TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NA EMPRESA

Por:   •  6/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Acadêmica: SUANE PORTELA AGUIAR

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NA EMPRESA

Projeto apresentado para avaliação na disciplina Estágio Supervisionado I da Professora. Marinei Abreu Matos, para obtenção de nota Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do Centro Universitário Uninter.

ALTAMIRA- PARÁ

Maio de 2016

INTRODUÇÃO 

Este trabalho tem como finalidade fazer uma pesquisa na empresa Prado & Aguiar Ltda. Que está localizada na Rua Osório de Freitas nº 2464, no Bairro Brasília na cidade de Altamira-PA. Com sede própria vem atuando há 15 anos no mercado de vendas e serviços de reparação de bicicletas, motocicletas e motonetas em gerais. Utiliza sistemas de informações gerenciais e por esse motivo foi escolhida para aplicar esse projeto.

 Pois sabemos que no mundo contemporâneo para o cenário de negócios, um dos bens mais valioso nas organizações é a informação. Quase todos os processos ou atividades geram informações e elas devem ser armazenadas. E ainda permanecem formas conhecidas de armazenamento da informação que pode ser da maneira tradicional através do papel, pasta especifica, entre outras.

Este armazenamento de informação pode gerar uma série de problemas tais como: ocupação de espaços e manuseios de grandes volumes do mesmo, que dificulta a recuperação das informações.  Bem como, formas mais moderna, através do uso da tecnologia como o computador, impressoras, sistemas, internet, etc.

Para Laudon e Ladon, “As tecnologias de informação contemporâneas vão além do computador isolado e abrangem redes de comunicação, equipamentos de fax, impressoras e copiadoras “inteligentes”, workstations (ou estações de trabalho), processamento de imagem, gráficos, multimídia e comunicação de vídeo”.

 Por esses motivos citados a cima se faz necessário fazer uma pesquisa dessas formas de armazenamentos de informações e quais são as vantagens e desvantagens desses sistemas de informações para as empresas no nosso mundo atual. Nesse sentido a proposta da pesquisa será: QUAL A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS EMPRESAS?

OBJETIVOS

GERAL: O objetivo deste trabalho é conhecer e descrever o impacto organizacional derivado da implantação de Tecnologia e do SIC na empresa Prado & Aguiar Ltda. Assim Analisar a importância dos sistemas de informações gerenciais na empresa a ser estudada, localizada em Altamira-PA, aplicada no comércio, com uso da tecnologia voltada para informática da empresa.

ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a tecnologia da informação utilizada pela empresa em estudo;
  • Verificar as dificuldades e limitações no processo de implantação de tecnologia;
  • Conhecer as principais vantagens e benefícios trazidos pelo uso do SIC a gestão.

REFERENCIAL TEÓRICO-CONCEITUAL

Sabemos que o hoje o mercado mundial é competitivo e tem a contínua evolução da tecnologia que, em virtude de sua grande disseminação, afetou de modo significativo todas as atividades humanas, e fez crescer o grau de incerteza e imprevisibilidade do futuro.

         Portanto, a realidade que vive na atualidade as empresas, a utilização da Tecnologia assume importância vital, apresentando-se como um instrumento capaz de propiciar a competitividade necessária à sobrevivência/crescimento das organizações.

Segundo Freitas e Lesca (1992), a informação é o processo pelo qual a empresa se informa sobre ela mesma e sobre seu ambiente, além de passar informações dela ao ambiente. Enfim, as organizações se relacionam com seu ambiente por meio de um fluxo de informações; posteriormente ente a informação é transformada em conhecimento e incorporada à organização (Cornella, 1994).  Nesse sentido, as tecnologias avançadas de informação, ou seja, os sistemas de informações computadorizados são elementos indispensáveis às organizações no atual ambiente competitivo global

Para Torquato e Silva (2000), ao esclarecerem a ligação entre tecnologia e estratégia, afirmam que, na criação e renovação de vantagens competitivas, fatores necessários à sobrevivência das empresas, a tecnologia surge como um elemento-chave na busca de peculiaridades que as distingam favoravelmente de seus concorrentes.

 METODOLOGIA

A pesquisa que será realizada possuirá métodos qualitativos, pois visa o levantamento de dados com o intuito de analisar o uso estratégico das tecnologias de informação em uma pequena empresa do ramo de venda de peças, acessórios e manutenção de motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas na cidade de Altamira/PA, onde foram utilizadas informações nos setores de gestão de estoques e gestão financeira desta organização em estudo. Para Neves (1996) o termo pesquisa qualitativa pode assumir vários significados no campo das ciências sociais que são: um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados

 Segundo Vergara (2000) esta pesquisa pode ser classificada quanto aos meios e quanto aos fins. Quanto aos fins é do tipo descritiva porque tem como objetivo expor a caracterização do uso de sistema de informação. Quanto aos meios, a pesquisa é do tipo estudo de caso, sendo o caso escolhido a empresa PRADO & AGUIAR LTADA. Lembrando que a empresa possui dez colaboradores.

Conforme Rodrigues (2007) a pesquisa qualitativa é descritiva, as informações obtidas não podem ser quantificáveis, os dados obtidos são analisados indutivamente, a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com