TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da arte na educação contemporânea

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO REPÚBLICA 7224

CURSO PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

 

PROF. MARIA CLOTILDE BASTO

BELÉM-PA

2014

 

Universidade Anhanguera

Pólo República 7224

Curso pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação

                                                                                                 Antônia Maria costa oliveira – ra: 384088

Caroline pereira sobrinho – ra: 385697

Sandra Maria Viana da silva – ra: 386305

Tenille da silva Viana – ra: 384581

        

             “Trabalho apresentado como ATPS para obtenção de nota da                                                                  disciplina de Arte, Criatividade e Recreação”

         

Prof. M. Maria Clotilde  Basto

Belém-PA

2014

SUMÁRIO

1- Introdução .............................................................................................4

2- Relato da disciplina de arte em nossa infância ......................................5

3-Qual o papel da arte na educação contemporânea ....................................7

5- Habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?.............8

6- Plano de aula ............................................................................................9

7- A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil ......................10

8-Consideraçes finais....................................................................................15                                                                                                                                                                                        

9- Referencias..............................................................................................16

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

INTRODUÇÃO

            Este trabalho aborda a Produção de textos nas etapas 1, 2, 3, e 4 relatórios parciais dissertativo, reflexivos e narrativos  resultante de pesquisa realizada no curso de Graduação em Pedagogia do 6º semestre na disciplina de “Arte, Criatividade e Recreação”.                                                                                                            O objetivo dessa pesquisa: é conhecer o papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança.                                                                                                                              Ao desenvolver este trabalho foi de fundamental importância à autobiografia em forma narrativa de cada integrante do grupo relatando por meio de suas próprias memorias de como eram praticadas as aulas de arte antigamente nas escolas.  Vemos que hoje nas aulas, não se limita só ao desenho, há muitos outros materiais, para que os alunos desenvolvam a coordenação motora de forma lúdica e divertida.
A disciplina de Artes na escola, quando é trabalhada adequadamente, proporciona à criança dispositivos para reagir aos apelos sensoriais e cognitivos que o mundo contemporâneo impõe.


1. Relato das Memórias da disciplina de Artes na nossa infância.
Depoimentos vivenciados pelas alunas Antônia Maria costa oliveira, Caroline Pereira Sobrinho, Sandra Maria Viana da silva e Tenille da Silva Viana.

[pic 2]

Imagem retirada da internet

Antônia Maria costa oliveira, não tenho muitas recordações das minhas aulas de arte, das séries iniciais acredito que não tenha despertado meu interesse participei de alguns teatros, sempre fui tímida para realizar sozinha uma apresentação, fizemos alguns artesanatos, sendo os grãos como material principal, mas nada que eu diga que tenha sido muito bom.

Eu Caroline Pereira Sobrinho, lembro muito das minhas aulas de artes nas séries inicias tinha uma professora que contava histórias e cantava musicas bíblica, tem uma do rei Davi que ela lembra até hoje, eram aulas gostosas e a turma ria muito, no inicio do ginásio como era chamado o ensino fundamental séries finais, realizei algumas atividades de pintura e teatros, mas não despertaram meu interesse.

Sandra Maria Viana da silva Lembro-me de que tive uma professora que ensinou umas técnicas de artesanato bem interessante que eu lembro até hoje nós confeccionamos umas minúsculas flores de massa de trigo colorida em galhos de vassoura de capim ficava um ramo bem bonito que colocamos em um vaso feito de papel machê feito com jornal e cola e pintado, ficou muito bonito nosso trabalho, é uma fase que lembro e gosto bastante, fazíamos teatro apresentávamos para a escola toda com organização de cenário, nossa.

Tenille da Silva Viana, tenho boas recordações das aulas de arte, no ensino fundamental séries iniciais Tenho guardado na minha memória bons momentos de alegria e diversão quando se trata da disciplina de artes, era a aula mais esperada, muitas pinturas, colagens, ensaios para apresentações festivas, todas as datas comemorativas sempre tinha algo interessante para desenvolver e colocar em prática toda vontade de criar. Quando estudei nas séries finais do ensino fundamental copiar textos sem fim só pintávamos desenhos prontos e realizávamos textos sobre os períodos artísticos, ás vezes nós fazíamos alguns teatros, mas as aulas não eram muito agradáveis. Naquela época não tinha a modernidade de hoje, os materiais eram mais restritos, mais simples. A maioria das vezes tínhamos criar quadros a partir de diversos tipos de grãos que os próprios alunos traziam de casa.                                                                          Podemos concluir então que as aulas de artes não foram muito interessantes principalmente a parte que lembramos mais que foi no ensino fundamental nas séries finais, só pintávamos desenhos e realizávamos textos sobres os períodos artísticos, ás vezes fazíamos alguns teatros mas com temas que não despertava o nosso interesse. Assim possuímos poucas lembranças de prazer nas aulas de artes nas séries finais, mas boas recordações de brincadeiras, artesanato, danças e musica, ou seja, das atividades mais interessantes para nós, como umas passagens interessantes de algumas colegas que durante as séries iniciais teve uma professora que contava histórias e cantava musicas bíblica, tem uma do rei Davi que ela lembra até hoje, eram aulas gostosas e a turma ria muito, mas na maioria dos casos as aulas não favoreciam o desenvolvimento da criatividade dos alunos uma vez que não tínhamos espaços para desenvolver a criatividade pois não criávamos nada só executava o que era mandado e muitas vezes não despertava nosso interesse. Com poucas exceções como a da colega que a professora incentivava a criação nas diversas tendências artísticas. Acreditamos que para os alunos desenvolver a criatividade precisa conhecer bons trabalhos artísticos e isso hoje é muito fácil através da internet, realizar composições próprias das varias manifestações da arte, musica, cênica, dança, visual, assim como realizar releituras de outras obras, favorecer os espaços de criação e não de atividades mecânicas como pintar desenhos e copiar textos, como houve passagens na vida escolar dos membros da nossa equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (118.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com