TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: MÉTODO DIRETO COMO MODELO QUE MELHOR EVIDENCIA AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS

Por:   •  9/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 13

APRESENTAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: MÉTODO DIRETO COMO MODELO QUE MELHOR EVIDENCIA AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS[1][a]

Glaucilene Nascimento Souza[2]

Juscilene Ribeiro de Lima²

Rejane Solange Link²

Renata Calixto da Costa²

Sônia Aparecida Soares Carvalho²

RESUMO: O presente artigo procurou através de uma pesquisa bibliográfica abordar a escolha do método de apresentação da Demonstração dos Fluxos de Caixa no Brasil, pois há duas formas de evidenciar a DFC, utilizando o Método Direto ou o Método Indireto. A escolha do método mais adequado tem dividido opiniões e gerado dúvidas, muitas empresas preferem o Método Indireto enquanto que as Normas Internacionais incentivam o uso do Método Direto. As Normas Internacionais (SFAS 95 e IAS 7) são enfáticas em sugerir que as empresas utilizem o Método Direto, por ser este de melhor compreensão pelo usuário e de mais utilidade na estimativa de fluxos de caixa futuros. Entretanto, observa-se que pesquisas, têm demonstrado que o Método Indireto tem sido o mais utilizado pelas empresas, possivelmente, por sua semelhança com a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR). Definido como análise exploratória, qualitativa e utilizando-se do método dedutível este artigo tem por objetivo prover informações que auxiliem na tomada desta decisão, propondo-se a analisar a escolha do Método Direto como melhor forma de evidenciar a apresentação dos Fluxos de Caixa. A DFC é a peça contábil que foi desenvolvida para auxiliar no gerenciamento do fluxo de caixa, porém sua elaboração tem como um dos pré-requisitos a escolha do método a ser utilizado na composição do Fluxo de Caixa Operacional. As normas orientam quanto a isto e cabe a organização escolher um dentre os dois Métodos existentes: o Direto e o Indireto.

Palavras - chave: Método Direto e Indireto. Fluxos de Caixa. Modelo da DFC.

1 INTRODUÇÃO

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) se tornou obrigatória no Brasil a partir de 2008, com a criação da Lei 11.638/2007, seguindo orientações do Financial Accounting Standards Board (FASB), órgão normatizador das práticas contábeis americanas e do International Accounting Standards Committee (IASC), órgão que estabelece Normas Internacionais de Contabilidade.

 Desde então, todos os profissionais que fazem parte do ambiente empresarial precisaram conhecer essa demonstração e saber interpretar os seus resultados. Diante desta necessidade o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), juntamente com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), tem procurado fazer normas, pronunciamentos e leis que caminhem em direção a harmonização com as Normas Internacionais.

A normatização da DFC tem andado neste sentido e a Norma de Pronunciamento Contábil (NPC) nº 20 está em consonância com o SFAS 95 e o IAS 7, que são as regras internacionais para a elaboração e publicação da DFC. As entidades que emitem normas e pareceres contábeis no Brasil se uniram para criar um único órgão de pronunciamento: o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em função principalmente da convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. 

Uma das questões que envolvem a elaboração deste artigo diz respeito à escolha do método a ser utilizado na evidenciação do Fluxo de Caixa Operacional. As normas, tanto a nacional quanto as internacionais, dispõem sobre os possíveis métodos de elaboração, que são o Direto e o Indireto. A escolha do método mais adequado tem dividido opiniões e gerado dúvidas, pois muitas empresas ainda preferem utilizar o Método Indireto por sua semelhança com a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), enquanto alguns teóricos recomendam a utilização do Método Direto por este proporcionar maior facilidade de compreensão por parte dos usuários.

2 REFERENCIAL TEÓRICO[b]

2.1 ORIGEM E CONCEITO

A DFC é um instrumento que permite demonstrar a origem e a aplicação de todo dinheiro que transitou pelo disponível de uma entidade em um determinado período e o resultado desse fluxo.

Segundo Ribeiro (2009, p. 396) “a origem da DFC é atribuída ao Financial Accounting Standards Board (FASB), órgão que normatiza as práticas contábeis dos Estados Unidos, que a fim de atender às necessidades norte-americanas com relação aos investidores e empresas que buscavam captar recursos no mercado financeiro, apresentou esse documento por meio do seu boletim nº 95 de 1987”.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um relatório contábil que evidencia as transações que ocorrem em um determinado período provocando modificações no saldo da conta Caixa e Equivalentes de Caixa.

Trata-se de uma demonstração sintetizada dos fatos administrativos que envolvem os fluxos de dinheiro ocorridos durante um determinado período, devidamente registrado a débito (entradas) e a crédito (saídas) da conta caixa. Fluxos de caixa, portanto, compreendem o movimento de entradas e saídas de dinheiro da empresa. (RIBEIRO, 2010, p. 84).

No Brasil, a DFC substituiu a DOAR, que embora por um lado fosse uma demonstração rica em informações, por outro lado os conceitos nela contidos não eram facilmente compreendidos pelos usuários das demonstrações financeiras. Já a DFC por possuir uma linguagem e conceitos mais simples tornou-se mais acessível à maioria dos usuários.

“O novo § 6º do art. 176 da Lei nº 6.404/76 determina que a companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço patrimonial, inferior a R$ 2 milhões não é obrigada a elaborar e publicar a DFC.” (ALMEIDA, 2010, p. 143).

A DFC deve apresentar os fluxos de caixa durante o período, sendo classificados no mínimo em três fluxos: Operacionais, de Investimento e de Financiamento.

2.2 OBJETIVOS

O principal objetivo da DFC é prover informações relevantes sobre pagamentos e recebimentos de uma empresa, ocorridos durante um determinado período e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com