TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

                                         “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”. (Albert Einstein)



  1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual, você acompanhará a rotina administrativa, processos e implicações contábeis, através da própria visão do empresário, sobre a: contabilidade sua importância, relevância, enfim a visão empresarial e contábil geral. No contexto empresarial veremos como se faz a contabilidade de uma determinada panificadora, seu regime, seus tributos, órgãos fiscalizatórios, todas as suas atividades contábil e fiscal. Alem da sua rotina, veremos seu processo administrativo, como é feito seu planejamento, e como é realizado o controle da empresa.

 O objetivo também deste trabalho, é apresentar com são realizados os processos contábeis dentro de uma empresa. Evidenciar os tipos de contabilidade interna e externa e as normas utilizadas para realização da escrituração contábil mostrando artigos e leis. Observaremos também de que forma é vista a contabilidade na visão dos donos da empresa, fazer algumas perguntas do tipo:

a) O que você entende por Contabilidade?

b) Como você pode descrever as contribuições da Contabilidade para a Gestão Empresarial?

c) Você se sentiu satisfeito com as contribuições da Contabilidade para sua empresa? Justifique.

d) Você acredita que a Contabilidade poderia contribuir de outra forma para a empresa? Especifique.

Depois de feita essa anamnese do responsável pela entidade, passaremos para as atividades envolvidas pela contabilidade, quais são elas e como são feitas? Evidenciaremos as atividades contábeis e planos de contas realizadas pela entidade que foi pesquisada.

Observando ainda as Demonstrações Contábeis Obrigatórias, os registros e órgãos responsáveis e quais os resultados se não houver estes registros. Passaremos por um tópico de suma importância que é o Regime Tributário e os impostos (Municipais, Estaduais e Federias) onde e quando eles são cobrados e o qual os respectivos valores das alíquotas. Entender dessa forma se o responsável pela entidade sabe quais os benefícios gerados pelos impostos gera para sua empresa e se existe um planejamento interno sobre este assunto. Na parte final da nossa pesquisa com essa entidade veremos sobre a complexidade as atividades contábeis dessa empresa e a razão da sua escolha.

Passaremos também pelo setor administrativo discorrendo sobre o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Evidenciaremos os tipos de ambientes da empresa quem e o quê fazem parte de cada um deles. Na parte final da produção com todas as informações obtidas sobre estes aspectos observaremos se a entidade mantém uma ligação entre os ambientes e levam em consideração as informações obtidas sobre o ambiente externo. Por último, e de grande importância evidenciaremos exemplos de operações matemáticas utilizadas na área contábil.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

1. Apresente como é realizada a Contabilidade da Empresa. Descreva se a Contabilidade é interna ou externa. Explique se existe norma legal determinando a forma que deve ser elaborada à escrituração contábil apontando qual lei/artigo. Resposta: A Contabilidade é externa. E a elaboração da escrituração contábil é baseada na Lei 6.404/76, alterada pela Lei nº 11.638/07 e Art. 176.           2. a) O que você entende por Contabilidade? Resposta: A contabilidade é um serviço necessário para qualquer empresa auxiliando na prestação de contas junto aos órgãos competente.                                                                                            

 b) Como você pode descrever as contribuições da Contabilidade no processo de Gestão Empresarial?Resposta: Na transmissão de declarações, informações sobre regimes e alíquotas, cálculos tributários e trabalhistas, na escrituração contábil e fiscal.                                                                                                                          

c) Você se sente satisfeito com as contribuições da Contabilidade para a sua empresa? Justifique.

Resposta: Sim. Supre as necessidades da empresa sempre que solicito.            

d) Você acredita que a Contabilidade poderia contribuir de outra forma para a empresa? Especifique.                                                                            

Resposta: Ela corresponde às necessidades da empresa.

3. Quais são as principais atividades desenvolvidas pela Contabilidade? De forma objetiva as principais funções que a área contábil proporciona para a empresa pesquisada.

Resposta: Escrituração fiscal e contábil (livro diário), transmissão do Sintegra, cálculo do DAS/Simples Nacional.

4. A empresa possui Plano de Contas específico? Apresente algumas de suas principais contas.

Resposta: Não tem.

5. Descreva todas as Demonstrações Contábeis Obrigatórias da empresa, bem como o período de elaboração de cada um destes relatórios. Informe se para validade jurídica destas demonstrações é necessário registro e qual é o órgão responsável por tal registro, como ele é feito, se existe a necessidade do pagamento de taxas e finalmente, se há alguma conseqüência em caso da não realização deste registro.  Resposta: DRE, DLPA, Balanço Patrimonial.               O registro é feito na Junta Comercial uma vez por ano, é pago uma taxa, caso não registre, não participa de licitações.                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com