TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE DE CONSUMO NO MUNDO ATUAL

Por:   •  5/12/2021  •  Artigo  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

A SOCIEDADE DE CONSUMO NO MUNDO ATUAL

Francisco das Chagas da Silva Santos[1]

Marcelo Reges[2]

RESUMO

O capitalismo é um elemento que existe na maioria das sociedades modernas. O que se segue é a "demanda" que os indivíduos precisam consumir cada vez mais. Neste artigo, refletimos sobre o significado que o consumo começa a representar em grande parte da sociedade, as condições de felicidade e o significado do sistema capitalista, como a globalização e o marketing se tornaram importantes impulsionadores desse processo. A sociedade contemporânea polui seus cidadãos com a riqueza prometida como a única fonte de felicidade e, ao mesmo tempo, a comunidade fica mais doente todos os dias e não está mais cheia de valores humanos como altruísmo, outros e caridade.

Palavras-chaves: Sociologia, Contabilidade, Capitalismo


1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como abordagem metodológica uma breve revisão bibliográfica sobre o tema e, bem como, as referências propostas pela disciplina Sociologia aplicada à Contabilidade.

Na sociedade em que operamos, o comportamento do consumidor é realmente inerente a nós. Quando os consumidores enfrentam novos produtos, mesmo que os produtos atuais ainda atendam às suas necessidades; no final, eles escolhem novos porque essa é a tendência atual. A propaganda que promove o consumo e a "moda" da sociedade contemporânea, existem muitos fatores que contribuem para essa ação, pois quando não nos adaptamos aos produtos da época, somos chamados de ultrapassados.

Esse fenômeno se reflete em um preconceito que cresce rapidamente contra as diferenças sociais, culturais e econômicas, bem como na formação de pessoas que sofrem, à medida que continuam buscando "ser donas" como uma maneira de se sentirem completas.

Esse modelo capitalista incentiva o estigma como controle social das massas e como consequência a colocar o maior número de pessoas sob o apoio do poder econômico.

Portanto, este artigo procura analisar a sociedade atual, marcada por forte capitalismo, e o processo de alienação social, direta ou indiretamente, causado pelo mesmo capitalismo responsável por orientar essa vida social. O principal símbolo revelado pessoalmente é o consumismo, que constitui o capitalismo global experimentado no final do século XX e no início do século XXI.

2 O CONSUMISMO NA VISÃO DE BAUMAN

Na sociedade contemporânea, o consumismo de bens, produtos e serviços está se intensificando, e Jean Baudrillard chama essa sociedade de Associação de Consumidores, que visa resolver o relacionamento entre pessoas e coisas e seu consumo.

Segundo Zygmund Bauman (2011, p.01):

Pode se dizer que o “consumismo” é um tipo de arranjo social resultante da reciclagem de vontades, desejos e anseios humanos rotineiros, permanentes e, por assim dizer, “neutros quanto ao regime” transformando-os na principal força propulsora e operativa da sociedade, uma força que coordena a reprodução sistêmica, a integração e a estratificação sociais, além da formação de indivíduos humanos, desempenhando ao mesmo tempo um papel nos processos de auto- identificação individual e do grupo, assim como na seleção de execução de políticas de vida individuais. O “consumismo” chega quando o consumo assume o papel-chave que na sociedade dos produtores era exercido pelo trabalho.

Para este autor, a “síndrome consumista é uma questão de velocidade, excesso e desperdício” (Bauman, 2007, p.111).

Nesse caso, a sociedade de consumo promoveu a formação de grupos ligados por determinados gostos e desejos, excluindo grupos que não se encaixam na maneira como esses produtos são comprados. O termo "sociedade de consumo" é um dos adjetivos que descreve a natureza contemporânea dos relacionamentos interpessoais. O consumo é impulsionado pela mudança de desejos das pessoas. A cada nova onda de aspirações, novas áreas do mercado consumidor se abrem e mais uma oportunidade para o consumidor.

3 A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

A sociologia se transformou em ciência no século XIX e foi grandemente influenciada pelas revoluções francesa e pela Revolução Industrial.

Os seres humanos e a sociedade se tornaram temas de interesse científico. O nascimento da antropologia, economia política e sociologia abriu novos campos para a ciência humana. A sociologia não foi fundada por uma pessoa, mas o produto de vários pensadores.

4 A LIGAÇÃO COM A CIÊNCIA CONTÁBIL

No início da civilização, o homem sentiu a necessidade de controlar sua riqueza, então ele usou a contabilidade como um meio de controle. Desde o primeiro controle de ativos, a contabilidade é conhecida como uma ciência que vem evoluindo desde então e cujo objetivo é promover o melhor uso dos ativos sociais.

No processo de desenvolvimento científico, devido aos diferentes propósitos dos dois, os contadores testemunharam o debate moderno entre o fluxo da experiência e o fluxo da ciência. A sociologia é mais do que apenas uma atividade intelectual. Também pode ser uma ciência.

5 CONSUMO E CAPITALISMO

As mais diversas empresas comerciais que surgiram no século XX foram cercadas por um momento de capitalismo, no qual o consumo é a parte central da valorização do capital, criando uma sociedade projetada para consumir indiscriminadamente, que pode ser chamada de "sociedade de consumo" (BAUMAN, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com