TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do papel do gerente nas organizações contemporâneas

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Módulo: 1

Atividade: Individual

Título: Análise do papel do gerente nas organizações contemporâneas

Aluno: Reginaldo da Silva

Disciplina: Introdução a Administração

Turma: GRDMEAD_T0126_0216

Introdução

     As competências e habilidades necessárias a um mesmo cargo mudam conforme o tamanho da organização.

Via de regra, na visão do empresário, o perfil do gerente deve incluir:

  • Conhecimento do negócio da empresa
  • Ação comprometida com a empresa
  • Experiência na área
  • Competência
  • Responsabilidade
  • Bom relacionamento humano

Nesta atividade individual, iremos analisar o papel do gerente nas organizações contemporânea.

 

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

     Segundo Fayol as principais atividades do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle.

     Ainda segundo Fayol o papel do gerente consiste em:

  • Tomar decisões;
  • Estabelecer metas;
  • Definir diretrizes;
  • Atribuir responsabilidades aos integrantes da organização.

Já Henry Mintzberg questiona a ideia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Essas funções dizem respeito ao processo administrativo, mas os gerentes têm muitas outras funções. Ou seja, os gerentes tem outras responsabilidades gerenciais além do desempenho das funções do processo administrativo.

Burn & Stalker observam que não existe uma única forma adequada de administrar e que está vai depender de diversos elementos organizacionais. Logo, conhecer, compactuar e disseminar a cultura da empresa em que se atua são atividades fundamentais para o gestor.

Mas como deve ser o gerente do século XXI? Ele deve simplesmente manter o foco nos resultados ou estar mais atento ás pessoas?

Para os mais conservadores o gerente deve manter uma postura autocrática e centralizadora.

Para os mais modernos o gerente atual deve assumir novos comportamentos, estar atento, buscar o desenvolvimento continuo, tanto seu como de sua equipe e empresa.

Este Papel de “coach” (termo em inglês que significa treinador / orientador) faz com que o gerente saia da posição tradicional de “puxador” (a frente da equipe) para estar na retaguarda garantido o resultado final.

Segundo José Roberto Marques autor do livro Leader Coach identificamos com facilidade aqueles que dispõem de competências diferenciadas para liderar e extrair resultados objetivos dos colaboradores com sucesso.

Por isso, nas empresas, é cada vez maior a busca por gerente diferenciados, profissionais com habilidades para liderar assertivamente, ensinar, acompanhar, delegar, inspirar, conduzir e mobilizar os colaboradores para que mantenham sua motivação, inovem mantenham o equilíbrio e especialmente contribuam com qualidade para que haja sempre êxito e evolução continua nas organizações.

Competências e habilidades demandadas do gerente

     O gerente contemporâneo tem que ter sem dúvida competências e habilidades polivalentes e multifuncionais, segue abaixo listadas as atribuições profissionais mais buscadas pelas empresas :

  • Saber lidar com varias demandas ao mesmo tempo

É preciso ser polivalente e multifuncional

  • Saber lidar com varias culturas ao mesmo tempo.

Além de dominar pelo menos uma língua, é importante estar informado sobre outras culturas, a politica a economia e os principais fatores de outros países.

  • Perfil de pessoa inquieto

Pessoas interessadas em melhorar sempre e alavancar novas responsabilidades, permanentemente as pessoas devem estar questionando, propondo e tentando novas formas de atuar.

  • Saber ter habilidade para as relações humanas

Saber ouvir cada membro da sua equipe na essência, Escutar opiniões dos colaboradores, as considerar e valorizar. Além disto saber compartilhar conhecimento, dividindo suas experiências e aprendizados, sem com isto se sentir ameaçado.

  • Saber ter habilidade de Líder Coach

Exercer a liderança inovadora dispondo de qualidades essenciais para condução dos seus liderados, tais como autoconfiança para delegar tarefas, monitorar e conduzi-las, ouvir seus colaboradores, dar feedbacks realistas.

O gerente com bases na liderança coach, respeita seus colaboradores e consequentemente, é respeitado, por não impor sua liderança, além disso conhece a sua equipe, confia na sua capacidade, sabe delegar e dar os feedbacks necessários a evolução, aperfeiçoamento e crescimento do grupo, de forma geral e individual.

  • Pensar estrategicamente

Dizem os especialistas que esta característica está na base de todas as outras.

Conclusão

     Por isto tudo, percebe-se que o gerente deve ter uma atuação flexível, combinando a teoria tradicional com novas formas de trabalho, visão holística, aspectos relacionados às tarefas de um administrador e gestão de pessoas. É imprescindível que busque o   autoconhecimento que dará sustentação a motivação e a gestão de sua própria carreira.

Referências bibliográficas

     MARIANA,Lima Bandeira; ANTÔNIO,Luiz Marques; CLÉA,Martha Quaresma do Santos. Líder ou gerente: eis a questão. In: Reflexões sobre o papel gerencial: um perfil modernizador. UFMG. S/D. Disponível em :http://www.geocities.com/hollywood/studio/1554/artigos/artigo01.html. Acesso em: 17 de Mar.  2016.

     MOTTA, P. R. O alvo do aprendizado: todos os gerentes como dirigentes de alto nível. In:______. Transformação Organizacional: a teoria e prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. Disponível em: . Acesso em: 18 de Mar.  2016.

     SOUZA, Afonso. Coaching muda o estilo do gerente. Disponível em: . Acesso em: 19 de Mar.  2016.

     HSM Management; número 69; ano 12; volume 4; julho-agosto/2008; página 107; autores: BORDEN, Mark; BREEN, Bill; CHU, Jeff; DEAN, Josh; FANNIN, Rebeca; FELDMAN, Amy; FISHMAN, Charles; HOCHMAN, Paul; KUSHNER, David; LACTER, Mark; LEVINE, Robert; LIDSKY, David; NCGIRL, Ellen; SACKS, Danielle; SALTER, Chuck; SOVOBODA, Elisabeth; TICHLER, Linda

     MARQUES, Jóse Roberto. Leader Coaching como filosofia de Liderança – São Paulo – Editora Ser mais – 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com