TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EMPREENDEDORISMO

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMPREENDEDORISMO

ACADÊMICOS:

CUIABÁ – MT 06/2016


[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMPREENDEDORISMO

Dissertação apresentada como requisito a Atividades Práticas Supervisionadas da Matéria de Empreendedorismo, Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Faculdade Anhanguera de Cuiabá. Professor/Orientador:

CUIABÁ – MT 2016


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – EMPREENDEDORISMO

Sumário

  • Resumo        04
  • Introdução        06
  • Etapa 01        07
  • Etapa 02        09
  • Etapa 03        11
  • Etapa 04        18
  • Conclusão        21
  • Referências Bibliográficas        22


RESUMO

Empreendedorismo é uma prática realizada por pessoas capazes de se tornarem donas do próprio negócio. Essas pessoas tem características fundamentais nas quais auxiliam a manter o negócio e a chegar ao tão desejado sucesso. Para se obter um empreendimento é necessário planejamento e muito esforço. Para esse planejamento é necessário o plano de negócios.


ABSTRACT

Entrepreneurship is a practice carried out by people who can become the owners own business. These people have key features in which help maintain business and reach the much desired success. To get a project is necessary planning and effort. For this planning the business plan is required.


INTRODUÇÃO

No presente trabalho conheceremos a pratica do empreendedorismo através da montagem de um plano de negócios. Escolhemos uma empresa que fabrica gelatto, um sorvete natural com 60% polpa de frutas o qual é a sensação do momento. A cidade de Cuiabá é propicia a fundação desse negócio por se tratar de uma cidade muito quente.

A concorrência em relação ao sorvetes é grande pois abriram diversas paleterias nos últimos anos, porém gelatto não possui tanta concorrência. Escolhemos um bairro nobre de Cuiabá para a implantação do negócio para abranger a população da alta e média sociedade.

Para implementação de um novo negócio é necessário que haja uma pesquisa do local, ou seja a viabilidade de modo a conhecer os clientes que serão abrangidos, a concorrência, como também os fornecedores do produto que deverão ser enviados de maneira rápida para a reposição do estoque. O plano de negócios é feito de modo a saber quanto será gasto para a montagem do empreendimento, abrangendo todos os gastos necessários como cadeiras, mesas, produtos, e toda a aparelhagem que se precisa para começar um empreendimento.


ETAPA 01

O processo empreendedor

Plano de negócios de uma organização é um documento usado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.

O seu desenvolvimento fica mais claro quando se analisa o processo empreendedor. Como o plano de negócios é muito utilizado por empreendedores que estão estruturando a criação de novos negócios, pode ser entendido como um guia para o planejamento de novos negócios ou ainda para o planejamento de novas unidades empresariais, no caso de empresas já estabelecidas. Tudo se inicia com um planejamento, um objetivo pré-definido.

O processo empreendedor resume essas etapas de maneira a facilitar o trabalho do empreendedor. Inicia-se com a ideia de negócio, que geralmente é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Em seguida, analisa-se a oportunidade, ou seja, procura-se entender se a ideia que você teve tem potencial de viabilidade econômica, tem clientes em potencial no mercado para consumir um produto ou serviço decorrente dessa ideia.

Com a oportunidade identificada parte-se para o desenvolvimento do plano de negócios. O plano de negócios concluído permitirá ao empreendedor identificar a quantidade necessária de recursos e as fontes existentes para financiar o empreendimento. Após estas etapas iniciais parte-se para a gestão da empresa. Note que o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas podem ser revistas a qualquer momento, de forma interativa.

O importante é o empreendedor planejar o processo de estruturação do seu negócio desde a análise das ideias iniciais para saber se são oportunidades, para então selecionar a melhor oportunidade, desenvolver o plano de negócios e, assim, poder se dedicar à gestão da empresa. Percebe-se, pela análise do processo empreendedor, que o plano de negócios pode e deve também ser utilizado após a constituição do negócio. Desta forma, caberá ao empreendedor revisar e atualizar seu plano de negócios periodicamente para garantir que a execução da estratégia de negócios ocorra de maneira adequada.


O projeto inicial de uma empresa surge com a ideia de uma pessoa com espírito empreendedor. Surge através de uma série de eventos e circunstâncias, ou seja através da necessidade de se obter um negócio lucrativo que abranja a necessidade do mercado.

No entanto, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. Não basta, portanto, sair por aí tendo ideias, para ter sucesso num novo empreendimento.

A oportunidade deve ser viável e, para aproveitá-la, o empreendedor precisa dispor ou ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários – técnicos, humanos, estruturais ou financeiros -, desenvolvendo esforços sem comprometer o que já realiza ou tornando a empresa pouco competitiva, por não ter a habilidade necessária para se implantar a nova iniciativa no setor em que já atua.

É preciso verificar a real necessidade dos indivíduos naquela região, onde verifica-se que outras organizações tem o padrão de alto custo operacional, mau atendimento, baixa qualidade de produtos ou serviços, desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (513.1 Kb)   docx (248 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com