TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

mples de se trabalhar em comparação ao critério do Lucro Real.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Diante da complexidade do sistema tributário brasileiro, que é composto por um número exagerado de normas e tributos cobrados no Brasil, as empresas precisam buscar alternativas concretas e legais que permitam a redução do custo tributário e uma posição de destaque no ambiente competitivo, o qual faz parte. Neste contexto, os aspectos que envolvem a redução da carga tributária são inseridos em uma abordagem estratégica, a qual deve ser monitorada e coordenada pelos gestores.

É função da contabilidade auxiliar os gestores e gerentes quanto a melhor forma de tributação a ser usada pela empresa, pois quanto mais alta a carga de tributos a serem pagos, menor é o lucro da empresa, como será observado na empresa PAC Pet a qual está com duvidas a respeito de qual apuração tributária utilizar; tributação pelo lucro real ou pelo presumido.

2 DESENVOLVIMENTO

É evidente, em nosso contexto, a grande dificuldade encontrada pelas empresas brasileiras para sobreviverem, pois, além de um mercado competitivo, há uma alta carga tributária incidente sobre elas.

Dessa forma, a estabilidade financeira e econômica de uma empresa está diretamente ligada ao estudo e ao planejamento de todos os fatores envolvidos em suas atividades, tais como o mercado ao qual irá inserir-se, o perfil de seus prováveis ou já efetivos clientes, bem como as condições oferecidas pelos fornecedores e, um ponto de grande relevância, a questão tributária.

Cada vez mais as empresas estão vendo formas de enxugar a alta carga tributária incidente na economia brasileira através do planejamento tributário.

O Planejamento tributário é uma dessas alternativas, pois ele visa uma maior economia fiscal. Desde que estruturado corretamente, o planejamento contribuirá positivamente, e de forma eficaz na redução dos custos tributários sem que haja evasão fiscal.

A elaboração do planejamento pode proporcionar à empresa muitas vantagens, pois ele permite que a empresa possa estudar e analisar qual a melhor opção de tributação, contribuindo com resultados positivos para o seu crescimento econômico financeiro.

. Dessa forma os gestores Da Pac pet precisam identificar evidenciando a importância da utilização do planejamento tributário, e os benefícios que o planejamento oferece às empresas, através de estudos de comparação entre as formas de tributações: Lucro Real, Lucro Presumido.

Sendo assim é necessário identificar o funcionamento de cada forma de tributação para avaliar qual de adequa melhor a PAC PET.

O lucro real, obrigatório para algumas empresas. Para a apuração desse valor, a empresa terá que saber exatamente qual foi o seu lucro auferido para realizar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Dessa forma, os encargos irão diminuir ou aumentar de acordo com a apuração, sendo que, se forem computados prejuízos durante o ano, a empresa fica dispensada do pagamento.

O regime adotado no lucro real não é cumulativo para o PIS e o COFINS. Apesar de a alíquota dessas contribuições ser superior ao lucro presumido — 9,25% sobre o faturamento —, aqui existe a possibilidade de descontar créditos com base em alguns fatores — como o montante da depreciação dos ativos, o consumo de energia elétrica, dentre outros. Para concluir, lembramos que, no lucro real, a empresa fica obrigada a apresentar à Receita Federal alguns registros específicos do seu sistema contábil e financeiro.

A tributação pelo lucro presumido a apuração do IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica — e da CSLL — Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido — tem uma base de cálculo prefixada pela legislação, com uma margem de lucro específica, que muda de acordo com a atividade da sua empresa. As margens presumidas são, basicamente, de 8% para as atividades de cunho comercial e de 32% para a prestação de serviços.

Apesar de ficar dispensado do lucro efetivamente auferido — exceto o proveniente de algumas situações especificas, como os ganhos com aplicações financeiras —, o grande risco do modelo de lucro presumido é a possibilidade da empresa acabar pagando mais impostos do que deve, caso as margens de lucro efetivas forem menores do que a estabelecida pela legislação.

Além disso, não podemos nos esquecer de que, nesse regime, as arrecadações do PIS e do COFINS deverão ser cumulativas. Em outras palavras, os pagamentos de alíquota de 3,65% sobre o faturamento não geram abatimentos de crédito.

Para melhor visualização de formas de tributação segue abaixo tabela comparativa onde é possível identificar que a melhor forma de tributação para a empresa PAC PET é a tributação pelo lucro presumido, onde o valor a ser pago de acordo com o exercício de 2014 é R$18.139,53 inferior a ser pago pelo lucro real.

No entanto não são somente os impostos que alteram na tributação pelo lucro real. O sistema do Lucro Presumido é bem mais si

Todas as pessoas jurídicas podem optar pelo Lucro Presumido, com exceção das pessoas jurídicas obrigadas à apuração do lucro real. Para verificar se esse é o regime mais benéfico, é necessário realizar simulações, pois, caso a empresa tenha valores consideráveis de despesas dedutíveis para o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) ou ainda prejuízo, é muito provável que o lucro real seja mais econômico.

Para as empresas com altas margens de lucros, esta é uma forma de tributação a se pensar (Prestadoras e Serviços) pois através deste tipo de tributação a escrituração contábil é mais simplificada;

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com