TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO SOCIAL: A CONTRIBUIÇÃO DO BALANÇO SOCIAL NA ATUALIDADE, E SEUS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS E SOCIEDADE

Por:   •  30/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.184 Palavras (25 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 25

Balanço Social: A contribuição do balanço social na atualidade, e seus benefícios para as empresas e sociedade.

Jefferson Amoroso dos Santos Barbosa

Edmundo de Lima Lopes Junior

 RESUMO

O Balanço Social é um demosntrativo sobre a situação financeira das organizações, que se tornou importante e que vem sendo cada vez mais praticado por diversas organizações. A Responsabilidade Social tem destaque para a divulgação dos dados sobre a sociedade, crescimento sustentável, inclusão social, meio ambiente. O artigo vem destacar a importância do Balanço Social para a clientes de empresas, parceiros, funcionários  e o governo.  Dessa forma o trabalho tem como objetivo geral apresentar a informações sobre balanço social como sua história, surgimento e implementação nas empresas, e como objetivos específicos, apresentar os principais modelos de relatório para divulgação, indicadores que são sugeridos no processo de elaboração do balanço social e benefícios que trazem para a empresa que opta em divulgar o balanço A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, documental, estudo de casos e análises sobre o balanço social e a sua importância nas organizações atualmente.

             Palavras-chave: Balanço Social, Ethos, Ibase, GRI, Responsabilidade Social, indicadores do balanço social.


INTRODUÇÃO

O Balanço Social ou Responsabilidade Social se apresenta com uma escolha de gestão mais transparente, voltada para as questões morais e éticas que envolvem as ações que são praticadas pela organização. Uma empresa passa a ser vista com bons olhos ao cumprir com todas as políticas sociais que foram implementadas e também ao adotar uma visão estratégica de negócios transparente e de forma correta com aqueles que possuem relacionamento direto ou não com a mesma, podendo ser funcionário, clientes, fornecedores, o relacionamento deve ser o mesmo.

Esta demonstração pode ser utilizada para tomadas de decisões de empresas contratantes e também um dos fatores de competitividade nos mercados. Com uma ideia de transparência para clientes, parceiros e sociedade, por que não tornar sua divulgação obrigatória?

A responsabilidade social retrata para a comunidade um dos pontos importantes no atual cenário do mercado, e diante disso, as empresas privadas observaram a necessidade de além de lucrar, demonstrar os resultados provenientes de investimentos em iniciativas sociais, culturais e ambientais que influenciam e agregam qualidade de vida para o corpo social.

Com a obrigatoriedade da publicação do relatório, a sociedade conheceria detalhadamente cada empresa. O cliente teria mais segurança na compra/serviço, por ter um maior conhecimento da empresa, bem como o parceiro/investidor teria mais segurança para investir, pois desta forma teria mais convicção de com quem está dividindo seu espaço.

A população vem demonstrando um interesse com relação a tudo que diz respeito à sociedade e ao meio ambiente, temos que despertar esse interesse tanto no meio empresarial quanto no governo. O Balanço Social apareceu com a ideia de suprir a necessidade que as organizações têm em saber se sua atividade está trazendo algum beneficio para o ambiente em que ela está. Essas informações são de interesse das pessoas que vivem próximas a essas empresas ou as utilizam de alguma forma.  Podemos utiliza-lo como umas das bases na gestão estratégica, e levantamento de informações para tomadas de decisões. A publicação das ações sociais das organizações, dos planos internos voltados aos seus funcionários, políticas de investimentos destinadas ao meio ambiente, a formação e distribuição da riqueza, são de grande utilidade não só para o público, mas também para a própria organização que escolhe publicar esses dados, a publicação do Balanço Social, elaborado com informações concretas, é um instrumento que proporciona um relacionamento mais próximo com o público e, melhora de imagem da empresa.

Foi adotado o seguinte o tipo de pesquisa, exploratória, voltado a desenvolver a contribuição do balanço social atualmente. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, documental, estudo de casos e investigação sobre o balanço social e sua importância nas organizações atuais. Foram utilizados como fonte de coleta de dados: artigos da internet, artigos dos principais modelos de balanço social e relatórios publicados por empresas que optam em divulgar.

 

2 REFERENCIAL TEÓRICO

As primeiras ideias sobre o balanço social começaram a surgir em 1970 na França. Hoje em dia o balanço, alcança empresas de vários países, muito dessas empresas utilizam a publicação do Balanço Social como estratégia de marketing para alcançar novos parceiros e clientes, e também ajudam no crescimento ambiental e social no local onde ela exerce suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com