TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática E Estratégias De Leitura

Por:   •  24/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE TECNOLOGIA

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

PRÁTICA E ESTRATÉGIAS DE LEITURA

LUCAS EMANUEL BATISTA FERNANDES

Orientador (a): Me. Claudinei Pereira

TERESINA

2023

PRÁTICA E ESTRATÉGIAS DE LEITURA

LUCAS EMANUEL BATISTA FERNANDES

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica do Curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí para a obtenção da primeira nota, sob a orientação do Professor Me. Claudinei.

TERESINA

2023

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.......................................................................................................................4 2OBJETIVOS............................................................................................................................5 2.1Gerais....................................................................................................................................5 2.2Específicos............................................................................................................................5 3 PROBLEMA DA PESQUISA...........................................................................................5,6  

1.INTRODUÇÃO

O capítulo aborda um tema fundamental para o desenvolvimento da habilidade de leitura crítica e eficaz: as estratégias de leitura. Observam-se diversas técnicas e orientações que podem auxiliar os leitores a compreender melhor textos, filtrar informações relevantes e identificar pontos importantes para discussão. A utilização dessas estratégias pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma leitura mais produtiva e proveitosa, tanto para alunos quanto para pesquisadores e demais profissionais levando em conta que a linguagem é a ação fundamental, a atividade social de interação, de comunicação entre seres humanos que possibilita, ao mesmo tempo, a construção de conhecimentos e a expressão de sentidos e valores de acordo com Eni Pulcinelli Orlandi.
Destaca-se a importância da leitura para a produção de trabalhos de qualidade e para a compreensão de conceitos complexos. É possível apresentar algumas das principais dificuldades que os leitores enfrentam na leitura de textos científicos, como a complexidade da linguagem utilizada e a densidade das informações presentes. Vale argumentar que, para superar essas dificuldades e tornar a leitura mais produtiva, é fundamental utilizar estratégias de leitura específicas.
A partir daí, é importante ressaltar uma série de técnicas que podem auxiliar o leitor na identificação das informações mais importantes do texto, como a leitura prévia do resumo, a identificação dos objetivos do autor e a delimitação da temática do texto. Além disso, são apresentadas outras estratégias de leitura, como a identificação dos pressupostos do autor, a utilização de ferramentas de apoio à leitura, como dicionários e glossários, e a elaboração de resumos e sínteses das ideias principais do texto. Com essas estratégias, acredita-se que é possível tornar a leitura mais produtiva e eficiente, facilitando a compreensão dos elementos centrais do texto e evitando dispersão ou falta de foco.

Outrossim é essencial por parte do leitor ter uma posição ativa diante do texto para que seja possível “entrar” nele. É preciso que o leitor mobilize seu conhecimento prévio e suas experiências. A leitura baseia-se na percepção e na interpretação dos elementos lingüísticos do texto, e como já se sabe, é um processo interativo entre o leitor e um texto. Como processo interativo entre um leitor e um texto, a leitura pode ser tratada em termos de competência comunicativa. Um leitor que tenha competência comunicativa é aquele que poderá entender um texto da maneira como o escritor queria que fosse entendido, porém, leituras diferentes podem ocorrer e são determinadas por compreensões diferentes do tema em questão. Se for dito que existem leituras erradas, é possível também ser acusá-los de acreditar que só há uma leitura correta, o que não é verdadeiro, já que existem várias interpretações possíveis para um mesmo texto.

2.OBJETIVO

O objetivo final é que o leitor possa adquirir uma melhor compreensão sobre o modo de produção e disseminação do conhecimento, possibilitando-lhe uma melhor desenvoltura na escrita de textos acadêmicos e científicos.

Busca-se analisar as estratégias de leitura com o intuito de destacar sua importância e o impacto que elas podem ter na escrita acadêmica. Para isso, serão abordados os principais conceitos abordados no capítulo, como a leitura elemental, inspecional, analítica e sintópica. Ao fim desta análise, espera-se que fique clara a relevância dessas estratégias para o processo de escrita, e que os leitores possam empregá-las de forma eficiente em suas produções acadêmicas.

2.1Gerais

Compreender a importância da prática constante de leitura para o desenvolvimento da habilidade de escrita;

Demonstrar como a leitura crítica é importante para a análise e avaliação de informações;
Oferecer ferramentas e técnicas para aprimorar as habilidades de leitura e compreensão de textos;

Incentivar o leitor a desenvolver uma abordagem ativa e autônoma na leitura de textos;

2.2Específicos
Identificar os diferentes tipos de leitura (exploratória, seletiva e interpretativa) e suas finalidades.
Conhecer técnicas de leitura eficiente, como a skimming e scanning.
Analisar a importância da leitura crítica na produção de textos.
Compreender a importância da seleção de fontes confiáveis e relevantes para a pesquisa científica.
Identificar as características de um texto, como estrutura, linguagem e objetividade, por meio da leitura de exemplos práticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com