TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AREAS DE ATUAÇÃO DE CONTABILIDADE

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.464 Palavras (34 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contábeis

produção textual interdisciplinar individual

CONTABILIDADE APLICADA

Bacharelanda em Ciencias Contábeis

Lucineide Vieira

        

[pic 2]

Salvador- Bahia

 2015

produção textual interdisciplinar individual

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para a Atividade – Produção textual Interdisciplinar Individual, cujo tema é Contabilidade Aplicada.

 

Salvador – Bahia

2015

2

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
  2. A Controladoria e o Planjamento Tributário ..............................................................5
  3. Redução de Custos por meio de novas aquisições e investimentos ........................6
  4. Função da Controladoria numa cisão........................................................................7
  5. Emissão de parecer a partir da Incorporação Empresarial........................................8
  1. Balanços das Empresas Incorporada e Incorporadora .......................................8
  2. Demonstração dos Balanços após Incorporação ................................................9
  3. Analise do caso ...................................................................................................9
  4. Emissão de Parecer do Auditor Independente com Ressalvas ........................10
  1. Demonstração do Balanço após incorporação de Empresa com ajustes................12
  1. Analise do caso após ajustes.............................................................................12
  2. Emissão de Parecer do Auditor Independente sem Ressalvas .........................13

                

 CONCLUSÃO ...................................................................................................................17

 REFERÊNCIAS.................................................................................................................18

3

  1. INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho consiste em apresentar como as reorganizações societárias podem ser realizadas com o intuito de planejamento tributário. Os efeitos abordados serão aqueles referentes ao imposto de renda da pessoa jurídica, inclusive quanto ao aproveitamento de prejuízos fiscais com a realização deste tipo de reorganização. Assim, tem-se como foco explanar sobre a possibilidade de se obter vantagens tributárias como a compensação de prejuízos fiscais.

Este estudo procura demonstrar a existência de procedimentos legais que propiciam uma menor geração de tributos para as empresas, em contraponto a práticas inadequadas de sonegação fiscal, utilizadas por alguns contribuintes no Brasil, como opção para eliminar ou reduzir o pagamento de suas obrigações junto ao fisco.

Hipoteticamente, foram apresentadas as empresas Alfa e Beta e contratada uma Auditoria Independente para emissão de parecer de forma a embasar os procedimentos de incorporação, método de reorganização societária escolhido para estudo de caso e evidenciar o Planejamento Tributário.

Assim, acredita-se que as empresas utilizem a ferramenta da reestruturação da sociedade visando, além de outras intenções, a compensação de prejuízos fiscais. Após estas explanações, deseja-se evidenciar que as reorganizações societárias são formas lícitas de desvirtuamento das operações de aquisição e de benefício de aproveitamento de prejuízos fiscais, não sendo consideradas como formas de evasão fiscal, quando realizadas adequadamente.

Controladoria

O presente trabalho versa um aprofundamento na contabilidade aplicada, cujo tema hodiernamente é bastante discutido dentro da contabilidade, que engloba ramos outros como: controladoria, auditoria, planejamento dentre outros.

Frente ao tema proposto, vamos então conseguir vislumbrar como a contabilidade utiliza-se da controladoria para a eficácia de sua gestão, órgão este na qual fornece informações, organiza planejamentos e realiza pesquisas com o escopo de diagnosticar os seus pontos relevantes para a incidência de uma analise especifica.

Em outra toada iremos também abordar sobre planejamento e como uma entidade pode utilizar ló para permitir achar o melhor gerenciamento operacional e financeiro.

Em suma no presente ensaio, trataremos de algumas ferramentas indispensáveis para a tomada de decisões na gestão dos negócios.

  1. A Controladoria e o Planejamento Tributário

Planejamento Tributário

Para Andrade Filho (2008, p. 764) o Planejamento Tributário – ou Elisão Fiscal – pode ser definido como a “escolha, entre alternativas igualmente válidas, de situações fáticas ou jurídicas que visam diminuir ou reduzir o ônus tributário dentro dos limites legais”. Ou seja, é atividade lícita que investiga alternativas que proporcionem uma menor carga tributária. Deve-se salientar que o planejamento envolve uma ação ou omissão lícita adotada sempre antes da ocorrência do fato gerador. Alves (2003) conceitua o planejamento tributário como conjunto de medidas e atos tomados pelo contribuinte no sentido de organizar sua vida econômico-fiscal a fim de possibilitar que a gama de negócios, investimentos e lucros desta pessoa jurídica sofram, dentro da esfera da legalidade, a menor carga tributária possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (876.2 Kb)   docx (350.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com