TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade na gestão empresarial

Por:   •  10/1/2018  •  Artigo  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Thaís Dias Rosa

Túlio Patrocínio Dias Rosa

Orientador: SabianaBertti Cirilo

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo apurar a importância da contabilidade na gestão empresarial, pois o uso de um sistema eficaz de informações contábeis garante vantagem competitiva para as organizações. Esse trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, pesquisada através de livros e materiais afins. A Contabilidade é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana da organização, fornecendo informações internas e externas da situação econômico-financeira do patrimônio para a tomada de decisões administrativas.Por se tratar de uma área que faz a ligação entre as demais áreas e, por existir no interior da organização, colabora com a gestão, levando informações que é capaz de gerar, resultando na elaboração de relatórios adequados à necessidade de cada seguimento empresarial, o que permite favorecer o processo de tomada de decisão.

PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade, Gestão Empresarial, Competitividade.

ABSTRACT

The purpose of this research is to determine the importance of accounting in business management, since the use of an effective accounting information system guarantees a competitive advantage for organizations. This work has as methodology the bibliographical research, researched through books and related materials. Accounting is a tool that serves the daily life of the organization, providing internal and external information of the economic-financial situation of the assets for the administrative decision-making. Because it is an area that links the other areas and, because it exists within the organization, it collaborates with the management, generating information that it is capable of generating, resulting in the preparation of reports that are adequate to the needs of each business follow-up, which facilitates the decision-making process.

KEYWORDS: Accounting, Business Management, Competitiveness

  1. INTRODUÇÃO

Neste contexto encontra-se a importância da contabilidade na gestão empresarial, abordando o papel do contador e identificando sua importância dentro da organização, a fim de comprovar se as informações fornecidas por esse profissional são realmente utilizadas pelos gestores para fins estratégicos.

A contabilidade é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana da organização, fornecendo informações internas e externas da situação econômico-financeira do patrimônio para a tomada de decisões administrativas.

Conforme Marion, (2009, p.25):

 “A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”

A contabilidade é uma das áreas que merece a total importância dentro de uma organização, pois é através dela que a empresa poderá atingir seus objetivos de crescimento e sucesso.

A contabilidade e a administração de empresas caminham lado a lado, pois as informações geradas na contabilidade é que norteiam o planejamento como a tomada de decisões em ambas as áreas.

Muitas empresas fazem seus controles contábeis apenas para constar que fez. Por isso, um dos grandes desafios da contabilidade é demonstrar sua funcionalidade e benefícios aos empresários, promovendo grande autonomia para as empresas ampliando sua capacidade com controles rigorosos como o balanço, o fluxo de caixa, capital de giro e etc.

A metodologia a ser seguida nesse trabalho é a pesquisa bibliográfica, pesquisada através de livros, internet, artigos e materiais afins sobre o tema proposto, com o objetivo de demonstrar a importância da Contabilidade na gestão das empresas, por formar um instrumento que permite ao gestor tomar as decisões baseadas em informações mais aprofundadas sobre a situação da empresa em determinado período.

  1. A EVOLUCÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

A história da Contabilidade está relacionada aos primórdios da existência do homem, atrelada ao surgimento do comércio, onde a contabilidade foi se desenvolvendo na medida em que o homem foi necessitando de novas técnicas para a administração de seu patrimônio.

Assim, das atividades do homem de controlar e registrar os seus bens patrimoniais e suas transações, fez surgir a Contabilidade. Que até os dias de hoje, o objeto da Contabilidade é registrar e controlar a riqueza patrimonial. Levando-se em conta todos os dados, pode-se afirmar que a Contabilidade é considerada tão ou mais antiga que a matemática.

Oliveira e Nagatsuka Feital (2012) [a]afirmam que:

Alguns pesquisadores afirmam que o início das práticas relacionadas com o controle das contas data mais de mil anos antes de Cristo. Para outros, tais preocupações são tão velhas quanto a humanidade. Para mensurar, avaliar, e controlar seus bens pessoais desde os tempos remotos, os reis, faraós, comerciantes, agricultores, etc; utilizavam técnicas de registros, o que pode ser entendido como o início da contabilidade como hoje é conhecida.

No fim do Feudalismo, onde só existiam os sistemas econômicos e não existia um comércio abrangente, apenas os bancos realizavam grandes negociações financeiras, surgiu à necessidade de um método próprio para essas negociações chamado Método das Partidas Dobradas, criada pelo Frei Luca Bartolomeo de Pacioli em 1494, considerado um dos mais estudiosos da época, e que se consagrou como uma das maiores mentes de seu tempo, e tornou-se conhecido como “pai da contabilidade”.

Esse método significa a dupla relação, ou seja, uma representa a aplicação de recursos (que é debitada) e outra representa a origem de recursos (que é creditada).

Com o surgimento do Capitalismo o método contábil serviu como um instrumento indispensável, porque começou a ter uma intensa movimentação de capital, produtos e serviços, demandando a separação entre investidor e administrador e a necessidade de elaboração de relatórios financeiros que reflitam dentre as várias situações da empresa, a patrimonial.

A contabilidade hoje em dia é um instrumento necessário para o conhecimento do desenvolvimento e do resultado econômico-financeiro das organizações, sejam elas orientadas para o lucro ou finalidades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com