TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


         SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

 2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

 3 O  Contador na atualidade ..............................................................................5

3.1 O papel do contador nos dias de hoje...........................................................5

3.2 Áreas de atuação do contador na contabilidade atual...................................5

4 Auditória e controladoria ..................................................................................7

5 Perícia contábil e planejamento tributário ........................................................9

5.1 Pré-requisitos para exercer a função de perito contador ..............................9

5.2 Vantagens de se fazer um bom planejamento tributário ............................10

6 Conclusão .....................................................................................................11

REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é compreender a situação da contabilidade atual, tanto prática como teórica a partir deste ponto, analisar possíveis tendências para o futuro desta profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade e também da Santa Casa de SP.

          Sabemos que nos dias atuais a contabilidade ganhou notoriedade e está inserida em diversos seguimentos da economia, com o auxilio da tecnologia e as necessidades do mercado têm hoje um leque de funções que podem ser desenvolvidas por contadores ou contabilistas, neste sentido abordaremos sobre o contador da atualidade o seu papel e as principais áreas de atuação na contabilidade atual.

          Dentre as áreas exercidas pelos contabilistas abordaremos sobre a auditoria e a controladoria, a perícia contábil e a importância de um adequado planejamento tributário para as organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

3 O CONTADOR NA ATUALIDADE

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país, inclusive  a situação de  Santa Casa de  SP.

3.1 O papel do contador nos dias de hoje

A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB nacional, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações fiscais e tributárias de seu cliente, não se preocupando em muitos casos com o mercado ao redor do cliente, seu desenvolvimento e sua situação atuais no mercado competitivo. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz.

 O crescimento tecnológico já tem grande participação na contabilidade atual e aumentará ainda mais, estando totalmente interligada na prestação de informações úteis.

O contador da atualidade não se resume apenas na execução de mensurar, elaborarbalanços, apurar impostos a recolher, entre outras funções da contabilidade, hoje ocontador possuir um papel muito importante dentro das organizações, podemos dizer que os gestores trabalham em sintonia com os contadores, pois a contabilidade detém informações de suma importância para a tomada de decisões, sendo o papel de o contador transpor tais informações de forma clara, fidedigna e em tempo hábil para auxiliar diretamente os gestores na tomada de decisão.

3.2 Áreas de atuação do contador na contabilidade atual

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional, e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.

Diante de tal sobrecarga, o contabilista necessita focar situações estratégicas, estar preparado para ser um gerente de informações. Cada vez mais é comum as empresas consultarem os profissionais contábeis sobre composição de seus custos, para formação seu preço de venda, análise de ponto de equilíbrio, alavancagem, análises do balanço e outras situações gerenciais.

Há que se considerar também a finalidade social do contador, já que a Contabilidade é um instrumento fundamental de combate à corrupção e fraudes, seja na esfera pública, seja no âmbito das empresas privadas.

 O contabilista pode atuar em diversas áreas profissionais, além da própria gestão contábil de empresas, entidades públicas e não governamentais, especializando-se em diversas áreas.

 Na resolução CFC 560/1983 Capitulo I, apresenta as atribuições privativas dos contabilistas.

Art.2  O  contabilista   pode   exercer   as   suas   atividades   na        condição  de profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de direitos ou de conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica pela legislação, exercendo qualquer tipo de função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com