TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A terceirização - vantagens e desvantagens nas organizações

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

A terceirização - vantagens e desvantagens nas organizações.

Através da gestão empresarial, as empresas estão tendo de evoluir seu empreendimento, conseguindo atingir o objetivo esperado que a empresa deseje com competência e qualidade nos produtos e serviços.

Na década de 1940 deu inicio a terceirização que começou nos Estados Unidos chegando ao Brasil na década de 80, adotado pelas empresas automobilísticas, mas primeiramente implantas pelas multinacionais, a terceirização foi cada vez mais sendo implantada, pois oferece serviços de qualidade e economia.

Para ressaltar as vantagens e desvantagens vamos demonstrada por parte da empresa Tenda Atacado no ramo de atacarejo (atacado e varejista), que utiliza a terceirização no setor de conservação (limpeza).

A empresa Tenda Atacado está no mercado há 13 anos, no ramo atacarejo. Mas não foi assim desde o inicio, no começo a empresa atendia apenas o publico de atacado, após alguns anos abriram para o varejista.

Seu foco maior continua sendo o atacado, com o propósito de comercializar produtos alimentícios, revenda de mercadoria, tendo como objetivo oferecer produtos e serviços com excelência, agilidade, qualidade e preço competitivos, atendendo ao consumir final e empreendedores.

A empresa Tenda possuiu 20 lojas no estado de São Paulo e 2 lojas em Angola, no ano 2014 começou a terceirizar o setor de conservação – limpeza de seu estabelecimento. Traçou uma meta de chegar em 2017 com um total de 4o lojas, um desafio para todos os gestores da organização.

Para atingir este objetivo no qual não é fácil como para todas as empresas, devido aos concorrentes e as grandes mudanças do mercado. A organização decide começar a utilizar o outsourcing, que significa terceirização, após perceber que precisavam fazer algumas mudanças para alcançar sua meta.

Com a implementação da terceirização, a empresa Tenda Atacado poderá concentrar seus recursos e esforços na sua área de negócios, seu propósito principal. Assim também trazer os demais benefícios que a terceirização tem como objetivo, sendo a redução de custos, controle das atividades, aumento na eficiência, melhorar a qualidade e a otimização do tempo, podendo focar ainda mais em seu objetivo principal.

A empresa sofre desvantagem no inicia da implementação como o custos das demissões, mas, a empresa Tenda Atacado soube planejar de forma que até esta possível desvantagem virasse ao seu favor. Aproveitando os colaboradores em outras áreas da organização. Assim a empresa economizou com as demissões (na qual não foram necessárias) e até mesmo na contratação de novos colaboradores, pois, estes colaboradores preencheram as vagas em aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com