TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  8/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MULTIVIX

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

DANIELLE SOARES DELESPOSTE

GABRIEL SOARES DELESPOSTE

 

CASTELO – ES

2020

1- PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA

 A partir de sua prática profissional em uma empresa de transportes de carga do Simples Nacional, apresento a proposta de estudo voltado para importância do planejamento financeiro em uma empresa de pequeno porte.

1.1- TEMA

 O objeto de estudo será a importância do planejamento financeiro em uma empresa de pequeno porte. A empresa que será objeto é a CH Transportes. O tema foi escolhido devido a necessidade de implementação do mesmo na empresa.

1.2- CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

 Com a atual crise econômica que o Brasil se encontra é necessário que uma empresa se torne cada vez mais competitiva no mercado. Por tanto, o planejamento financeiro auxilia o empresário na estruturação da empresa e na tomada de decisão, evitando assim possíveis surpresas desagradáveis na saúde financeira da empresa.

1.3- PROBLEMA DE PESQUISA

 Buscarei atender a questão: Qual a importância do planejamento tributário em uma empresa de pequeno porte?

1.4- OBJETIVOS

Geral ou Final

 Entender a importância do planejamento financeiro em uma empresa de pequeno porte e como elaborar o como elaborar o planejamento de forma eficiente.

Específicos ou Intermediários

Compreender o quais tipos de planejamento em uma empresa Definir o que é o planejamento financeiro definir o que são empresas de pequeno porte elaborar um planejamento financeiro para empresa em análise. Analisar o impacto da implementação do planejamento financeiro na empresa

1.5- JUSTIFICATIVA

 Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (2016) aponta que o planejamento e gestão financeira são fatores que contribuem para a sobrevivência e mortalidade dos empreendimentos. De acordo com esse dado fica evidente a importância do planejamento financeiro em uma empresa.

 Como todo empreendimento traz consigo um risco envolvido em menor ou maior escala. Esses riscos são classificados em riscos internos e externos e devem ser mitigados. Por tanto, é necessário saber reduzir esses riscos e o planejamento busca principalmente minimizar esses riscos.

Planejar significa pensar em cenários possíveis para que consiga diminuir o máximo das incertezas atreladas ao negócio. O planejamento deve ser realista, simples e flexível. Deve abranger cenários futuros, para que diante das projeções, o empresário possa montar um plano de ação. Por tanto, o improviso deve ser o último recurso utilizado.

Pequenos empresários muitas vezes não tem o mesmo recurso que empresas de médio e grande porte, com concentração de diferentes funções, tem dificuldade de levantar dados e de saber qual é a relevância dos mesmo para empresa, por isso elaboração do planejamento acaba ficando para depois.

Dessa forma, essa pesquisa vai demonstrar a necessidade das empresas de pequeno porte de manter um planejamento financeiro que será baseado em relatórios contábeis passados. Também será possível saber quais os dados pertinentes para que o planejamento financeiro seja eficiente e cumpra com seu objetivo, já que um planejamento mal feito pode também levar a empresa a fechar as portas.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1- PLANEJAMENTO FINCANEIRO

Segundo o DICIO planejamento é “ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática “(PLANEJAMENTO,2020). É um processo que leva estabelecer um conjunto de ações, visando o êxito do objetivo. Para Bueno e Petrokas (2016, p. 10) define da seguinte forma:

“O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados”

Por tanto, o planejamento representa um fato primordial para que uma empresa se mantenha ativa e competitiva no mercado. Pois através dele define-se meta, possíveis cenários e ações a serem utilizadas.

Para uma empresa que está inserida em um mercado instável e globalizado é fundamental que o planejamento seja feito de forma eficiente para que a empresa esteja prepara para todas as ameaças. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento. (SANVICENTE E SANTOS, 1983, p. 155).

Por tanto, o planejamento financeiro é uma ferramenta que estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, ou seja, define-se planos financeiros e orçamentários para que ele sirva de diretrizes para melhor gerir a empresa. Para Weston (2000, p.343), “O processo de planejamento financeiro começa com a especificação dos objetivos da empresa, após o que a administração divulga uma série de previsões e orçamentos para cada área significativa da empresa”.

Dado que o planejamento é desenvolvido por meio de projeções e estimativas, essa ferramenta contempla planos de curto e longo prazo. No curto prazo, o plano financeiro preocupa-se com os ativos e passivos circulantes. É considerado o mais importante para empresas de pequeno porte, tendo em vista que estas que nestas empresas falta recurso para elaboração de planejamento a longo prazo. Para Brealey (1992, p.839).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com