TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do gerente nas organizações contemporâneas

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo: 1

Atividade: Individual

Título: O papel do gerente nas organizações contemporâneas

Aluno: Cíntia Sayuri Saito Inafuko

Disciplina: Introdução a Administração

Turma:

O papel dos gerentes nas organizações contemporâneas

Introdução

O mundo contemporâneo tem evoluído cada vez mais para uma plena consciência geral em relação aos problemas sociais e socioambientais. É importante que haja adaptação e desenvolvimento, uma vez que vivenciamos um cenário cada vez mais acelerado, com o aumento da competitividade, a necessidade de sobrevivência, a acessibilidade tecnológica e a consciência social.

Assim como a sociedade passa por essa evolução, as organizações contemporâneas necessitam criar meios de acompanhar o atual cenário. Para isso são necessárias ações internas e externas para equilibrar as mudanças sociais com os objetivos da organização, sempre focando em manter a satisfação entre as partes. Desta forma, o papel do gerente é essencial pois promove a comunicação interna e externa das organizações.

Sendo assim, tal estudo tem como objetivo apresentar as tarefas a serem desempenhadas pelo gerente, assim como suas competências e habilidades.

Tarefas desempenhadas pelo gerente

O gerente desempenha uma função essencial pois promove a comunicação interna e externa das organizações. Enquanto líder, possui o papel de orientar, motivar e influenciar pessoas; a fim de atingir os objetivos traçados. Também é responsável pelo direcionamento da equipe, captar a visão empresarial e transmiti-las nas práticas diárias, ao mesmo tempo que difunde a missão da organização.

Segundo Assad[1], o gerente desempenha um papel-chave na monitoração do progresso das pessoas e, consequentemente, no lucro da empresa.

Sendo assim, Richard Whiteley e Diane Hessan[2] definem os quatro passos básicos para o crescimento da empresa:

Associar a visão ao trabalho diário – O gerente deve se tornar a ligação entre a estratégia da empresa e o que acontece na interação com o cliente. Ele deve não apenas captar a visão empresarial, mas também ser capaz de transmiti-la em termos de efeitos específicos nas práticas de vendas e serviço.

Dar um exemplo de competência – Aqueles que estão na linha de frente devem poder se dirigir aos seus gerentes com confiança, recorrendo a eles como recursos seniores no caso de contas-chave, e como pessoas naturalmente talentosas em matérias de vendas e serviço.

Criar direção – Orientar uma equipe é tão importante quanto participar dela. Os gerentes devem ser capazes de transmitir um sentido claro de direção mediante treinamento, feedback e apoio. Eles devem se tornar defensores da força de trabalho da linha de frente. Aliás, já é comprovado que hoje a prática gerencial mais valiosa é o apoio às pessoas da equipe.

Recompensar a mudança – As empresas verão resultado mais rapidamente se examinarem a maneira como reconhecem e recompensam os profissionais da linha de frente.

Dessa forma, pode-se afirmar que o gerente desempenha também a função de ser “a cara” da empresa, já que torna-se intermediário da comunicação interna e externa da organização.

Competências e habilidades

Dentre as habilidades e competências é necessário que seja eficaz (obter o melhor resultado com o mínimo de recursos possível) e eficiente (realizar tarefas com a maior qualidade possível); ambos conceitos somados ao planejamento, estratégias, treinamentos, orientações e influências positivas. Além de avaliar os resultados, deve ter comprometimento com a empresa, visão ampla do mercado e empresarial, responsabilidade social, sabedoria para ouvir e conduzir a equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com