TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da Arte na Educação Contemporânea/Função

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

Papel da Arte na Educação Contemporânea/Função do professor como propositor de novas experiências sensoriais e expressivas dos alunos

De acordo com a PCN, a Arte desenvolve o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a imaginação e o lado artístico de cada criança. Devemos compreender que a metodologia no Ensino de Artes, pode influenciar o desenvolvimento criativo da criança e contribuir para uma melhor percepção do mundo ao seu redor.

“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”( PCN, 2001, p.19 )

Pensando então no desenvolvimento das potencialidades artísticas, vemos uma transformação na educação no que se diz respeito a disciplina de “Artes”.  Antigamente conhecida como “Educação Artística”, podemos dizer que era caracterizada pela imposição de atividades já preordenadas,  onde os alunos apenas reproduziam algo que já pronto,  eram  atividades  direcionadas para desenhos, trabalhos manuais e artes aplicadas.  

No Brasil o ensino de Artes sempre foi uma questão polêmica.  Em um passado ainda recente tal disciplina era considerada como atividade de lazer e recreação. Um exemplo interessante a ser citado foi em 1972, quando Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, considerada a grande pioneira da arte-educação, solicitou à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior) uma bolsa para a realização de seu mestrado no exterior e teve sua solicitação negada.  A resposta foi negativa, pelo não reconhecimento da arte-educação como área de pesquisa.  Recentemente a  disciplina de artes ganhou espaço sendo reconhecida e segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o ensino de artes abrangendo as quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e música se fez obrigatoriamente presente no currículo escolar após muitos debates e manifestações de educadores, com intuito do reconhecimento sobre a importância da arte para a formação e o desenvolvimento dos educandos.  

Percebe-se ainda que grande parte dos  professores atue com dificuldade na disciplina de artes, por falta de conhecimento  e condições precárias, que  acabam limitando-se a desenhos prontos, mera colagens  etc. Impossibilitando o desenvolvimento pleno do ensino.  Quando na verdade o sentido da arte é incentivar a produção do aluno, uma vez que tais experiências estimuladoras da criatividade pressupõem o desenvolvimento das relações e das descobertas pessoais. A arte tem  a função tão importante no processo ensino aprendizagem quanto as outras disciplinas, pois é uma prática ligada a construção e produção do indivíduo, que ao conhecer a arte é capaz de perceber sua realidade cotidiana mais intensamente, reconhecendo objetos e formas em sua volta. Podendo também despertar a atenção para sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com