TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas de Atuação da Contabilidade

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.835 Palavras (16 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


  1. Sumário

Sumário        1

1 INTRODUÇÃO        2

2 DEFINIÇÃO TEÓRICA        3

2.1 EVIDENCIANDO A SITUAÇÃO PROBLEMA        4

2.1.1 Planejamento Tributário e Natureza Jurídica        5

2.1.1.1 A empresa poderia optar pelo Simples Nacional?        9

2.1.1.1.1 Natureza jurídica da futura empresa        10

3 O PAPEL DA CONTROLADORIA        11

4 AUDITORIA FISCAL        12

4.1 Diferenças entre documentação de auditoria e arquivo de auditoria        13

5 CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

Apresentaremos os Conceitos básicos da Consultoria, Auditoria e Perícia Contábil. Vamos expor e evidenciar situações que ocorrem no mundo corporativo mostrando as situações e os problemas que os investidores podem passar na hora de abrir um negócio e como a Consultoria e até mesmo a Auditoria podem ser usados como ferramentas para se evitar armadilhas e contratempos na abertura de um empreendimento.

De forma clara e objetiva é abordado o Planejamento Tributário, será demonstrado que ele pode ser de grande ajuda para a empresa escolher o melhor regime tributário que atenderá amplamente suas necessidades em um contexto específico além de apresentar de forma mais detalhada possível como tal procedimento pode ser realizado a fim de elucidar as dúvidas dos devidos clientes.


  1. Definição Teórica

Primeiramente apresentaremos os conceitos básicos de Consultoria, Auditoria e Perícia contábil. Todas as três representam áreas específicas da Contabilidade que tem como uma de suas principais tarefas ajudar o corpo administrativo de uma organização na tomada de decisões. Cada uma delas é de grande importância sendo que uma área pode servir de complemento para embasar as informações a serem analisadas pela outra.

  • CONSULTORIA CONTÁBIL

No contexto contábil, a consultoria visa auxiliar os gestores na busca por aperfeiçoamento da gestão de recursos através de aconselhamentos emitidos    a alta administração das empresas baseados na análise e avaliação das escriturações contábeis emitidas regularmente. O consultor contábil deve analisar toda a movimentação financeira da empresa por meio das demonstrações contábeis como por exemplo, fluxo de caixa, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), balancete de verificação, etc. A consultoria pode ser interna ou externa e pode ser realizada em qualquer organização independente do tamanho que ela possa ter.

  • AUDITORIA CONTÁBIL

Ela é vista como procedimentos técnicos adotados de maneira organizada com o intuito de verificar e avaliar as operações contábeis, a situação patrimonial e o sistema interno de uma organização a fim de confirmar ou não a exatidão e a veracidade dos registros e operações contábeis para enfim haver a emissão de uma opinião técnica sobre o assunto. Ela pode ser realizada por um Auditor interno ou independente. Caso a Auditoria seja realizada por Auditor independente, ele realizará os procedimentos de análise com base em amostragens dos dados emitidos pela empresa contratante. A Auditoria externa pode ser realizada tanto por pessoas físicas (profissionais liberais) quanto por pessoas jurídicas (empresas que prestam serviços de Auditoria, por exemplo). Já o Auditor interno trabalha com uma gama maior de informações tendo assim conhecimento profundo sobre os setores da empresa onde trabalha.

  • PERÍCIA CONTÁBIL

A Perícia Contábil é um conjunto de técnicas e métodos que servem de base para apurar possíveis falhas, erros ou fraudes nas escriturações contábeis confrontando-as com a situação patrimonial atual da empresa que possa ter feito surgir possíveis problemas podendo servir também para um melhor manejo dos investimentos. Diferente da Auditoria, a Perícia trabalha apenas com a análise, verificação e contestação dos dados examinados não sendo necessária a opinião pessoal do perito sobre eles. Os resultados periciais são emitidos através de laudo e poderão ser usados para resolver judicialmente litígios derivados de contestação por parte de acionistas, por exemplo, caso seja necessário.

A seguir, será exemplificada uma situação em que é requisitada a solução de dúvidas por parte de dois investidores que vieram buscar informações através de uma empresa de consultoria contábil.

  1. EVIDENCIANDO A SITUAÇÃO PROBLEMA

Nesta situação, dois investidores, sendo eles os senhores João Carlos e Robert Wilson, tem a intenção de empreender em uma empresa de transporte municipal e interestadual prestando serviços para órgãos públicos. Para isso, eles tem um capital de investimento de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e deverão participar de um processo licitatório para efetivar contratos junto aos órgãos públicos aos quais deverão atender. Mas para que isso seja possível, deverá ser levada em consideração o fato de que eles já possuem outras empresas de transporte que prestam serviços á órgãos públicos de outros estados participando de licitações dos mesmos. Também será levado em conta que, essa empresa que  querem investir poderá participar de determinado processo licitatório em que especifica em seu edital que a remuneração máxima que a empresa participante deverá obter é de R$ 420.000,00 (quatrocentos e vinte mil reais). Graças a estes fatores, surgiram então dúvidas entre os sócios que serão elencadas e explicadas logo a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com