TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas de atuação da contabilidade

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        JUSTIFICATIVO DESENVOLVIMENTO        

3        Histórico        

3.1        Idade Antiga        

3.2        Idade Média        

3.3        Idade Moderna        

4        Informações mercadologicas        

4.1        tributação        

4.2        Contribuição Social sobre lucro liquida – CSLL        

5        LIVROS FISCAIS        

6        ENCARGOS TRABALHISTAS        

6.1        CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADOS        

6.2        LIVROS CONTABEIS        

6.2.1        Livro Diário        

6.2.2        Livro Razão        

7        DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS        

7.1.1        Balanço Patrimonial        

7.1.2        Demonstrações do resultado do exercício (DRE)        

7.1.3        Demonstrações de lucros e prejuízos acumulados (DLPA)        

8        Considerações finais        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A profissão contábil vem se destacando cada dia mais no mercado de trabalho e com isso crescendo o seu reconhecimento.

O profissional precisa se dedicar bastante para obter êxito profissional e se destacar em meio a tantos outros que surgem a cada dia que passa.

Existem vários seguimentos na área contábil a ser explorada e nessa pesquisa relatamos a prestação de serviços contábeis, onde retrato todo o embasamento de uma empresa tributada pelo Lucro Real, destacando sua tributação exigida pelas leis fiscais, seus livros fiscais e contábeis, encargos trabalhista e suas demonstrações contábeis.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. JUSTIFICATIVO DESENVOLVIMENTO

  1. Contextualização

A pesquisa foi realizada na região Oeste da Bahia, mais precisamente em Barreiras a qual é uma cidade de porte pequeno com 120.000 habitantes, seu forte na economia se concentra no comercio e também na atividade agrícola, onde se concentra grandes produtores de grãos: soja, milho, algodão, café entre outros.

  1. Justificativa

Quando escolhi a pesquisa de atividade voltada à prestação de serviços foi com o objetivo de me inteirar com todos os procedimentos de um escritório contábil trazendo-me uma bagagem para quem sabe no futuro possa pensar em empreender na área, visto que me identifico muito com a contabilidade.

  1. Fechamento

Esse trabalho foi de grande importância para mim, enriquecendo meus conhecimentos na minha formação. Para a empresa e a sociedade como um todo levando informações de maneira atualizada.


  1. Histórico

A contabilidade surgiu com a necessidade que as pessoas sentiam em controlar seu patrimônio. Esses registros eram feitos de formas rudimentares, através de desenhos e gravações. Na medida em que o homem enriquecia sentia-se a necessidade de novas técnicas para controle de seus bens.

Segundo estudiosos e historiadores a historia da contabilidade em três períodos:

  1. Idade Antiga

Inicia-se por volta de 8.000 a.c na cidade de Uruk no atual território do Iraque. Esses registros eram feitos em fichas de barro e guardados em receptáculos de barro. Cada ficha de barro representava um bem tipo, boi, ovelha etc. Logo após essas fichas de barro criaram-se as tabuas com escritos cuneiformes onde se contabilizava pão, cerveja, materiais e trabalhos escravos.  Houve a implementação nos avanços na ciência contábil no antigo Egito, onde o governo necessitava para a organização da arrecadação de impostos, desta forma surge à inovação nos registros contábeis utilizando valores monetários; ouro e prata.

Na antiga Grécia registravam-se em placas de barros onde se lançava impostos, reservas agrícolas, inventários de cavalos e de escravos. A partir do desenvolvimento da democracia da Grécia os governantes tinha que prestar contas dos recursos públicos através de lançamentos contábeis inscritos em pedras. Já os antigos romanos registravam seu patrimônio em tabuas de cera como rascunho, em seguida transcrevia-os em papiro ou pergaminhos.

  1. Idade Média

Nessa época houve um retrocesso na ciência contábil, quando aconteceu a crise do Império romano do Ocidente e a invasão dos Bárbaros, ocasionando uma grande queda no comercio. Nessa época a população tornou-se analfabeta, trazendo assim uma interrupção à evolução contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com