TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas de Atuação da Contabilidade

Por:   •  30/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TRIBUTAÇÃO LUCRO REAL 5

2.1.1 Conceito 5

2.1.2 Finalidade 6

2.1.3 Lalur 6

2.1.4 Adições 6

2.1.5 Despesas e Custos Dedutíveis 7

2.1.6 Provisões 7

2.1.7 Exclusões 8

2.1.8 Dispensado LALUR Físico 8

2.2 PARECER DE AUDITORIA 9

2.3 Pertinente a Auditoria Contabil 10

2.3.1 Conceitos e detecção de fraudes e erros 10

2.3.2 Tipos de pareceres 11

2.4 PERTINENTES A PERÍCIA CONTÁBIL 12

2.4.1 Âmbito judicial e extrajudicial e conceituação do Laudo 12

2.4.2 Conceituação do Laudo de Instrução e seu emissor 12

2.5 PERTINENTE AO DIREITO DO TRABALHO 13

2.6 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 14

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Quando constituímos uma empresa, é necessário verificar qual a tributação mais vantajosa para sua empresa. No caso estudado da empresa ALFA S.A. a tributação mais vantajosa foi o lucro real.

Desta forma, este estudo inicia apresentado o conceito de lucro real e sua finalidade, uma breve explicação do livro de apuração do lucro real – LALUR, com exemplos de adições e exclusões. Com base nas informações prestadas será verificada a situação da empresa e será feita uma análise da demonstração do resultado do exercício. Verificada a demonstração será emitido uma parecer da situação da empresa para que seja analisada pelos administradores da empresa ALFA S.A.

Para que a empresa tenha sucesso é de suma importância ter funcionários confiáveis, desta forma haverá uma breve explicação da diferença entre fraudes e erros que muitas vezes são cometidos dentro das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Tabela 1 - Demonstração de Resultado – Alfa S.A

2.1 TRIBUTAÇÃO LUCRO REAL

2.1.1 Conceito

Lucro real é o lucro líquido apurado na escrituração contábil, com observância das normas da legislação comercial, ajustado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR, pelas adições, exclusões e compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária conforme artigos 247, 249 e 250 do RIR/99.

2.1.2 Finalidade

A finalidade do lucro real é apurar a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas que optarem por esse tipo de apuração.

2.1.3 Lalur

O Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR é um livro fiscal exigido pela legislação do imposto de renda, conforme artigo 262 do RIR/99.

Conforme o modelo aprovado pela IN SRF nº 28/78, o LALUR, é dividido em duas partes distintas, sendo que cada uma delas deve conter 50% das folhas e reunidas em um só volume encadernado, a saber:

a) Parte A, destinada aos lançamentos de ajustes do lucro líquido do período de apuração e à transcrição da demonstração do lucro real. Nessa parte é que apuramos a base de cálculo do imposto.

b) Parte B, a numeração deverá ser seqüencial à da Parte A, destinada ao controle dos valores que foram ajustados na Parte A que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos de apuração futuros e não constem da escrituração comercial.

2.1.4 Adições

a) custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido e que, de acordo com a legislação do Imposto de Renda, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real;

b) resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido e que, de acordo com a legislação do Imposto de Renda, devam ser computados na determinação do lucro real.

2.1.5 Despesas e Custos Dedutíveis

De acordo com o artigo 299 do RIR/99:

a) São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora;

b) São necessárias as despesas pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa;

c) As despesas operacionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transações, operações ou atividades da empresa;

d) Assim, despesa operacional dedutível é toda aquela que é necessária, normal ou usual.

2.1.6 Provisões

Diferente tratamento ocorre com as provisões, os valores debitados nos resultados pela formação de provisões não são em princípio dedutíveis: a dedução só poderá ser feita se houver autorização legal. De acordo com o artigo 335 do RIR/99:

“Art. 335 - Na determinação do lucro real somente serão dedutíveis as provisões expressamente autorizadas neste Decreto (Decreto-lei nº 1730, de 17 de outubro de 1979, art. 3º, e Lei nº 9249, de 1995, art. 13, inciso I)”.

A diferença entre despesa incorrida e a provisão é fundamental.

a) Provisão é um valor estimado no resultado do exercício. O valor não está definido, como por exemplo: Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, Provisão de Contingências, entre outros.

b) Despesa é um valor já definido, determinado no resultado do exercício, como por exemplo: folha de salários; aluguéis; contas de consumo, entre outros.

Provisões representam decréscimos patrimoniais (débito em conta de resultado) que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com