TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética nos negocios

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Itapuranga

2014

[pic 6]

ANDREZZA SOUZA OLIVEIRA[pic 7]

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Ciências Contábeis à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 3º Semestre.

Equipe de Professores do 3º Semestre

Itapuranga

 2014


SUMÁRIO[pic 8]

INTRODUÇÃO                04

DESENVOLVIMENTO        05

2.1 Código de Ética do Contador        05

2.2 Código de Ética do Contador capítulo II        05

2.3 Comportamento Organizacional        06

CONSIDERAÇÕES FINAIS        08

REFERÊNCIAS                09


INTRODUÇÃO

Este trabalho individualmente realizado vem analisar a seguinte situação do Case Schincariol, onde através de uma imensa operação mais conhecida como OPERAÇÃO CEVADA; feita pela Polícia Federal que por meio desta investigou e constatou um esquema de sonegação de Impostos de 1 bilhão de reais.

A investigação mostrou que a cervejaria havia comprado por 27 milhões de reais uma fábrica de tubaína da Família Calheiros, na cidade de Murici, segundo a investigação a fábrica  poderia ser construída com 10 milhões de reais, pouco mais de um terço do valor. O terreno da fábrica havia sido doado a um irmão de Renan Calheiros, Olavo, pela prefeitura de Murici, que na época estava nas mãos do outro irmão, Remi. Contudo haverá uma pequena análise sobre o comportamento do Contador e o Código de Ética.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 Código de Ética do Contador

A Contabilidade está passando por grandes mudanças. As normas brasileiras de Contabilidade foram necessariamente convertidas a outro padrão, o internacional. A modernização e a atualização se tornou de extrema importância e as mudanças foram necessárias e se estenderam ao Código de Ética do Contador.

O Código de Ética do Contador define as obrigações e proibições e também os deveres perante caso se houver necessidade haja penalidades diante de algum problema ou infração.

2.2 Código de Ética do Contador Capítulo II

Art. 2º. São deveres do Profissional da Contabilidade;

1 – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as normas Brasileiras de contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes ou empregados, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

2 – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

3 – comunicar, desde logo ,ao cliente ou empregador; em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores; (CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR. ART. 2º)

O contador não foi coerente e correto nesse caso com os movimentos de defesa da dignidade profissional, não zelou pela ética profissional da Contabilidade. Com total prejuízo moral assumiu serviços de qualquer tipo de natureza, executando trabalhos tecnicamente contábeis sem medida de observação dos Princípios da Contabilidade ou as Normas da Contabilidade Brasileira pelo Conselho Federal de Contabilidade.

DAS PENALIDADES

Art. 12 – A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

- Advertência Reservada;

- Censura Reservada;

- Censura Pública;

1º. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:

- ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional;

- ausência de punição ética anterior;

- prestação de relevantes serviços à Contabilidade;

2º. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes :

- ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem profissional da Contabilidade;

- punição ética anterior transitada em julgado. (CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR. ART. 12)

3. Comportamento Organizacional

Atualmente, no ramo empresarial é muito complexo administrar uma empresa, requer dos que trabalham na área muito desempenho além do básico, como planejamento, organização e controle sobre o que se está fazendo. O contexto socioeconômico sofreu grandes mudanças, assim ás empresas sofrem ameaças dos clientes decorrentes da concorrência, portanto requer de quem trabalha nesse ramo um alto grau de competência e maturidade.

O comportamento organizacional estuda toda a situação no trabalho dos grupos e a alto compreensão individual. De modo particular, visa fatores que estão relacionadas com o poder e liderança, relações entre grupos, atitude, mudanças, percepção, conflito em si, entre outras questões que afetam os indivíduos e os grupos nas organizações.

No comportamento organizacional, o gerente é peça fundamental na empresa, aquele que impõe responsabilidade e rendimento no trabalho, firme na liderança e respeitoso com os seus colegas,e o estímulo de qualidade total em fases de mudanças nos segmentos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com