TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS: PROJETO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.133 Palavras (37 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS: PROJETO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA.

Hotel Fazenda Bela Vista

ARARAQUARA-SP

2015

Processos Administrativos

Atividades Práticas Supervisionadas – APS/PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º/1º semestres do curso de administração da Universidade Paulista sob orientação do prof. Roberto Tomaoka e demais professores do semestre.

ARARAQUARA-SP
2015

Dedicatória

Dedicamos esse trabalho aos nossos amigos, familiares , professores e principalmente á cada um de nos que analisamos, estudamos e participamos de tudo com maior cuidado e paciência, dedicando nosso tempo e nossas experiências, tornando-se possível a conclusão com todos os objetivos e metas alcançadas.


Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus por nos proporcionar essa oportunidade, ao professor Roberto Tomaoka, que nos ajudou e esclareceu todas as duvidas possíveis existentes, ao dono da fazenda ,o  Senhor Pedro Aguiar e sua filha Ana Marta Aguiar, e também a gerente Maria Elena Roganti que nos ajudou desde o inicio do trabalho.


“As Únicas Grandes companhias que conseguirão tem êxito são aquelas que considerarem os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam.”
                                                             Bill Gates

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar os conceitos, fundamentos e característica dos pontos abordados no curso de administração. Possuindo como tema central a Estrutura Organizacional, que tem por objetivo departamentalizar os cargos dos funcionários dentro de uma organização, podendo ser por função, departamento, produto ou serviço, território, cliente, processo, projeto, matricial e mista. A análise de demonstrativo contábil possui grande importância , pois é com as informações do Balanço Patrimonial, do Demonstrativo Contábil e dos Índices, que o administrador consegue analisar a situação da empresa em um determinado período. Consequentemente precisa-se usar também conteúdos básicos da matemática, como divisão, multiplicação, soma, subtração e porcentagem, através dos dados e informações construir gráficos para melhor entendimento. Por questões geográficas e geopolíticas estuda-se também o melhor ponto e maneira para se instalar, com o intuito de maior sucesso. Todo administrador deve estar preparado para tomar decisões, esperadas ou inesperadas, sabendo qual a melhor atitude á se tomar. Além de que toda e qualquer organização deve estar correto perante as leis trabalhistas, saber seus direitos e deveres a serem cumpridos. Portanto um administrador deve organizar e planejar toda a organização de modo peculiar e correto.

Palavras chave: organograma, administrador, organização.  

Sumário

Lista de Figuras

Figura 1: Tipos Estrutural de uma organização        20

Figura 2: Organograma atual do Hotel Fazenda Bela Vista        21

Figura 3: Vantagens e Desvantagens da Centralizacao        29

Figura 4: Vantagens e Desvantagens da Descentralizacao        30

Figura 5: Formula de Bhaskara        40

Figura 6: Formação das Funções        41

Figura 7: Formação de gráficos        42

Introdução

Todas as instituições, ou mesmo organizações como são mais conhecidas, precisam ser administradas. Elas são constituídas por recursos humanos, que são as pessoas que a compõe e de recursos não humanos, que são os físicos e matérias, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, entre muitos outros recursos.

O estudo administrativo começo a milhares de ano atrás, quando os seres procuravam sobreviver em pequenos grupos migradores que se alimentavam da pesca, caça e colheita. Com o decorrer do anos alguns grupos começaram a se instalar em terras para produzir sua própria colheita e domesticar animais, iniciando assim a era agrícola.

Segundo Maximiano(1992)  "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."

Nela se produz bens, produtos diversos, e serviços também diversos. Existe portanto organização com fins lucrativos, as empresas, e não lucrativas como igrejas, entidades, serviços públicos, etc.

Para uma melhor organização interna, existe a estrutura organizacional, que esta relacionada com a formalização das responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais da empresa, projetando, ordenando, padronizando e coordenando as atividades e os relacionamentos do seus níveis hierárquicos e suas decisões. Requer a distribuição das pessoas nas posições e papeis a serem desempenhados para produzir os produtos ou elaborar os serviços, atingir os objetivos organizacionais e facilitar seu negocio ou atividades.

  1. Perfil geral da Organização: Apresentação


Instalado na cidade de Dourado, interior paulista, antes de se tornar um hotel fazenda, o ambiente era repleto de plantação de café, por ser o auge do século XIX. O dono era um advogado social e simpático, que proporcionava aos seus escravos colônias mais sofisticadas com banheiros e encanamento. Essa propriedade foi passada depois de alguns anos para seus filhos, e uma de suas herdeiras era a mulher de Pedro Luiz Aguiar, o dono.
Em 1957  Pedro resolveu comprar a parte dos outros irmãos da mulher e ficar com a fazenda para ele e sua família, composta de três filhos (dois homens e uma mulher) .
Com a queda do café, começaram então a tirar leite, mas não era o suficiente. No ano de 1982  por necessidades econômicas Pedroca , como é chamado, e seu filho Jorge optaram por tornar a fazenda um lugar turístico e assim poderem sobreviver.
No inicio ele alugava os quartos da cede onde mora, com o dinheiro ganho começou a reformar e aprimorar. O estabulo virou um grande pátio, as colônias viraram chalés, ao lado do estabulo ele construiu o refeitório. Anos se passavam e a fazenda foi e ganhando novos cômodos, como sala de jogos, sala de estar, piscina, mais modernidade e conforto nos chalés e consequentemente novos clientes.
Em 2004 desfez a sociedade com seu filho, passando assim a ajuda-lo administrativamente sua única filha, Ana Marta Aguiar.
Seu único objetivo é permanecer com o hotel aconchegante e rustico e aperfeiçoar o que já possui.
Hoje possui 10 chalés, 7 apartamentos e também quartos na sede. Os quartos são de dois tipo, Stander, sendo de mais simples acomodação e Superior, sendo o mais sofisticado. Ao todo acomoda-se até 70 pessoas. O auge do hotel são as cavalgadas de Lua Cheia, possuindo 90 cavalos. A fazenda oferece diversões como trilhas, banho de cachoeira, bóia cross, sala de jogos, sauna, entre outras.
O estilo rústico das antigas fazendas de café foi preservado e as acomodações ganharam maior conforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (465.7 Kb)   docx (129.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com