TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Hardware

Por:   •  16/11/2020  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha sobre Hardware

O material apresentado e vídeo Discovery Channel: Entenda o seu Mundo {Volume 6} - Entendendo o Computador, deixou bem claro o que é, como, quando surgiu e onde se pretende chegar com os hardwares.

O exemplo dado no vídeo sobre a guerra ocorrida entre a China e os monges, onde inestimáveis informações foram perdidas, mostrou que a troca da memória humana para a memória do computador, foi importante e insubstituível para os dias atuais. Fazer esse comparativo entre a memória humana e a memória do computador afirmou e afirma ainda mais que o uso dessa ferramenta é indispensável.

Na área Contábil é de suma importância que todos os registros sejam armazenados de forma segura e preventiva para que não haja a perda desses dados, gerando inconsistências e perdas financeiras. Uma forma muito utilizada hoje são os servidores, que tem grande capacidade de armazenamento e para a segurança dos mesmos são feitos backups, para um HD ou as famosas “nuvens”.

No vídeo outro comparativo bastante pertinente é a comparação feita entre ferramentas utilizadas no nosso dia-a-dia e o computador. Pode-se citar como exemplo, hoje, um computador é tão importante e indispensável para um professor quanto um giz e uma lousa.

Outro ponto abordado é a utilização para a indústria bélica, citada na implantação para a auxílio na navegação de caças. Dentro deste cenário, nos dias atuas podemos citar míssil Tomahawk, que é um míssil de cruzeiro, subsônico, de longo alcance. Ele foi projetado como um míssil de baixa altitude, que poderia ser lançado de uma plataforma de superfície como navios de guerra e submarinos. Considerado por esta indústria como um dos armamentos mais tecnológicos que existe, pois além de processadores computacionais, possui inteligência artificial.

Mas antes de entrar no assunto de Inteligência Artificial (IA), e importante lembrarmos da história.

 A história entende que o primeiro computador criado foi o ábaco. O ábaco é um antigo instrumento de cálculo em sistema decimal, o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. Mas foi na II Guerra Mundial que o computador ganhou força, ele era como uma grande calculadora, mas para realizar cálculos balísticos.

O vídeo abordou diversos tipos de componentes do hardware, como memórias ROM e RAM, a primeira é de somete leitura e a segunda considerada memória de velocidade; cpu, disquetes, placas, processadores entre outros.

Passados por toda essa questão de hardware um outro assunto discutido no vídeo e que mudou a história da humanidade, foi a criação da rede de computadores, que mais pra frente tornou-se a internet.

Por conta da internet, muitas informações são distribuídas diariamente, a empresa Google estima que todo ano as informações dentro da rede mundial de computadores são dobradas. E com o volume tão grande de informações circulando, ficou difícil distinguir quais informações são reais ou as famosas fakenews[1].

        O vídeo comenta sobre a criação da IA, que hoje é uma realidade. A cada dia que passa podemos observar mais objetos interagindo com os seres humanos, como por exemplo, nossos carros, nossas casas e muitos eletrodomésticos.

O documentário é antigo, provavelmente da década de 90, mas, percebe-se que algumas expectativas não vingaram, mas outras não apenas se concretizaram como merecem todo o destaque nos dias de hoje, como a questão da banda larga que se concretizou e se tornou um dos pilares da internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com