TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE: TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÕES.

Por:   •  28/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A cada dia que passa a Contabilidade vem se tornando uma ferramenta imprescindível para o processo de tomada de decisões nas mais diversas instituições, pois com ela é possível realizar análises e projeções futuras com dados acolhidos por meio da Controladoria por exemplo. Tais levantamentos podem ser relacionados e processados para assim por meio de demonstrações contábeis serem realizadas análises que possam reduzir custos desnecessários a instituição, projeções orçamentarias e também minimizar riscos futuros que possam prejudicar a saúde financeira da empresa como, por exemplo, processos judiciais e outros.

Palavras chaves: Análise, Orçamento, Perícia, Controle.

1. CARACTERIZAÇÃO

Quais as ferramentas utilizadas dentro das empresas para tomada de decisões certas em tempo hábil? Os administradores estão sempre visando lucro e crescimento dentro das empresas, para atingir esses objetivos, o melhor método é o planejamento, execução e controle. O papel da contabilidade é essencial, no fornecimento de informações precisas e coerentes.

Com o crescimento da globalização, as empresas precisam cada vez mais estarem de acordo com exigências do mercado, portanto observou-se que a gestão organizacional tem sofrido dificuldades para o uso devido de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de suas atividades, causando assim transtornos no meio empresarial.

Deste modo, o objetivo da pratica supervisionada integrada é demonstrar a importância da contabilidade para gerar informações que possam ser utilizadas como métodos para tomada de decisões pelos seus usuários de forma eficaz suprindo as necessidades das empresas e tornando a competitividade do mercado financeiro justo e seguro.

2. METODOLOGIA

Na realização do mesmo, analisamos documentos contábeis, tais como: livro razão, livro diário e balanço patrimonial que se encontra em posse do escritório Faul contabilidade. Registramos os dados colhidos em tabelas para que fossem posteriormente analisados através de índices. Para melhor embasamento da pratica supervisionada integrada, também utilizamos de um terceiro recurso, o estudo bibliográfico de livros e artigos para um conhecimento mais amplo e teórico do assunto em questão.

3. CONTABILIDADE: TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÕES

3.1 O papel da controladoria

O controle nas organizações de modo geral, caracteriza-se no direcionamento dos resultados da empresa e sua continuidade. A função do controle nas organizações consiste em analisar os desvios ocorridos, desenvolver e revisar os padrões de avaliação que sirvam de orientações para os gestores no desenvolvimento de suas determinadas funções assegurando que os resultados reais das atividades estejam com conformidade com os padrões estabelecidos, identificando suas causas, sejam elas internas ou externas.

A partir de uma análise do controle nas organizações, deve implantar ações corretivas e observar as mudanças das variáveis no cenário futuro, visando, ainda, assegurar que os objetivos planejados sejam atingidos, o controle assegura, por meio de correções, que os resultados planejados sejam realizados tanto na avaliação dos resultados de produtos e serviços como na avaliação dos gestores e áreas de responsabilidade.

A controladoria serve como órgão de observação e controle que disponibiliza ao tomador de decisões as informações necessárias, aumentando o controle de suas operações que consequentemente, traz resultados econômicos favoráveis para as empresas.

Com evolução da tecnologia e com a necessidade de informações mais precisas, a controladoria surge com ferramentas adequadas para assessorar o meio empresarial.

Para sugerir melhorias no processo de gestão é indispensável saber de que forma as ferramentas da controladoria podem ser utilizadas e quais os benefícios de sua utilização pode trazer para a empresa, pois a importância das informações do processo decisório direciona a controladoria como uma ferramenta de suma importância ao processo de gestão sobre a forma como a empresa deve organizar suas operações, gerando processos estratégicos de ações e de autocontrole visando os melhores resultados para a empresa desse modo que sua a eficiência é eficácia conduza a empresa com maior segurança

A controladoria é um instrumento fundamental para a sobrevivência, crescimento e consolidação dentro das organizações como importante ferramenta de auxílio gerencial para a tomada de decisões, até porque, esse é o ramo da Contabilidade que detêm informações sobre todo o processo dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, pois ela exerce um controle das atividades empresariais.

Desse modo, a missão da Controladoria é zelar pela continuidade da empresa, e de transmitir informações para facilitar o processo decisório assegurando a otimização de seus resultados, cujo papel fundamental consiste em assessoraras diversas gestões da empresa.

3.1.1 Controle interno e as evidencias de fraudes e erros na organização

Os elementos de gestão apresentados acima como a controladoria, o orçamento empresarial e as análise das demonstrações contábeis são de grande importância para o controle interno de uma empresa, pois com a ajuda desses elementos a contabilidade visa demonstrar a situação patrimonial de uma empresa, com base nas informações apresentados por ela e que as pessoas fazem investimentos, fornecedores acreditam na capacidade que a empresa tem de saldar suas dívidas, bancos e instituições oferecem financiamento de acordo com a capacidade da empresa, e também e um elemento fundamental para os gestores tomam decisões internas.

Os Princípios e Normas Contábeis existem para que as informações empresariais divulgadas sigam um mesmo padrão quanto à realidade nas organizações. No entanto se faz necessário fazer a perícia contábil quando ocorrem imperfeições como fraude e erros, pois os sistemas nem sempre são adequados, os métodos usados podem ser falhos e também os funcionários estão sujeitos a cometerem falhas ou até mesmo fraudes para favorecer interesse pessoal com informações distorcidas, que podem causar sérios danos a uma empresa, por isso a perícia contábil tem um papel fundamental que identificá-los. De acordo com o autor Neves, Antônio Gomes, Curso de Perícia Contábil 3º ed. São Paulo 2012,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com