROLADORIA EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno Ana Paula

Trabalho da disciplina Controladoria

                                                                 Tutor: Prof. Jose Augusto

Betim

2020

 A GRANDE MENTIRA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Referência: L. Martin, Roger. Título do caso. Harvard Business Review l, Janeiro – Fevereiro 2014.

O Planejamento estratégico é um ponto de partida para que as empresas possam através de suas ações visar um futuro adequado para a organização. Muitos executivos em sua zona de conforto acabam não fazendo, pois ficam assustados em ver um futuro questionável. Porém um bom planejamento ajuda a empresa a definir qual direção a empresa deverá seguir.

As empresas costumam fazer um planejamento estratégico muito detalhado, porém nem sempre mostra a realidade da empresa. Existem muitos desafios do dia a dia, que não podem ser mensurados e acabam mudando as diretrizes para atender determinada demanda.

O texto aborda várias armadilhas que precisamos ficar atentos no momento de fazer o planejamento estratégico. O planejamento deve ser feito à longo prazo, com foco na competitividade atual, pois o mercado é muito dinâmico e está se atualizando constantemente.

Outro ponto mencionado no texto, é planejar o custo da mesma forma da receita. Os custos estão sob controle da empresa, já a receita, é totalmente independe, sendo assim são duas áreas totalmente distintas. Os gestores precisam entender que o custo é a empresa toma a decisão, porém a receita, são os clientes que estão no comando.

Por isso, encerrando minha análise do texto, o autor faz uma comparação entre o planejamento estratégico mais detalhado e mais destemido. Posso dizer que a construção de um planejamento estratégico, está ligado as tendências de mercado, com a necessidade de identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com