TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS GRANDES EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A BRASKEM

Por:   •  10/4/2018  •  Artigo  •  4.638 Palavras (19 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 19

Daniela Floering Brêda Gonçalves Costa

Mariana Batista Da Silva Costa

Orientadora: Prof. MSc Márcia Magalhães Omena

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS GRANDES EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A BRASKEM.

Grupo de Pesquisa: Controladoria e Auditoria Empresarial

Resumo

Esse estudo teve como objetivo identificar quais os benefícios que um setor de controladoria traz para uma empresa e comparar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o conhecimento prático vivenciado em uma empresa de grande porte, situada no município de Maceió.

A Braskem é uma empresa petroquímica, que está instalada em Alagoas há mais de 40 anos. Na sua implantação ganhou o nome de Salgema, uma empresa de economia mista, com a participação acionária do governo federal, do governo estadual e um sócio privado. Na privatização ocorrida no final dos anos 80 e início dos anos 90 do setor petroquímico, passou a se chamar Trikem e hoje Braskem. A empresa tem o objetivo de ser líder mundial da química sustentável e buscar melhorar a vida das pessoas através do uso consciente e sustentável do Plástico e da Química.

A técnica utilizada para nossa pesquisa foi a de estudo de caso de natureza qualitativa e os dados foram obtidos por meio de um questionário. Após o estudo e análise do questionário, constatou-se que as funções desempenhadas pelo setor de controladoria nessa empresa estão coerentes com as funções descritas pela teoria e aprendidas em sala de aula, apesar de existirem algumas diferenças quanto aos métodos de controle.

A controladoria tem a função de subsidiar o processo de gestão, apoiando e suprindo os líderes em todas as etapas decisórias, com informações confiáveis. O sistema de informações tem grande importância nesse processo, captando ocorrências externas e internas e apoiando os gestores da empresa no processo de tomada de decisões rotineiras e estratégicas.

Palavras-Chave: Controladoria; Processo de gestão; Controle; Desenvolvimento industrial.

Abstract

The main objective of this study are to identify the benefits that the controller sector brings to a company and compare the knowledge acquired in the classroom with the practice experienced in a large company in Maceió.

Braskem is a petrochemical company that has been in Alagoas for more than 40 years. Initially known as Salgema, a mixed-economy company, with equity participation of the federal government, state government and a private partner. In the privatization that took place in the late 1980s and early 1990s in the petrochemical sector, it was renamed as Trikem and currently is known as Braskem. The company aims to be the world leader in sustainable chemistry and seeks to improve the lives of the population through the conscious and sustainable use of Plastics and Chemistry.

The technique used for our research was a case study of a qualitative nature and the data were obtained through a questionnaire. After the study and analysis of the questionnaire, it was verified that the functions performed by the controller sector in this company are coherent with the functions described by the theory and learned in the classroom, although there are some differences in control methods.

Controlling has the function of subsidizing the management process, supporting and supplying leaders at all stages, with reliable information. The information system has great importance in this process, capturing external and internal occurrences and supporting the company in decision making process

Keywords: Controller; Management process; Control; Industrial development.

1. INTRODUÇÃO

O progressivo avanço dos negócios e o aumento na variedade das atividades empresariais têm mudado significativamente a visão de controle empresarial. Com o crescente aumento no número de empresas no mercado, consequentemente ocorreu o aumento da competitividade, o crescimento econômico e social, o avanço no uso das tecnologias, e um nível de exigência cada vez maior por parte dos consumidores, assim, a existência de uma gestão eficiente passa a ser mais que um diferencial nas organizações, se torna uma necessidade. Desta forma é possível analisar um crescente interesse na área da contabilidade e, em especial, na área representada pela controladoria, que tem como base científica a contabilidade, os princípios e os fundamentos da gestão empresarial (CATELLI, 1999).

E é assim, que a Controladoria ganha um pouco mais de notabilidade, se torna imprescindível um acompanhamento ágil e pleno do desempenho econômico-financeiro das empresas, para que elas consigam se manter no mercado.  Esse ramo da Contabilidade aparece como uma ferramenta de auxilio aos gestores, como a solução para os problemas relacionados à avaliação e controle de desempenho do processo de gestão, possibilitando que o objetivo da organização seja alcançado, e que seus resultados sejam maximizados.

A tendência natural de gestores e empresários é buscar por profissionais que possam lhes fornecer informações úteis e tempestivas, a fim de ampliar a visão de seus negócios para um entendimento tanto de gerenciamento próprio como do ramo a que estão ligados.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. ORIGEM E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA

Segundo Schimidt (2002) a controladoria surge nos Estados Unidos da América, no início do século XX, como forma de controle das matrizes com suas filiais. Com o tempo, as funções da controladoria passaram a ser de suma importância para o controle e planejamento de qualquer empresa independente do ramo de atuação ou tamanho.

Com base nessas constatações, pode-se afirmar que a controladoria, surgiu como meio de gerenciamento e conversão das informações contábeis, alcançadas pela contabilidade tradicional, e dedicadas ao uso dos gestores nas tomadas de decisões.

De acordo com Marion (1996) “O controller tem a função de coordenar o trabalho dos gestores objetivando atingir os resultados, gerando informações importantes para a tomada de decisões da organização”. Ou seja, o controller tem um papel fundamental na “vida” da empresa. Marion (1996) descreve ainda que a controladoria tem como objetivo assegurar a sinergia das todas as áreas da empresa, fazendo a integração dos setores, somando os objetivos individuais na busca da obtenção de um objetivo maior, o objetivo global da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (316.6 Kb)   docx (478 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com