TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

 MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL

Cultura Organizacional

Cultura organizacional é um padrão de assuntos basicos compartilhados que um grupo aprendeu e de integração interna e funcional bem a ponto de ser considerado valido e desejavel para ser transmitido aos novos menbros. É  a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas, alguns vêem a cultura organizacional como o modo costumeiros ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados por todos os menbros da organização e as quais os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos menbros de uma organização no dia-a-dia e direcionam suas açoes para o alcance dos objetivos organizacionais.

Quando se fala de cultura organizacional é possível que a mesma seja alterada ao longo do tempo, mas, como a cultura é algo já internalizado nas pessoas, esta mudança é lenta. No entanto, se forem trazidas pessoas de fora da organização, pode-se acelerar este processo de mudanças na cultura, exemplo, deste fato é a implantação de um processo de reengenharia na organização. Com isto, a empresa, é reformulada para trabalhar de uma forma totalmente diferente, por exemplo, ao invés de focalizar as funções, a empresa começa a trabalhar por processos.

O fato é que se nas novas funções forem alocadas as mesmas pessoas,que antes trabalhavam por função e agora precisam trabalhar por processo, provavelmente, após os primeiros ano na nova organização, a grande maioria ainda estará com postura e atitudes idênticas de quando trabalhavam por função, sem perceber que a organização esta estruturada de forma diferente.

Logo, a necessidade de transformar a cultura organizacional para faciltar, ou até viabilizar determinada visão, está intimamente relacionada a ações de mudanças da postura gerecial a medio e longo prazo. Muitas vezes, será preciso mudar as pessoas para que seja obtida uma nova cultura organizacional, quando estas mudanças são necessarias no curto prazo.

cada organização tem sua cultura, e denomina-mos a isso cultura organizacional  ou cultura coorporativa

A cultura organizacional pode ser definida por um conjunto de habitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e espectativas e compartilhados por todos os membros da organização.

Pode-se perceber com maior facildades alguns aspectos da cultura organizacional, ja outros são menos visiveis e de dificil percepção. É como se estivéssemos observando um iceberg. A maior parte superior é bem visivel, pois se encontra na superficie acima das águas. A parte inferior, porém, fica oculta sob as águas e fora da visão das pessoas.Da mesma forma, a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptiveis, como as politicas e diretrizes, os métodos e os procedimento, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais dificeis não somente de compreender e interpretar, como também de mudar ou de sofrer transformações.

Em resumo, a cultura é o modo pelo qual cada organização aprende a lidar com seu ambiente uma mistura de crenças, valores, comportamentos, historias, mitos e outras ideias.

Toda cultura existe em três diferentes niveis de apresentação: artfatos, valores compartilhados e pressuposições basicas.  

  • Artefatos que são todas as coisas que definem a cultura da empresa, que pode ser definido como todas as coisas visíveis aos seus colaboradores, como todas as coisas que cada pessoa pode ver quando se depara com a empresa, como sua forma de trabalho diferenciada a cada departamento e conjuntos dentro da mesma. Todas as coisas perceptíveis ao ser humano pode ser colocado como artefatos, como, símbolos que vão desde o logotipo até a mobília da empresa. São exemplos, franquias; Histórias e mitos que são os “contos” que você ouve a respeito de fatos reais ou não que ocorreram na empresa, narrados por pessoas mais antigas na organização; Valores que trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc; Ritos, rituais e cerimônias que São os eventos, em geral, que ocorrem dentro da organização e fazem com que a cultura se torne mais visível. São exemplos: as festinhas de aniversariantes do mês, a premiação de um ou mais funcionários pelo destaque na atividade exercida, etc; Tabus que é tudo o que é tido como não  permitido dentro da empresa. Existem organizações, por exemplo que vetam a contratação de pessoas da mesma família, namoro entre colegas de trabalho, etc.

  • Valores compartilhados que são os valores que se tornam importantes para as pessoas dentro das organizações, que se tomam o motivo pelo qual elas fazem algo dentro da organização

  • Pressuposições básicas que são as crenças inconscientes no qual as pessoas acreditam, como o modo de se fazer as coisas na empresa a forma na qual elas acreditam que o trabalho é executado com mais agilidade.

Portanto, artefatos, valores compartilhados entre os membros e pressuposições basicas são os principias elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma empresa.

Artefatos = estruturas e processos organizacionais visiveis. ( mais faceis de ver e decifrar ).

Valores compartilhados = filosofias, estrategias e objetivos. ( justificações compartilhadas ).

Pressuposições basicas = crenças inconscientes, percepçõe, pensamentos e sentimentos. ( fontes mais profundas de valores e ações ).

Algumas culturas são conservadoras, mantêm ideias, valores, tradições e costumes arraigados, e que não mudam com o tempo. Outras culturas são adaptadas e flexiveis, e a organização se caracteriza pela adoção de novos habitos e costumeiros para manter sua maleabilidade e flexibilidade em um mundo mutavel e dinãmico.

O processo de mudança na cultura organizacional

Algo importante levantado por empresas são as necessidades de aumento da responsablidade na realização de atividades por parte dos funcionarios que utilizam o sistema da empresa, isso é visível no momento em que o usuario passa a ter que alimentar e e configurar o sistema para poder por exemlo, produzir seus proprios relatorios. Contudo ainda existe dficuldades em emplantar novas formas de trabalho, algumas pessoas tem dificuldades sobre a necessidade de assumirem responsabilidade, é preciso considerar que uma mudança de comportamento implica tempo para consolidar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com