TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DECISÕES DE INVESTIMENTO

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.239 Palavras (17 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 17

WEB AULA 01

DECISÕES DE INVESTIMENTO[1]

INTRODUÇÃO

Diariamente, tomamos decisões em nossa vida pessoal, seja a decisão de acordar na hora que o despertador toca ou ficar mais cinco minutos deitados em uma manhã fria, decidir qual roupa vestir para ir trabalhar, se vamos de carro ou transporte público, etc.

No cotidiano empresarial não é diferente. As empresas deparam-se diariamente com situações que exigem decisões em tempo hábil, a fim de reduzir a possibilidade de incorrer em uma decisão errada.

Dentre essas decisões, vemos que as decisões financeiras são as que mais deixam os gestores em dúvida, pois em qualquer tipo de decisão, seja de investimento ou financiamento, temos riscos envolvidos, e muitas vezes esses riscos não são mensuráveis monetariamente, ou estão sujeitos às intempéries do mercado.

Podemos decidir buscar empréstimos no exterior, aproveitando um momento onde a taxa de dólar esteja atrativa. Porém, caso no decorrer do financiamento o valor do dólar aumente, podemos perder com isso. Por outro lado, se o dólar baixar, teremos uma economia no pagamento previsto do empréstimo. E aí, o que fazer? Temos um risco inerente ao processo, mas não podemos quantificá-lo, não podemos transformá-lo em números para adequar a nossa fórmula com 100% de exatidão. 

Dessa forma, a empresa tem riscos externos e internos que podem influenciar em sua tomada de decisões.

Por isso, as tomadas de decisões no âmbito econômico e financeiro  das empresas são tão importantes, e, sendo assim, temos que analisar todos os custos, riscos e benefícios que estão incluídos nas decisões financeiras.

A utilização de algumas ferramentas de controle e análise como,  por exemplo, a implantação do orçamento que auxiliará a empresa no controle de custos e receitas, pode nos ajudar nessa difícil tarefa.

O planejamento correto das decisões financeiras irá ajudar na manutenção da empresa frente às oscilações que podem ocorrer no mercado. Confiantes nessa premissa, vamos discorrer ao longo dessa web aula sobre algumas decisões financeiras e seu impacto na contabilidade, que será a responsável por demonstrar todas as variações econômicas e financeiras ocorridas na empresa.


[1] © José Manoel da Costa – UNOPAR 2010.

FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

[pic 1]Algumas decisões da empresa irão influenciar não somente no presente da empresa, mas no futuro também. Sendo assim, uma análise correta do investimento realizado minimiza as chances de a empresa incorrer em erro na tomada de decisão de compra de bens de longa duração.

Por exemplo, a empresa pretende adquirir uma máquina nova para utilizar em seu processo industrial. Com a utilização dessa máquina, ocorrerá uma economia de matéria-prima, mão-de-obra e um aumento da quantidade produzida. Sendo assim, a compra dessa máquina contribuirá positivamente para a geração de fluxo de caixa futuro da empresa.

Portanto, cabe à empresa analisar se o fluxo de caixa que será gerado por essa máquina paga o seu investimento inicial, ou seja: o lucro que será obtido com a utilização dessa máquina é maior que o custo que se está incorrendo para adquirir a máquina?

[pic 2]

Muitas técnicas de análise de investimentos podem ser utilizadas, as mais conhecidas são: payback simples, payback descontado, Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido (VPL). Outras técnicas existentes também são utilizadas, porém, conforme nota-se na pesquisa de Souza (2007), as técnicas de análise de investimentos mais utilizadas são o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

Para saber mais sobre o artigo de Souza (2007) sobre as técnicas de pesquisa, acesse o link:

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR590444_9498.pdf

SOUZA, Joana Siqueira de. Análise Crítica sobre as Técnicas de Avaliação de Investimentos Mais Utilizadas pelas Empresas. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, 2007.

Para análise de nosso exemplo de investimento, vamos utilizar algumas das ferramentas anteriormente citadas, iniciando a análise pelo Payback descontado, aquele que projeta o tempo necessário para que os fluxos de caixa esperados paguem os desembolsos do investimento, considerando o valor do dinheiro no tempo.

Vamos supor que nossa indústria está analisando nesse período a possibilidade de aquisição de uma máquina para acrescentar na linha de produção. Essa máquina poderia trazer benefícios para a empresa no sentido de auxiliar no processo produtivo e tornar mais eficiente o processo de produção.

Para adquirirmos essa máquina, teríamos que desembolsar o valor de $500.000,00 a vista e essa máquina geraria fluxo de caixa pelos próximos 10 anos (conforme demonstrado a seguir), sendo que o custo de capital da empresa é de 12%a.a.

Ano

FLUXO DE CAIXA LÍQUIDO

Ano 1

200.000,00

Ano 2

150.000,00

Ano 3

100.000,00

Ano 4

90.000,00

Ano 5

80.000,00

Ano 6

80.000,00

Ano 7

70.000,00

Ano 8

65.000,00

Ano 9

50.000,00

Ano 10

30.000,00

Dessa forma, nosso payback descontado deve abater do valor inicialmente investido os valores que vão retornando do investimento considerando o custo de capital (12%a.a.).

SAIBA MAIS

Para calcularmos o payback descontado, os fluxos de caixa devem ser trazidos a valor presente, assim, parte-se do valor que será obtido de fluxo de caixa futuro e traz-se esse valor para o presente, considerando a taxa de juros (no nosso caso é 12%a.a.).

No 1º ano, será obtido um fluxo de $200.000,00 e o custo de capital é de 12%a.a, sendo assim, precisamos trazer esse valor do fluxo que será obtido somente daqui a um ano, a valores atuais. Sendo assim, utilizaremos a fórmula do valor presente, que é a seguinte:

 

                                            Valor Futuro

Valor Presente =  ___________________

                                               (1 + i)n

 

i = Taxa de juros, no nosso caso é 12% a.a. (ou 0,12).

n = período. No nosso caso, no ano 1 o período será 1, no ano 2 será 2, e assim por diante.

A seguir, podemos verificar o qual será o valor presente do fluxo do 1º ano.

                                      200.000,00         200.000,00

Valor Presente  =  ___________  = ___________  = 178.571,43

                                    (1 + 0,12)1                 1,12

Portanto, o fluxo de caixa de $200.000,00 que será obtido daqui a um ano, trazido a valor presente, representa o total de $178.571,43, conforme observamos na tabela a seguir de análise de investimentos (os demais anos recebem o mesmo cálculo para determinar o valor presente).


[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (761.6 Kb)   docx (474.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com