TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das demonstrações contabeis -3 empresas tecnologia

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

1  - INTRODUÇÃO

As atividades do subsetor de Programas e Serviços, dentro do setor de Tecnologia de Informação, são essenciais para o desenvolvimento da economia contemporânea. Os sistemas de informação surgiram dentro do contexto da revolução da microeletrônica e obtiveram impactos irreversíveis na economia mundial. No Brasil, o crescimento das empresas de software, em especial àquelas ligadas a sistemas de gestão e financeiro[1], esteve ligado ao processo de abertura econômica iniciada no início dos anos 1990, em que as empresas domésticas necessitavam rapidamente modernizar seus processos de gestão para sobreviver sobre o novo marco competitivo. Dessa forma, segundo Martins, Gonzalo e Szapiro (2018), as firmas produtoras de serviços de software surgiram como uma forma de resolver demandas internas de outras firmas, uma vez que, aplicativos ou soluções estrangeiras não eram adequadas ou parametrizadas para particularidades tupiniquins. Assim, essa indústria apresentou durante todo o período um baixo nível de exportação, ainda que a indústria brasileira de software figure entre as dez maiores do mundo há pelo menos uma decáda (ABES, 2019).  

Esse artigo, portanto, se dividirá nas seguintes seções: 1) esta seção, a introdução; 2) uma breve perspectiva sobre o subsetor de serviços de software, conjecturando possíveis impactos de variáveis macroeconômicas; 3) a análise dos dados das respectivas empresas, tratando de indicadores operacionais e financeiros, e, por fim, 4) a conclusão, sintetizado as análises acerca da saúde operacional e financeira das empresas.

2  - ASPECTOS SETORIAIS E MACROECONÔMICOS

As empresas analisadas neste trabalho TOTVS, Sinqia e Linx de fato consolidaram-se na década de 1990, sendo TOTVS e Linx especializadas em recursos de gestão e a Sinqia em serviços financeiros. Os clientes e objetivos dessas firmas em geral direcionam-se ao mercado doméstico, sendo esse a principal fonte de receita das mesmas, enquanto a internacionalização sempre se apresenta como um desafio ou um objetivo de longo prazo. O amadurecimento desse subsetor inicia-se a partir da segunda metade dos anos 2000, período em que uma das firmas analisadas passa a ser listada na bolsa, a TOTVS.  

Desde 2006, o setor tem apresentado um crescimento considerável, em média de 10% ao ano, com os serviços de software ganhando mais espaço no total do faturamento, conforme a figura abaixo.

FIGURA 1 - Crescimento do Faturamento de 2006 a 2016 da Indústria de Software

[pic 1]

Fonte: Martins, Gonzalo e Szapiro (2018)

Segunda a Associação Brasileira de Software - ABS (2019), do total de empresas que atuam no segmento de serviço de software, cerca de 95,5% podem ser classificadas como micro e pequenas empresas, segundo análise realizada pelo critério de número de funcionários (até 99 funcionários) - o que pode representar um elevado grau de monopolização. Do mercado usuário, 55% é composto por empresas dos setores de Serviços Telecom e Finanças, seguidos por Indústria e Comércio. A vertical de Governo continuou em retração, perdendo destaque no conjunto dos usuários do setor, ao mesmo tempo em que Finanças foi o setor que apresentou o maior aumento nos investimentos em TI no ano de 2018.

Quanto a distribuição regional, na tabela abaixo, verifica-se um alto grau de concentração no sudeste, em que mais da metade das firmas são encontradas. Sendo o Centro-Oeste a segunda região com o maior número de firmas, com somente 15,7% do total e a região Sul a terceira região com maior número de firmas, compondo 12,9%. Essa concentração pode estar associada a dois fatores: i) o grau de especialização dessas firmas demanda força de trabalho especializada, que encontra-se também de forma heterogênea pelo país; ii) as maiores empresas do país, possuem sedes ou atendem serviços que demandam softwares financeiros e de gestão estão localizado no eixo sudeste, como o distrito financeiro da Faria Lima em São Paulo.

TABELA 1 - Distribuição Regional da Indústria de Serviços de Software

Norte

3%

Nordeste

8,3%

Centro-Oeste

15,7%

Sul

12,9%

Sudeste

60,1%

Fonte: ABES (2019)

        O relatório da ABS (2019) também destaca algumas mudanças importantes. A primeira é o avanço do licenciamento em nuvem em todos os tipos de produto, o crescimento de plataformas e aplicativos de Bussines Intelligence, da Big Data e da Internet das Coisas, que agrega vários pontos de comunicações dentro de uma firma sem a necessidade de interação humana.

        A partir dessas considerações, pode-se elencar quais variáveis macroeconômicas são mais relevantes para as firmas em análise. No geral o setor doméstico deve ser a principal fonte de faturamento, o crescimento médio da economia brasileira impacta diretamente no nível de receita. No entanto, tal efeito pode ser mitigado na medida que o custo do licenciamento de software pode ser elevado, o que pode significar uma base de clientes pequena. Considerando que em momento de baixo crescimento, a tendência é o aumento do grau de monopólio, isso pode fazer com que o nível médio da renda não seja uma variável de tanto impacto. Ainda assim, como a cesta de produtos oferecidas atende tanto pequenas empresas quanto grandes, essas variações de composição industrial podem acabar tendo efeito reduzido ou no limite nulo. Portanto, é mais do que provável que o crescimento médio seja relevante.

A taxa de câmbio apresenta forte impacto, por dois motivos i) insumos para serviços de software são em grande parte importados; ii) a taxa de câmbio sobrevalorizado por períodos muitos longos podem incentivar os clientes a procuram fornecedores estrangeiros. Porém, o segmento acabou especializado justamente nos serviços em que dificilmente empresas estrangeiras consigam entregar o serviço adequado.

3 ÍNDICES E INDICADORES FINANCEIROS

A análise das demonstrações contábeis são uma importante ferramenta para obter informações uteis para os usuários na tomada de decisão da empresa. Para Assaf (2012) a análise de balanço tem a finalidade de transformar os dados contidos nas demonstrações contábeis em informações úteis aos usuários destas informações.Os dados utilizados neste trabalho foram obtidos através de análises e cálculos dos índices. Os dados analisados foram coletados pelo site da IBOVESPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (307.9 Kb)   docx (169.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com