TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes Dosagens E Aplicações Na Cultura Da Rucula

Artigo: Diferentes Dosagens E Aplicações Na Cultura Da Rucula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

DIFERENTES ÉPOCAS E DOSAGENS DE ADUBAÇÃO FOLIAR NA PRODUÇÃO DA RÚCULA

Angélica Santos Garcia; Anni Cristina; Fernando Hanus; Marcelo Nunes de Oliveira; Wellington Candido da Silva; Andréia Fernanda Silva Iocca; Flávio Carlos Dalchiavon

IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, MT 235 Km 12, s/n, 78360-000 Campo Novo do Parecis - MT

RESUMO

A adubação foliar é realizada para correção ou prevenção imediata de alguma deficiência mineral que possa ocorrer nas plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da cultura da rúcula submetida a diferentes doses e diferentes épocas de aplicação do fertilizante foliar Speed. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Campo Novo do Parecis-MT, de setembro a novembro de 2014. Foram estudados dois fatores, doses de Speed (1, 2 e 3 kg ha-1) e épocas de aplicação (10, 20 e 30 dias após a semeadura). O delineamento experimental utilizado foi em blocos cazualisados, com três repetições, em parcelas de 1,5 x 1 m. O espaçamento utilizado foi de 0,20 x 0,15 m. O desbaste foi realizado 6 dias após a semeadura. A colheita foi realizada 40 dias após a semeadura, sendo colhidas 10 plantas nas três linhas centrais. As variáveis avaliadas foram massa fresca de planta, número de folhas por planta, largura e comprimento de folhas e produtividade. Pode-se concluir que a melhor produtividade foi obtida no tratamento onde se realizou a aplicação aos 10 dias, apresentando uma produtividade de 19.433,45 kg ha-1.

PALAVRAS-CHAVE: Eruca sativa, hortaliça, fertilizante.

ABSTRACT

Different times and fertilization strengths leaf in production arugula

Foliar fertilization is performed to correct or immediate prevention of any mineral deficiency that may occur in plants. The objective of this study was to evaluate the rocket crop response under different doses and different times of application of foliar fertilizer Speed. The experiment was conducted at the Federal Institute of Science Education and Technology Campus Field New Parecis-MT, from September to November 2014. We studied two factors, Speed doses (1, 2 and 3 kg ha-1) and application times (10, 20 and 30 days after sowing). The experimental design was a randomized block design with three replications in 1,5 x 1 m plots. The spacing used was 0.20 x 0.15 m. The thinning was performed 6 days after sowing. Plants were harvested 40 days after sowing, and sampled 10 plants in three core lines. The variables evaluated were fresh weight of plant, number of leaves per plant, leaf width and productivity. It can be concluded that best yield was obtained with the treatment where the application at 10 days was carried out, with a productivity of 19433,45 kg ha-1.

KEYWORDS: Eruca sativa, vegetable, fertilizer.

INTRODUÇÃO

A rúcula é uma hortaliça folhosa herbácea anual, apresentando porte baixo, rápido crescimento vegetativo e ciclo curto. Suas folhas são relativamente espessas e recortadas, de coloração verde, com nervuras verde-claras (Morales; Janick, 2002). O período que abrange desde a emergência das plântulas até a iniciação floral representa sua produção economicamente viável para o consumo humano, que se encerra ao atingir o maior tamanho das folhas, ou seja, 15 a 20 cm (Purquerio, 2005).

No Brasil é uma das principais hortaliças folhosas produzidas por apresentar rico conteúdo nutricional (K, S, Fe, proteínas, vitaminas A e C), alta produção por área e ampla aceitabilidade pelo mercado consumidor (Reghin et al., 2004; Amorim et al., 2007).

De acordo com Andrade et al. (2012) para manter uma boa produção, o ideal é aplicar uma adubação completa, que reúna adubos orgânicos (esterco) e químicos de maneira a ocorrer substituição gradativa do adubo químico proporcionando melhor qualidade final do produto. Segundo Filgueira (2000) em olericultura a adubação foliar justifica-se e é recomendada quando vista como complementação as aplicações efetuadas no solo, e ainda, quando se pretende resposta rápida da cultura. Os olericultores mais progressistas tem adotado, com sucesso, esse tipo de aplicação de nutrientes. As correções de deficiências dos micro e macronutrientes, com o objetivo de complementação a adubação via solo, podendo significar uma economia na utilização de fertilizantes, pois nesta, a eficiência no aproveitamento dos nutrientes é reduzida devido aos processos de lixiviação e imobilização (Stoller, 1989).

Entretanto, são escassas as informações sobre a nutrição da rúcula. Muitas vezes os resultados de pesquisas obtidos para a alface são utilizados como orientação para a realização da adubação dessa cultura (Katayama, 1993). Desta forma, objetiva-se com este trabalho avaliar o uso do fertilizante foliar speed® no cultivo da rúcula, em diferentes dosagens e épocas, levando em consideração o seu crescimento primário, crescimento secundário e consequentemente a colheita.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis, a uma latitude de 13°40’31’’ sul e a uma longitude 57°53’31’’ oeste, estando a uma altitude de 572 metros, em solo classificado como Latosso Vermelho distrófico, com textura argilosa, no período de setembro a novembro de 2014.

O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com dez tratamentos e três repetições, com tratamentos dispostos em esquema fatorial 3x3+1, onde o primeiro fator são as doses do adubo foliar Speed (1, 2 e 3 kg ha-1) e o segundo o fator foram as épocas de aplicação (10, 20 e 30 dias após a semeadura). As parcelas foram constituídas de 1,0 de largura por 1,5 m de comprimento.

Para o preparo do canteiro foram utilizadas como adubação 15 t ha-1 de um composto orgânico, derivado de cama de aviário que apresentou na analise os resultados de 40 kg ha-1 de N, 200 a 400 kg ha-1 de P2O5 e 50 a 150 kg/ha de K2O. A adubação para o preparo do canteiro foi espalhada a lanço e incorporada com o auxílio de enxada.

Na semeadura, o espaçamento utilizado foi de 20 cm entre linhas e 15 cm entre plantas segundo recomendações de Reguim (2011). Foram dispostas seis sementes por cova, sendo que após a emergência realizou-se o desbaste aos 6 dias após a semeadura deixando apenas duas plantas por cova.

O produto com nutrientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com