TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Por:   •  2/12/2015  •  Resenha  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO OU RESUMO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aluno: RENATO COELHO GARCIA.                                   RA: 367815

Curso: Ciências Contábeis.                                                        Semestre: 8º

Instituição: Anhanguera Polo de Ananindeua – Pará.

Data: 01/12/2015.

SUMÁRIO

1 – DISCIPLINA DE OUTRO CURSO OU INSTITUIÇÃO – 5-CERTIFICADOS – CH 128.

1.1 – Relações Interpessoais no Trabalho – 20 horas.

1.2 – Recepção e Atendimento – 40 horas.

1.3 – A Arte de Falar em Publico – 20 horas.

1.4 – Chefia e Liderança – 40 horas.

1.5 – Tributação e Cidadania Fiscal – 08 horas.

2 – EVENTO CIENTIFICO: CONGRESSO, SIMPÓSIO, CICLO DE CONFERÊNCIAS, DEBATE, WORKSHOP, JORNADA, OFICINA, FORUM E ENTRE OUTROS – 10-CERTIFICADOS – CH - 218.

2.1 – Oficina de Física – 20 horas.

2.2 – Oficina de Matemática – 20 horas.

2.3 – Oficina de Matemática Financeira – 20 horas.

2.4 – Oficina de Informática II – 20 horas.

2.5 – Oficina de Informática Básica e Google Apps – 30 horas. 

2.6 – 1º Forum do Curso de Ciências Contábeis – 20 horas.

2.7 – Palestrante do 3º Forum de Ciências Contábeis – 08 horas. 

2.8 – 3º Forum de Ciências Contábeis – 20 horas.        

2.9 – Mini Curso Noções de Departamento de Pessoal – 30 horas. 

2.1.0 – Oficina de Empreendedorismo – 30 horas.

RELATÓRIO OU RESUMO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DISCIPLINA DE OUTRO CURSO OU INSTITUIÇÃO  -  5-CERTIFICADOS

CH – 128H

1 – RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO – Ano 2012 – CH: 20 horas

[pic 1]

             A comunicação entre as pessoas é um dos aspectos mais relevantes à qualidade de vida e daí sua importância para se viver bem em grupo. Ao mesmo tempo em que sabemos o quanto é difícil usar esse instrumento que é primordial às elações. Afinal, o processo de comunicação depende da forma em que vemos e percebemos a nós mesmos e o mundo e então, podemos entender porque esse processo é tão sujeito a chuvas e tempestades, no entanto, é necessário à vida em sociedade. Interagir com nossos colegas de trabalho é o meio do qual dispomos a nos fazer entender, assegurando um bom desempenho, de modo a facilitar as relações interpessoais contribuindo para um universo de comunicação entre as pessoas. Se almejarmos uma sociedade diferente, teremos que mudar as pessoas; sua maneira de pensar e sentir, para que se possa alterar a conduta, já que são essas maneiras de ser que determinam o comportamento do ser humano. Entende-se, dessa forma que o ambiente de trabalho também pode interferir no comportamento das pessoas e nas relações interpessoais e assim, nos resultados das empresas em todos os sentidos. Portanto, os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais. A sociedade adquire posições do meio em que vive, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social; e para tanto, há que se aperfeiçoar a arte do diálogo. A interação em qualquer ambiente que seja nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não nos damos conta disto. Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo. Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nosso lar, e ainda assim não nos damos conta de como é importante estar em um ambiente saudável, e o quanto isto depende de cada um de nós. Para obtermos bom resultado de uma equipe deve haver o mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas, e assim, quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor será o desempenho de uma equipe em qualquer instituição e com certeza um melhor desenvolvimento individual também.

        

1.2 – RECEPÇÃO E ATENDIMENTO – Ano 2012 – CH: 40 horas

[pic 2]

         O objetivo deste artigo é mostrar aos profissionais da área de recepção, como eles devem se comportar na área de atuação dentro de uma perspectiva, tanto no que se refere ao comportamento dos mesmos até as mais derivadas formas de atendimento.          Em tópicos vou procurar de forma clara e objetiva, mostrar algumas exigências que o mercado faz a este profissional, desde sua postura e perfil assim como algumas habilidades, para um crescimento em conjunto, dentro da empresa na qual este esteja inserido.                                                                                                                                            Portanto dentro de tantos atributos relacionados ao mercado de trabalho, e suas exigências acerca deste quadro que em sua maioria não sabemos o quanto é importante à profissão de um recepcionista, espero que de alguma forma este artigo venha a contribuir no dia adia de seus interessados. È de suma importância sabermos que em todo mundo há uma grande parcela de profissionais desta área que a cada dia estão se qualificando e buscando novas oportunidades no mercado de trabalho, não importa se é homem ou mulher que atue neste tipo de função. 

1.3 – A ARTE DE FALAR EM PUBLICO  - Ano 2012 – CH: 20 horas

[pic 3]

          Falar em público pode ser um grande problema para muitos, alguns por timidez, outros por insegurança, enfim, existem vários motivos que “travam” as pessoas na hora de transmitir alguma mensagem para um determinado público. Na atual situação em que vivemos, saber se comunicar de forma correta é fundamental para qualquer área de nossa vida, principalmente no campo profissional. 
A oratória é o poder de falar em público, seu objetivo é saber convencer qualquer pessoa sobre qualquer assunto, por exemplo, a venda de uma caneta sem tinta, uma ideia absurda, pois pela ótica da maioria das pessoas ela não tem utilidade, quando alguém que domina a oratória vende o produto, ela cria outra visão sobre a caneta, achando a utilidade e mostrando a importância dele para sua vida.
Falando sobre a vida profissional, as empresas avaliam o poder de sua oratória já na primeira entrevista de emprego, pois isso é peça essencial no desempenhar de qualquer função, desde as funções do líder até as do estagiário, a comunicação está presente e aqueles que conseguem representar melhor os seus serviços, saem na frente de seus concorrentes.
Antes de falar em público, a pessoa que for se apresentar, deve se preparar, seguir alguns passos, fazer alguns macetes, para não errar e passar confiança na hora de falar, conhecer o público, entender bem sobre o assunto, usar materiais que acrescentem na apresentação, são algumas medidas que devem ser tomadas para passar confiança, além de uma mensagem clara e objetiva ao público. 
Uma pessoa que domina a oratória consegue a atenção de seu público o tempo todo e essa característica é cada vez mais cobrada, saber se comunicar independente dos recursos, faz uma enorme diferença na vida de qualquer pessoa.

1.4 – CHEFIA E LIDERANÇA -  Ano 2012 – CH: 40 horas

[pic 4]

     Quando se fala em Liderança, uma das primeiras e mais importantes atribuições do líder, logo ressaltada, é sua capacidade de negociar. As mudanças no mundo e nas empresas leva-nos à constatação de que encontramo-nos em um momento de transição de um tempo que está acabando e de outro que começa.                                                                           Usando suas habilidades pessoais de comunicação, aliadas às boas técnicas de negociação, os verdadeiros líderes são capazes de se transformar em "agentes de resultados" tão necessários nestes tempos de mudança cada vez mais rápidas e que exigem inteligência.

1.5 – TRIBUTAÇÃO E CIDADANIA FISCAL -  Ano 2013 – CH: 08 horas

[pic 5]

     O Estado, através dos tributos, retira parcela da riqueza privada transferindo-a para a coletividade. A partir daí, de um lado, tem-se a necessidade de todos contribuírem com os encargos tributários, pois onde todos pagam, todos pagam menos. O principal meio através do qual um povo desperta para suas carências é a educação. A cidadania fiscal, assim, visa apontar à necessidade de simplicidade e transparência na atividade financeira do Estado e a partir daí fazer surgir um cidadão que participe mais ativamente das coisas públicas.

EVENTO CIENTIFICO: CONGRESSO, SIMPÓSIO, CICLO DE CONFERÊNCIAS, DEBATE, WORKSHOP, JORNADA, OFICINA, FORUM E ENTRE OUTROS – 10-CERTIFICADOS – CH – 218H

2.1 – OFICINA DE FÍSICA – Ano 2012 – CH: 20 horas

[pic 6]

          O ensino de Física, como se apresenta: planificado nos livros, longe de contextualizaçoes e desprovido da experimentaçao, pouco tem contribuído para minimizar a exclusao discente no espaço escolar. O que se pretende com este trabalho é desmitificar o ensino de Física, ao apontar para uma proposta pedagógica de caráter lúdico - as Oficinas de Física - sem perder contudo, a cientificidade do conhecimento. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa-açao tendo como instrumental de investigaçao a prática da observaçao participativa. Nesta perspectiva fundamenta-se na teoria de David Ausubel, que privilegia a aprendizagem significativa, articulada com a proposta interacionista de Vygotsky, posto que a mesma enfoca o desenvolvimento cognitivo, sintonizado com o ambiente sócio-cultural. Como resultados parciais, foi verificada a melhoria na aprendizagem dos conteúdos de Física, revelado nas avaliaçoes dos alunos. Apontou também que a interaçao entre os sujeitos envolvidos: pedagogos, professores, licenciandos em Física e alunos, propiciou pluralidade de olhares e de açoes, práticas que tao bem se adequaram ao tratamento da Física, ciência tida como complexa, mas que em realidades diversas, fora das quatro paredes da sala de aula, como em exposiçoes dentro de shopping-center, quebra o seu rigor ao render-se aos encantos do lúdico.

2.1 – OFICINA DE MATEMÁTICA – Ano 2012 – CH: 20 horas

[pic 7]

       A oficina teve como objetivo trabalhar a matemática através de frações numéricas, sendo possível explorar jogos matemáticos para desenvolvimento do raciocínio lógico, estratégias de jogos e concentração. Ao final da oficina, se espera a aquisição de novos conhecimentos e habilidades matemáticas. Trabalhar conceitos matemáticos através de jogos é uma excelente técnica de aprendizagem.

2.2 – OFICINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA – Ano 2012 – CH: 20 horas

[pic 8]

       A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
       O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo. As situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a ideia de juros, pois isso acontecia em razão do valor momentâneo do dinheiro. Algumas tábuas matemáticas se caracterizavam pela organização dos dados e textos relatavam o uso e a repartição de insumos agrícolas através de operações matemáticas. Os sumérios registravam documentos em tábuas, como faturas, recibos, notas promissórias, operações de crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de vendas e endossos.

       Essas tábuas retratavam documentos de empresas comerciais e algumas eram utilizadas como ferramentas auxiliares nos assuntos relacionados ao sistema de peso e medida. Havia tábuas para a multiplicação, inversos multiplicativos, quadrados, cubos e exponenciais. As exponenciais com certeza estavam diretamente ligadas aos cálculos relacionados a juros compostos; e as de inverso eram utilizadas na redução da divisão para a multiplicação.

2.3 – OFICINA DE INFORMÁTICA II – Ano 2012 – CH: 20 horas

[pic 9]

        A Informática tem se configurado atualmente com um dos setores mais importantes das sociedades atuais, sendo o seu domínio primordial para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Neste sentido, a presente oficina teve como objetivo relatar a experiência pedagógica bem como os aspectos verbais expressos no decorrer de oficinas participativas de Informática realizadas junto ao Portal da Universidade Anhanguera. A oficina foi realizadas no Laboratório de Informática.

2.4 -  OFICINA DE INFORMÁTICA II – Ano 2012 – CH: 20 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (951.8 Kb)   docx (821.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com