TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA – FINAL

Publicado na Revista Gestão Organizacional (RGO). {mai-ago2018, vol. 11 Edição 2, p26-39. 14p.} dos autores: DA SILVA, ALINI; LOPES DE SOUZA, JÚLIO CESAR; HEIN, NELSON. É uma obra que poderá ser utilizada por professores e estudantes, inicialmente, para o aprofundamento acerca da reflexão sobre a seguinte pergunta; Quais são os determinantes da adoção do comitê de auditoria em empresas brasileiras listadas na B3?

Muito além das esperadas e citadas Enron, Tyco e WorldCom, envolvidas em escândalos corporativos, consideradas até então modelos de boa gestão, tornou necessária a discussão e adoção de mecanismos de controle prescrito pela governança corporativa. A partir dos anos 2.000 o mercado financeiro e de capitais atravessou por intensa crise mundial de credibilidade, face aos escândalos financeiros surgidos a partir de fraudes contábeis. (WILKS; ZIMBELMAN, 2004; MURCIA; BORBA, 2005; BELLI et al., 2016).

Isso resultou na queda da credibilidade das empresas especializadas em auditagem, ocasionando a concentração das atividades de auditoria das grandes corporações internacionais em quatro firmas apenas, conhecidas como “Big Four”: Deloitte, Ernst & Young, KPMG e PricewaterhouseCoopersPwC (VELOZO; PINHEIRO; SANTOS, 2013).

Neste cenário de incredibilidade no mercado, a decisão do congresso americano passa a acatar a implementação de uma nova lei: a Lei Sarbanes - Oxley, com aceitação unânime. Como qualquer lei a Sarbanes - Oxley foi proclamada com a função de proteger os direitos da maioria, sendo constituída de normas e regras a serem seguidas por todos, possuindo ainda as penalidades para quem não se adaptar (FIGUEIREDO, 2007)

Entre as principais iniciativas de estímulo e aperfeiçoamento ao modelo de governança, auditoria e melhores praticas contábeis das empresas no Brasil, destacam-se a criação do Novo Mercado pela Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa), a cartilha de Governança Corporativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Código das Melhores Práticas do IBGC.

Rosário (2010), afirma que o surgimento da auditoria, de fato, acontece no momento onde a economia estava em ascensão devido à revolução industrial e o capitalismo. As empresas para aquisição de crédito disponibilizam seus demonstrativos contábeis aos agentes financeiros, para que seja feita uma análise da situação econômica, no intuito da avaliação do possível risco de perda do crédito ofertado, evidenciando um retorno futuro.

Segundo Lodi (2000, p. 13), “chama-se de Governança Corporativa o sistema de relacionamento entre os acionistas, os auditores independentes e os executivos da empresa, liderado pelo Conselho de Administração”. Portanto, a governança corporativa tem como objetivo a obtenção de um melhor alinhamento entre os interesses da companhia e dos stakeholders

Um exemplo específico, que não foi citado no artigo, mas evolve Governança Corporativa, foi o escândalo envolvendo a Petrobrás, notório que o esquema de corrupção revelado pela operação Lava Jato que envolvia a companhia e alguns de seus diretores teve reflexos em sua credibilidade perante não apenas o mercado nacional como o internacional, em virtude da negociação de ações no mercado Americano.

Frente a isso, o papel tímido da CVM, que tem como função a promoção do mercado de valores mobiliários, e que edita em 2002 uma cartilha sobre práticas de boa governança corporativa, é, nesse caso específico, meramente recomendatório. Caberia, portanto, um fortalecimento das esferas administrativas, dentre elas a CVM, que, como afirma Koslowiski “refoge à intervenção clássica, nas modalidades supletivas e substitutivas, e se aproxima da presença incentivadora com a instituição de sanções premiais” (KOLOWISKI, 2004, p. 33).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com