TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura em Diferentes Negociações Internacionais

Por:   •  25/5/2017  •  Exam  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

A negociação é o processo de comunicação onde se tem por objetivo chegar a um acordo mutuo sobre necessidades, interesses e desejos contrários. Negociar significa persuadir, tomar decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos, e ao final , ambas as partes devem sair satisfeitas com o resultado.

Segundo Junqueira (1994),são quatro os estilos de negociadores: catalisador, apoiador, controlador e analítico.

Catalisador - Esse estilo é orientado para idéias. Pessoas com esse perfil são empreendedoras, criativos e persuasivas. Gostam de ser reconhecidas por suas qualidades. O lado negativo desse estilo é que muitas vezes pode ser visto como superficial e alguem difícil de crer, pois costuma prometer coisas que não pode cumprir

Apoiador - Este tipo de negociador tem as características de ser mais colaborador e integrador, buscando chegar a uma solução que será favorável a ambas as partes é um estilo voltado para relacionamentos. É visto como uma pessoa amigavel,prestativo, compreensiva, que sabe trabalhar em equipe. Pessoas com esse perfil gostam de receber atenção e prezam por serem aceitos pelas pessoas. Por outro lado, muitas vezes o apoiador pode ser encarado como incapaz de realizar , pois por prezar a boa convivência, acabam por abrir mão dos planos para evita conflitos.Com isso, pode apresentar dificuldade para dizer não e dizer o que realmente pensa.

Controlador - Normalmente são pessoas decididas, eficientes, rápidas e objetivas, que assumem riscos calculados e buscam ter o controle da negociação em todos os passos. Valorizam os resultados e o cumprimento de metas. Muitas vezes são vistos como insensíveis e impacientes . Pessoas com esse perfil precisam aprender a conviver com as diferenças individuais.

Analítico - Geralmente, são organizadas, pacientes, cuidadosas e controladas. Gostam de estar a par do que acontece, procuram estar por dentro dos detalhes, aprofundam o conhecimento a fim de se especializar. Costumam tomar decisões somente depois de sentirem-se confortavelmente seguros e com garantias de que vão ter sucesso. Por outro lado, podem ser vistos como detalhistas, teimosos e como pessoas indecisas, pois adiam as decisões na esperança de fazer melhor e com mais segurança.

Após citar e conhecer mais sobre os estilos de negociação, percebo que não há um tipo melhor ou mais correto que o outro , a minha opnião é que cada estilo vai se destacar de acordo com os negociadores envolvidos, porem , cada ser humano tem suas particularidades e com isso,pode ser que uma mesma pessoa apresente em diferentes momentos características que contemplem mais de um estilo , sendo assim, o negociador que conseguir identificar o modelo de negociação que se relacione com as suas próprias caracteristicas vai acabar se sobressaindo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com