TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais culturas diferentes

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

      O QUE É ACULTURAÇÃO, COMO ACONTECE, E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE

 

      O processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais culturas diferentes, seja pela interação social entre grupos de culturas diferentes, sendo que todos ou um deles sofrem mudanças, resultando em uma nova cultura. Esta, por sua vez, terá como base os elementos de suas matrizes culturais iniciais como é o caso da sociedade brasileira, que teve influência das culturas africana, europeia e indígena para a constituição da cultura nacional.

      É possível afirmar que a aculturação seria uma forma de transformação cultural promovida por fatores externos, oposta daquele processo permanente que ocorre no interior da própria cultura. É importante que se diga que os valores e os costumes de um determinado povo podem se transformar segundo a dinâmica do próprio sistema cultural, embora de uma forma mais lenta.

      O processo de aculturação pode ocorrer de forma menos branda, e de maneira mais impositiva, mais rápida, quando comparada ao outro processo mencionado. Numa relação de poder entre grupos (entre dominadores e dominados), como se viu nas formas de colonização das Américas portuguesa e espanhola, a aculturação pode ocasionar alguns traumas quando assume um caráter violento, principalmente quando o grupo dominado tem sua cultura vilipendiada pelo grupo dominador. Para mostrar isso, basta pensar na forma como os europeus lidavam com índios e negros, bem como na maneira com que tentaram introduzir nestes alguns costumes e valores, como o catolicismo como religião.

      A grande presença de imigrantes no Brasil, principalmente a partir do século XIX, é um exemplo muito significativo, basta considerar a influência dada por suas culturas em aspectos como a culinária e a linguagem, hoje presentes na cultura brasileira. Da mesma forma, ao se avaliar e refletir a respeito dos desdobramentos da globalização econômica, nota-se que paralelamente a ela ocorre o que se entende por uma globalização cultural. Essa última, promovida por este avanço do capitalismo e pelo desenvolvimento dos meios de comunicação como a internet, representa também o que se pode chamar de ocidentalização do mundo, uma vez que os valores e costumes ocidentais estão cada vez mais presentes em todas as sociedades, em todos os continentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com