TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moral Tributaria

Por:   •  7/7/2023  •  Monografia  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Segundo Pereira (2005), as obrigações fiscais surgem com a partir do fato gerador de imposto, ou seja, à obtenção de um rendimento, à aquisição da propriedade de determinados bens ou à realização de determinadas atividades. Ainda segundo o autor, a racionalidade econômica, quer no plano pessoal, quer no plano empresarial, tem inerente a minimização dos impostos a suportar. A partir desse principio essa minimização pode ser conseguida por meios lícitos como através do aproveitamento das situações previstas nas próprias normas fiscais como, por exemplo, as isenções, os benefícios fiscais e a análise das diversas alternativas fiscais.

É importante destacar a diversidade comportamental dos contribuintes perante suas obrigações fiscais. Existem contribuintes que efetuam o pagamento dos impostos a que estão sujeitos, sem empreender qualquer esforço no sentido de reduzir esses encargos. Mas também existem contribuintes que estão dispostos a realizar esse pagamento condicionalmente, ou seja, em função de determinadas circunstâncias.

Moral pode ser definida como aqui que procede com justiça, que é correto, decentes, honesto, íntegro, justo; é definida ainda como um conjunto de valores de conduta humana e de bons costumes (Priberam, 2017). Dwenger, Kleven, Rasul e Rincke (2016) definem a moralidade tributária como as motivações extrínsecas para o cumprimento tributário. Luttmer e Singhal (2014) definem como o cumprimento voltário da legislação fiscal. Segundo Brainthwaite e Ahmed (2005) moral tributária é uma obrigação interiorizada de pagar impostos.  

De acordo com Nichita e Batrâncea (2012), existe uma correlação positiva entre a moral tributária e o cumprimento fiscal, uma vez que a conformidade fiscal aumenta proporcionalmente conforme aumenta o grau de moral fiscal. Torgles (2005) aborda a correlação negativa entre a evasão fiscal e a mortal tributaria, defendendo ainda que o contribuinte usa da evasão fiscal como forma de manifestar sua insatisfação com o governo. Posicionamento defendido também por Barone e Mocetti (2011) ao afirmarem que uma melhor gestão dos recursos públicos promove o aumento da moral tributária.  

Gerstenblüth, Melgar, Pagano et al. (2012), Doerrenberg e Peichl (2013), Luttmer e Singhal (2014), Alm e McClellan (2012), Filippin, Fiorio e Viviano (2013) e Horodnic (2018) são alguns dos autores que, por meio de seus estudos, apontam a moral tributária como importante determinante do cumprimento fiscal, de sorte que a análise desse construto pode ajudar a compreender melhor o comportamento do contribuinte.

Pope e Mohdali (2010) enfatizam, inclusive, que a cultura de um país e o comportamento individualizado de seus cidadãos são fatores sociológicos que contrabalanceiam com outros modelos econômicos, necessários para o estudo da moral tributária e, consequentemente, das causas que levam a não conformidade fiscal. Tendo como fundamento base o conhecimento da importância da moral tributária como uma crucial ferramenta para o combate da evasão fiscal, este trabalho busca analisar a moral tributária dos empresários da cidade de Poté, Minas Gerais.

Diante disso, considerando o cenário empresarial de uma cidade de pequeno porte do Vale do Mucuri no interior do estado, uma região considerada em âmbito nacional uma região desfavorecida economicamente, o principal questionamento cabível é se diante de um mercado consumidor de baixa renda, é possível aos empresários locais manterem uma moral tributária?

  1. OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo geral

        Identificar a moral tributária das empresas da cidade de Poté – MG, considerando os aspectos sociais que influenciam no comportamento dos contribuintes no cumprimento voluntário da legislação fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (196.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com