TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise BomBril

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 12

Cadastro Projeto/ Atividade/ Operação Especial                 CASO FICTÍCIO

Estudo de Caso Para Aplicação no Orçamento-Programa

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS

FORMULÁRIO A

PRIMEIRA PARTE: DESCRIÇÃO DO CASO

CADASTRAMENTO DO PROJETO DA AQUISIÇÃO DE NOVOS VEÍCULOS PARA A FROTA

1. O MUNICÍPIO DE DESTERRO, capital do Estado de Santa Catarina, que é um dos mais populosos do Estado vêm apresentando problema no transporte público de passageiros. O sistema vigente que faz uso de terminais de integração, não está cumprindo com o seu objetivo principal que seu próprio nome expõe. Ao invés disso, evidencia-se demora nos trajetos, decorrente, dentre outros fatores, da falta de interação entre os horários das linhas existentes nos diversos terminais. Essa situação é também acentuada pelas enormes filas geradas pelo excesso de carros/outros veículos em circulação ao longo do trajeto, sem preferência estabelecida.

2. Diante da situação de deficiência encontrada, no sistema de transporte público do MUNICÍPIO DE DESTERRO, planeja-se um projeto para o ano de 2012, tendo como principal meta a ampliação da frota e a criação de itinerário com faixas preferenciais no sistema de transporte municipal, ao prazo máximo de 30 meses. Deve-se, também, considerar o apelo das FIP’s e ESM’s da região, tendo em vista que a abrangência  do investimento se propaga para atender diariamente 60 linhas, perfazendo 30.000 km, SENDO NECESSÁRIO UM REFORÇO DE 30 NOVOS VEICULOS.

3.A unidade responsável pelo planejamento e execução do projeto será a Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, através do DEMEP – Departamento Municipal de Execução de Projetos sendo que as obras iniciarão em abril de 2012, quando os recursos estarão disponíveis.

4.Sabe –se que o equivalente em dólares (moeda informal utilizada historicamente para controle no planejamento municipal) é de US $ 100.000 cada novo ônibus incluído no sistema. Ainda, existe uma norma da SEFAZ/SEPLAN determinando que cada dólar conste no cadastro a R$ 2,50 (setembro/2011, suma.com.br) para que posteriormente esta possa centralizar as atualizações monetárias. Para tanto, cada unidade orçamentária ou administrativa ao preencher o cadastro deve fazer constar a evolução física quadrimestral do projeto ou a atividade sempre que o formulário assim o permitir mencionando o custo apenas em moeda nacional. 

5.Os recursos têm por procedência o TESOURO DO MUNICÍPIO (receita própria), sendo 50 % dos recursos originários a fundo perdido repassado pela CEF através do FNAMU-FUNDO NACIONAL DE APOIO À MOBILIDADE URBANA, conforme convênio com liberação para abril de 2012.

SEGUNDA PARTE   -ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM GABINETE

LIGAÇÃO DO CASO SIMULADO TEÓRICAS DE KOHAMA [p.72 e ss., 9ª Ed. , 2003]

01. O PROBLEMA foi causado pela demanda de passageiros, devido ao aumento populacional desintegração do transporte de Desterro, a disponibilidade de ônibus e horários, que não atendem as necessidades dos passageiros e insuficiência de capital de giro para as concessionárias atualizarem a frota.  

02. SEGUNDO CENSO POPULACIONAL REALIZADO PELO IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, Desterro obteve um crescimento populacional de 23.2% na última década, aumentando de 342.315 (2000) para 404.224 (2010) mil habitantes. Estudo feito sobre a viabilidade do transporte urbano público em Desterro diagnosticou que as catracas giram cerca de 5 milhões de vezes por mês nos ônibus da cidade, sendo 20% (1.158.000) das pessoas pagam a passagem em dinheiro, 18% (1.061.720) pagam a passagem no cartão cidadão, 15% (864.458) usam com desconto de estudante, 34% (1.930.190) usam o cartão vale transporte, 13% (7.539) idosos e 4.3% (1.600) tarifa social.

03. AS SOLUÇÕES ALTERNATIVAS APRESENTADAS pela Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais (SMTMT) de Desterro, em conjunto com especialistas da área, foram: 1) a criação de um projeto de metrô na cidade; 2) faixas exclusivas para ônibus nas principais ruas e avenidas da cidade; 3) opções de transporte marítimo; 4)aumento da frota com novos e modernos veículos e criação de faixas preferenciais.  

04. DEFINIÇÃO DE PRIORIDADE

4)aumento da frota com novos e modernos veículos e criação de faixas preferenciais.   

05. NA DETERMINAÇÃO DE ATIVIDADES CONSTAM AS ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO:

 05.1 – viabilização das ruas e avenidas, associando percursos preferidos com tradição popular nos respectivos pontos de embarque e desembarque em conjunto com a comunidade mediante audiências públicas e plebiscito.

05.2 – Projetos da Diretoria de Operações (Gerência de Planejamento e Gerência de sinalizações e Abrigos) e Diretoria de Fiscalização (Gerência de Vistorias e Transportes Especiais e  Gerência de Terminais Urbanos) da SMTMT.

05.3 - licitação e contratação pela Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais de Desterro, associando com rigorismo na qualidade do produto e idoneidade da empresa e seus proprietários.

05.4 – Compra efetiva de ônibus bi articulados.        

05.5 – Teste dos veículos pelas vias da cidade e se necessário redefinição das ruas e avenidas revendo a viabilização.

05.6 – Capacitação de motoristas e cobradores, associando com programas intensivo de educação popular.

06. Por último, acontece à determinação dos recursos, inclusive financeiros, traduzidos no preenchimento do cadastro descritivo, estabelecido pelo órgão de orçamento e composto das partes A, B, C e D, que no que diz respeito aos códigos dos elementos de despesa definiu-se considerar os seguintes:

11 – Vencimentos e Vantagens Fixas ................................ 20% do valor do período

30 - Material de Consumo.....................................................  10% do valor do período

35 – Consultoria..................................................................... 20% do valor do período

51 - Obras e Instalações.......................................................  10% do valor do período

52 - Equipamentos e Material Permanente...........................  40% do valor do período


TERCEIRA PARTE – CADASTRO PREENCHIDO (VISÃO DE DENTRO PARA FORA)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (323.7 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com