TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

Ciencias contabeis

|

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS 4

2.2 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DOS CUSTOS 5

2.3 CUSTEIOS VARIÁVEIS 5

2.4 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 5

2.5 CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS 6

2.6 CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS 6

2.7 RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS 7

2.8 PRODUTOS EM PROCESSO 7

2.9 PRODUTOS PRONTOS 7

3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 8

3.1 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 8

4 IMPOSTO SOBRE VENDA ...............10

5 ANALISE CUSTO/ VOLUME/ LUCRO 11

6 A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES.........................................................................................................12

7 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O ponto de partida para o sucesso da contabilidade na empresa industrial ou na produção industrial é a elaboração do plano de contas especifico para a atividade industrial.

Não podemos esquecer que visando à perfeita alocação dos recursos que serão utilizados na fabricação de determinado produto é necessário distinguir, custo, despesa, preço, gasto e desembolso que são terminologias importantes para o processo industrial. Por isso vamos mostrar todos os passos necessários para a elaboração organizada das modalidades da produção industrial, controlando os gastos para que não haja prejuízo, e seguindo, portanto, a China como exemplo, pois atualmente ela alcança a maior produção industrial do mundo.

2 DESENVOLVIMENTO O processo de Produção Industrial também é conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais. Podemos então destacar os seguintes métodos para o processo produtivo da indústria que são: a contabilidade de custos, a contabilidade Industrial, contabilidade gerencial, e os sistemas de informação. Logo abaixo explicaremos todos esses passos.

“E nunca considerem seu estudo como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade invejável de aprender, sobre a influência libertadora da beleza do domínio do espírito para seu prazer pessoal e para o proveito da comunidade à qual pertencerá o seu trabalho futuro”.

Albert Einstein.

1 contabilidade de custos

É importante definir que a Contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que fornece informações, tanto para a contabilidade gerencial como para financeira, ela, portanto, coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidades produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros. A contabilidade de custos possui métodos de custeio para que no final do processo seja possível obter o valor atribuído ao objeto de estudo, os métodos são os seguintes: Sistema de acumulação de custos, custeio variável, custeio por absorção, custos diretos e indiretos, custos variáveis e fixos,rateios dos custos indiretos,produtos em processo e produtos prontos.

2 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DOS CUSTOS

O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa. Existem dois sistemas básicos de produção – Custeio por Ordem e Custeio por processo.

• Custeio por ordem: é o sistema de custeio em que os custos são acumulados numa conta especifica para cada produto ou encomenda. Nesse sistema os custos ficarão acumulados nas contas até o encerramento da produção.

• Custeio por processo: é o sistema de custeio em que os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, são encerradas essas contas para o final de cada período (semana, mês, trimestre, semestre, ano ou conforme o período mínimo contábil de custos da empresa).

3 CUSTEIOS VARIÁVEIS

São os custos que guardam relação direta com a quantidade produzida. Assim esses custos variam de acordo com a variação na produção, quando a produção aumenta os custos variáveis aumentam, quando a produção diminui os custos variáveis também diminuem. São exemplos de custos variáveis: matéria-prima, pensando numa indústria de moveis, no mês que se produzir mais móveis se gastará mais madeira, e no mês que a produzir menos gastará menos madeiras.

4 Custeio por absorção

È aquele que debita todos os custos do produto da área de fabricação, ele consiste na apropriação de todos os custos: diretos, indiretos, variáveis e fixos. Suas principais características são: Englobar os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos, Necessita que seja efetuado o rateio dos custos indiretos, quando houver mais de um produto ou serviço, é o critério legal exigido no Brasil, entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas, e por fim os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com