TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Produção Textual

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

1. As duas representações que seguem são conhecidas de todos nós e representam uma das diversas formas da linguagem não verbal. Comente, cada imagem individualmente, a necessidade de seguirmos as indicações dadas por essas representações em termos de bem-estar (ou mal-estar, se quiser) para a população. Para fazer o seu comentário, você deve escolher e usar a função de linguagem apelativa para uma das imagens (em um dos comentários) e a referencial para a outra (no outro comentário). Cada uma das respostas deve conter em torno de 7/8 linhas. (3,0 pontos).

Sinalização, respeite-a!

Estudos mostram que no Brasil ainda são necessárias instalações urgentes de semáforos, devido a cruzamentos perigosos e avenidas movimentadas sem passarelas para os pedestres.

Mas vale salientar que somente instalações não são o suficiente.

É preciso que cada um respeite a sinalização.

Cabe ao pedestre atravessar somente na faixa, e a motoristas e motociclistas pararem quando o sinal estiver fechado para eles.

Assim, evitaríamos os inúmeros acidentes nas cidades brasileiras.

Respeite quem não fuma

Você, que é fumante, está cansado de saber que o cigarro faz mal a sua saúde, e quais os riscos que corre fumando.

Porém, lembre-se de que o cigarro também é prejudicial aos que não fumam. Seja educado e respeite-os. Não fume em ambientes fechados e de uso coletivo, a fumaça do seu cigarro chega até os pulmões dos garçons e dos não-fumantes da mesa ao lado.

Respirar um ar mais saudável é direito de todos.

2. Leia os comentários dos quadrinhos abaixo e responda, explicando cada questionamento:

a) Quais são os dois níveis de linguagem encontrados nos quadrinhos? Como se evidencia/percebe isso (1,0 ponto)

b) Em função das mudanças na nossa linguagem, cite e explique (o porquê) a fala (abaixo) que representa uma forma em desuso no nosso dia a dia. (1,0 ponto)

Evolução da língua – blog.educacional.com.br

Respostas:

a) Nível de linguagem padrão, pelo uso de expressões formais no primeiro quadrinho. E nível de linguagem coloquial ou familiar, pelo uso de gírias e deslizes gramaticais no último quadrinho.

b) No primeiro quadrinho algumas expressões representam uma forma em desuso devido à variação de linguagem decorrente da faixa etária do falante, pois as expressões coloquiais e as gírias mudam rapidamente com o passar do tempo.

3. Sobre os elementos de coesão e as suas relações de sentido, responda ao questionamento que segue, a partir das informações dadas no texto O homem e as regras sociais.

O homem e as regras sociais

Flávio Gikovate (texto fragmentado - adaptado)

“Ainda mais difícil do que aceitar o desamparo da condição humana, é o de nos depararmos com a nossa insignificância cósmica. Somos um modesto animal - apesar de dispormos de um cérebro de razoável competência, para alguns assuntos ele é bastante inferior ao que supomos - que habita um modesto planeta de um dos bilhões de sistemas solares. E é evidente que nossa vaidade fica bastante ofendida com essas constatações; basta ver a reação de hostilidade desencadeada sobre criaturas como Galileu e Darwin, que nada mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com