TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas Contábeis

Por:   •  20/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE LEGALE EDUCACIONAL

MAYARA SILVA MOURAD

ESCOLAS DO PENSAMENTO CONTÁBIL

TEORIA PATRIMONIALISTA

SÃO PAULO

2020

MAYARA SILVA MOURAD

ESCOLAS DO PENSAMENTO CONTÁBIL

TEORIA PATRIMONIALISTA

Trabalho sobre escolas da teoria da contabilidade, da Faculdade Legale apresentado para obtenção de parte na nota da disciplina de Teoria da Contabilidade.

Orientador: Professor Mauricio Pocopetz.

SÃO PAULO

2020

Teoria Patrimonialista da Contabilidade

Surgiu inicialmente em 1923, Vicenzo Masi foi seu principal percursor com a publicação de “A contabilidade como ciência do patrimônio”, essa escola trouxe grande expressão cientifica para a contabilidade de forma geral. Masi tratou a contabilidade como uma ciência social e considerava como objeto de estudo da contabilidade os fenômenos do patrimônio da organização (azienda). A princípio essa escola dividiu seu estudo em três ramos: estática patrimonial, dinâmica patrimonial e revelação ou levantamento patrimonial.

Estática Patrimonial observa o patrimônio de maneira estática, em repouso em determinado momento, através do balanço patrimonial, ou seja, a posição da entidade naquele instante, como uma foto, mas não levava em consideração que sua posição poderia ser alterada por qualquer movimentação.

Dinâmica Patrimonial é representada pela demonstração dos resultados do exercício (DRE) que ao serem encerradas ao final do exercício são transferidas para o patrimônio líquido, ou seja, trata da movimentação de valores da estrutura patrimonial, visando analisar suas causas e efeitos.

Revelação ou Levantamento Patrimonial é o conjunto de princípios ou normas que representam o patrimônio, a base racional que trata de maneira qualitativa e quantitativa os elementos patrimoniais, ou seja, classificando-os em ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas, mas de maneira quantitativa com valores monetários com a moeda corrente.

Vicenzo Masi apresenta um dos princípios de maior importância para a contabilidade atual, o da essência sobre a forma, ideia essa que divergiu de todas as demais escolas do pensamento contábil, mas que trouxe grande importância para a contabilidade atual enunciando que não se deve fazer distinção entre os aspectos qualitativos e quantitativos, e sim, tratá-los de maneira semelhante cada qual com a sua devida importância.

Outra grande contribuição de Masi foi a distinção entre os tipos de patrimônio dentro das entidades, nas palavras de Masi “O capital como um fundo de riqueza em constante movimentação, dividindo sua estrutura em capital fixo, que é destinado à realização do objetivo aziendal, evidenciando as suas origens sob a forma de capital de terceiros ou de próprios.” Masi conceitua que o objeto da contabilidade é o patrimônio e o fim seu governo.

Podemos concluir que a escola patrimonialista contribuiu com grandes avanços conceituais que vemos na contabilidade que praticamos atualmente. A análise do balanço patrimonial de maneira estática é a forma como estudamos a situação da empresa no período, juntamente com as movimentações causadas pelas transações operacionais apresentadas nos resultados do exercício, tudo isso permeado pelos aspectos qualitativos e quantitativos sugeridos por Masi, tendo como premissa a essência sobre a forma para toda a classificação contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com