TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  4/8/2021  •  Artigo  •  4.249 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

AUDITORIA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Seu Nome

RESUMO

O planejamento em micro e pequenas empresas se constitui em estratégia que estimula o ordenamento de diretrizes para assegurar diretrizes de controle interno para que as perspectivas de sucesso possam superar as variáveis que se projetam dificultando a gestão de tais empreendimentos. Uma das formas de manter o controle financeiro e estratégico se aplica à implantação da auditoria interna em face de erros e falhas por inobservância de normas contábeis ou mesmo de roubo associados à fraudes em resultados contábeis. Para obter as finalidades do estudo optou-se por uma pesquisa exploratória e bibliográfica com pressupostos teóricos de autores para enriquecer o trabalho. Os resultados demonstraram que em relação aos objetivos traçados para o desenvolvimento do presente estudo que a importância da auditoria interna nas micro e pequenas empresas está ligada diretamente a resultados no que tange ao patrimônio e às tomadas de decisões. Observou-se, no trabalho, que a auditoria interna influi positivamente na estruturação contábil da empresa, contribuindo para o desenvolvimento empresarial no que se refere aos resultados influenciados por critérios técnicos, operacionais e legais, bem como o controle de fraudes.

Palavras-chaves: Micro e pequena empresa. Auditoria. Estratégias. Gestão.

ABSTRACT

Planning for micro and small businesses constitutes strategy that encourages planning guidelines to ensure internal control guidelines for the prospects of success can overcome the variables that project difficult to manage such projects. One way to maintain a financial and strategic control applies to the implementation of internal audit in the face of mistakes and shortcomings by non-compliance with accounting standards or even theft associated with fraud in financial results. For the purposes of the study we chose an exploratory and bibliographic research with theoretical assumptions of authors to enrich the work. The results showed that in relation to the objectives set for the development of this study that the importance of internal audit in micro and small companies is linked directly to results in relation to the equity and decision-making. It was observed, at work, that the internal audit has a positive effect in the accounting structure of the company, contributing to business development with regard to the results influenced by technical, operational and legal criteria, as well as fraud control.

Keywords: Micro and small business. Audit. Strategies. Management.


1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista as exigências do mundo de hoje no que tange a serviços e produtos, as empresas buscam meios de cada vez mais aprimorar seus processos e seu relacionamento com a clientela. De fato, trata-se de uma era globalizada, em que a conjuntura do mercado econômico-financeiro apresenta-se extremamente desafiadora ao desenvolvimento empresarial. Simultaneamente à crescente instabilidade dos mercados e das políticas fiscais e governamentais, as estratégias competitivas mostram-se, a cada instante, mais evoluídas acirrando a concorrência entre as empresas.

Tal situação desafiadora acentua-se ainda mais quando se pensa no cenário em que estão inseridas organizações de menor porte como as micro e pequenas empresas. Há de se considerar os mecanismos administradores que procuram gerir da melhor forma impostos e tarifas com que as empresas precisam lidar e, principalmente, a sobrevivência e até mesmo possibilidades de crescimento em face de crises econômicas, que continuam representando um entrave para o desenvolvimento do país como um todo.

Torna-se essencial, neste contexto, a adoção dos instrumentos essenciais à moderna administração científica, por parte das organizações que almejem sobreviver às oscilações do mercado e às investidas dos muitos concorrentes. Dentre o ferramental do moderno administrador de empresas, a auditoria vem se mostrando como instrumento fundamental no processo de gestão empresarial.

Na verdade, a auditoria como recurso para uma gestão de qualidade, voltada ainda às propostas de transparência em suas operações de abrangência contábil, financeira e, sobretudo, patrimonial, poderá contribuir à minimização de dificuldades, mediante a introdução de medidas preventivas e corretivas em conformidade com a prática mercadológica e o ambiente de negócios. Certamente, este procedimento auxilia a gestão cotidiana das organizações de menor porte sendo essencial alicerce às tomadas de decisões.

Nesse sentido, o presente artigo versa acerca da auditoria interna procurando contextualizá-la neste universo de micro e pequenas empresas como instrumento competente ao monitoramento patrimonial, bem como favorecendo a transparência das ações alinhada ao sistema contábil adotado. Ainda propõe-se a refletir na direção de uma auditoria que facilite a revisão e atualização permanente de estratégias e planos operacionais visando assessorar o alcance de metas, podendo, assim, ser considerada, elemento essencial à definição de objetivo.

Sob este viés importa considerar hipoteticamente como sustentáculo de estudo a busca por compreender se a auditoria interna organizacional, de fato, influencia de modo positivo o caráter responsável todos os membros gestores, na medida em que indica padrões e procedimentos contábeis.

Desta forma, apresenta-se como objetivo geral deste artigo identificar a importância da auditoria interna nas pequenas empresas sob o enfoque dos resultados dos bens patrimoniais e das decisões de alavancagem econômica. Ainda são considerados como objetivos específicos: avaliar como a auditoria interna poderá contribuir para a organização contábil interna da empresa; analisar como a auditoria interna poderá contribuir para desenvolver a cenarização real do patrimônio empresarial; classificar os resultados sob o ponto de vista dos critérios técnicos, operacionais ou legais em relação ao patrimônio.

Desta forma, a partir de pesquisa bibliográfica que buscou optar por autores conhecedores da matéria, o artigo está distribuído em tópicos que, alinhados, desenvolvem a matéria evolutivamente.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 PORTES EMPRESARIAIS

Segundo considerações de Gianini (2009), a classificação de portes empresariais está ligada a critérios diversificados, em função do contexto que se pretenda analisar. O porte de uma empresa pode ser considerado a partir do número de funcionários, como também de sua receita bruta anual, podendo esta ter seu limite definido pelo estado de atuação. Tais aspectos não se referem unicamente a MPE, mas a todas as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com