TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Sheila Dias De Sá Costa

RA

9977019528

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

INTRODUÇÃO

A Globalização da economia vem produzindo significativas mudanças na forma de condução dos negócios. No cenário atual, os clientes exigem um alto nível de serviço, pedidos mais frequentes e trabalham no sentido de manter os níveis de estoque exatamente na medida de suas necessidades. Os produtores querem conformidade e maior variedade de produtos.

Descrição das definições de globalização

A GLOBALIZAÇÃO

[pic 3]

Definição: É um processo econômico e social, que estabelece uma integração entre os países, e pessoas do mundo inteiro; Contatos comerciais e culturais, financeiros e tecnológicos em nível global. Através deste processo, pessoas e empresas de diversos lugares do mundo, realizam transações financeiras e comerciais apenas com um “click”, além de espalharem aspectos culturais pelos quatro cantos do mundo. É uma rede de conexões que deixam a distância cada vez mais curta, facilitando as relações de forma eficaz e rápida.

ORIGENS:

        Alguns historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI, com as grandes navegações e descobertas marítimas. Neste contexto o homem europeu teve contato com povos de outros continentes, tendo assim, relações culturais e comerciais. Porém a globalização se concretizou mesmo no século XX, após a queda do socialismo. O neoliberalismo, também impulsionou o processo de globalização econômica.

 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:

  • A busca de novos recursos tecnológicos (que gera o contato comercial e financeiro);
  • A utilização da internet, rede de computadores, meios de comunicação, via satélite, etc
  • A busca pelo barateamento do processo produtivo;
  • Aldeia global, blocos econômicos, relações comerciais e financeiras  internacionais,  concorrência comercial;
  • Empresas multinacionais

ASPECTOS ECONOMICOS E FINANCEIROS:

        A globalização da economia  é o processo onde se expandem os mercados e os limites nacionais parecem desaparecer. A liberdade de movimentação, faz com que seja mais fácil a circulação de capitais e crescimento das economias.

ASPECTOS POLITICOS:

Na década de 1980, os efeitos da globalização sobre as politicas nacionais ganhou força. Neste mesmo período é implantada uma politica econômica neoliberal, onde o estado não deve se intervir na economia, ficando então sujeito a concorrência das grandes empresas.

ALGUMAS VANTAGENS

  • Tecnologia
  • Globalização da Informação;
  • Diversidade de bens e serviços
  • Qualidade  de oferta;
  • Modernização da economia;

ALGUMAS DESVANTAGENS

  • Consumismo;
  • Globalização do desemprego;
  • Troca do trabalho  manual pelo processo robótico (gerando desemprego);

Definição de outsourcing

FENOMENO OUTSOURCING

OUTSOURCING: Expressão em inglês traduzida como terceirização. Em inglês: a palavra “out”: fora, “source”: fonte, assim a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim  a empresa procura fonte do exterior que possa trabalhar uma área do negocio de forma mais eficiente. Embora seja um fenômeno que envolve todas as funções de uma empresa, muitas vezes o outsourcing, tem se definido principalmente com relação a área de TI. Mas de forma mais ampla, pode ser definido como a transferência de atividades ou processos de diferentes funções para outras organizações. É a relação entre cliente e fornecedor. Apesar de muitas vantagens este processo também apresenta alguns riscos, por exemplo, algumas vezes o custo do outsourcing, pode ser maior que o previsto. Outra desvantagem consiste em: a terceirização propõe certo nível de dependência  de pessoas que não conhecem o negocio, e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação, e por isso algumas empresas vê o seu negócio prejudicado. Portanto o outsourcing, deve ser bastante ponderado, pois traz consigo grandes impactos tanto positivos tanto negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com