TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

   

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

 

SERVIÇO SOCIAL 4º SÉRIE

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

ALINE CRISTINA MARCHIORI                                            RA 377536

aline.aline79@hotmail.com

AMANDA PEREIRA                                                                  RA402016

amanda.pereira10@gmail.com

SOLANGE LIMA DA SILVA                                                    RA 377577

solysi@hotmail.com

PROF.º HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

AMERICANA, 01 DE OUTUBROO DE 2013.

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

 

ALINE CRISTINA MARCHIORI

AMANDA PEREIRA

SOLANGE LIMA DA SILVA

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Trabalho acadêmico de Psicologia Social e Serviço Social apresentado ao curso de Serviço Social da área de Psicologia pela Universidade Anhanguera – Uniderp.

Prof.º Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

 

AMERICANA

2013

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho vem mostrar um relato político e social na cidade do Rio de Janeiro que mostra o trabalho em grupo dos policiais do BOPE, que tenta resolver os conflitos sociais existentes na favela, com base na corrupção e no tráfico de drogas.

A REALIDADE SOCIAL RETRATADA NO FILME TROPA DE ELITE

Com base no filme Tropa de Elite, citamos os conflitos: corrupção e o tráfico de drogas, onde retrata a realidade e nos faz ver os pontos críticos de um grupo, fazendo-nos refletir sobre as ações a serem tomadas para garantir a segurança necessária a toda sociedade, assim a Psicologia Social vem mostrar a conexão existente entre diversos grupos, com o objetivo de inserir um individuo oposto ao grupo social. A partir desse enfoque podemos dar início a uma análise do filme descrevendo assim todo um processo de cultura, entendimento, ações e conflitos.

Cultura é um processo de diversos valores morais éticos, que nos guiam no decorrer do nosso comportamento social, é um conjunto de atividade, modos de agir, costumes e conhecimento de um povo, uma maneira onde o homem se adapta ao modo de existência transformando a realidade. Um processo de evolução contínuo, diverso e rico. É o crescimento de um grupo social, uma comunidade, uma nação, esforço coletivo para garantir valores espirituais e materiais, onde caracterizam um grupo étnico ou uma nação (costumes, rituais, vestuário, língua, religião, culinária, etc.), estando em constante transformação.

Dentro da cultura existe o que nos leva a socialização, onde se inicia quando nascemos, e no decorrer da nossa evolução estamos aptos a aprender e adquirir cada vez mais o amplo sentido da cultura.

Na cultura podemos citar as manifestações culturais, que é sem dúvida a maneira do ser humano expressar o seu interior, o que deseja, o que pensa, buscando constantemente o novo e importantes modificações em prol da vida. Existem várias formas de se expressar como, na literatura, na dança, na TV, na música e etc. Assim as manifestações apresentadas no filme Tropa de Elite, citamos a revolta de um grupo de pessoas da mesma classe social, protestando contra a violência, indignados pelo fato de dois amigos terem sido executados no morro pelo comando do tráfico, e o treinamento para os policiais militares no Curso de Operações Especiais do BOPE, mostrando o tipo de cultura e forma de expressão necessária para intervir contra o comando do tráfico.

Em relação às duas manifestações citadas, fica claro que o cidadão tem o poder, a voz social e consequentemente a responsabilidade dos seus atos, com o intuito de focar no seu principal objetivo.  

Vivemos em uma sociedade onde fazemos parte de diferentes grupos sociais , é no meio da interação com os outros que surgem os conflitos.

Conflito é uma tensão que inclui pessoas ou grupos quando existem a propensão ou interesses não compatíveis. Os conflitos podem ser de ordem cultural, religiosa, política, econômica ou ideológica.  Ao analisar o filme, podemos contextualizar alguns conflitos existentes dentro dessa dramaturgia como, o conflito familiar existente entre o capitão do BOPE e sua esposa, aonde ela queria que o seu marido saísse do Batalhão, pois estava grávida e o capitão por sua vez não poderia sair sem antes achar um substituto, esse dilema estava o deixando sob forte stress. O tráfico de drogas no comando da favela, transgredindo a lei e batendo de frente com o BOPE, pois o Batalhão de Operações Especiais foi criado para intervir na guerra contra o tráfico quando a polícia convencional não consegue dar jeito, no BOPE não entra policial corrupto, para eles missão dada é missão cumprida. A corrupção dentro da polícia militar, é grande e generalizado, pois recebem “arrego” dos traficantes para fechar os olhos diante das atividades ilícitas exercidas no morro, aliviando assim o tráfico de drogas, o “arrego” do jogo do bicho, comerciantes tendo que pagar propina para ter uma viatura da PM na frente do seu estabelecimento para garantir a segurança, o próprio soldado da PM tendo que pagar para o sargento se o mesmo quisesse tirar férias, sendo que é um direito garantido pela Constituição. O conflito de um estudante em cursar direito ou ser policial do BOPE, uma escolha difícil, pois para ele policial e advogado tinham a mesma missão na vida, defender a lei.

A Psicologia Social nos revela o quanto é importante às ações públicas para solucionar os conflitos, pois vivemos em uma sociedade dentro de vários grupos diferentes conforme o nosso meio, nossa cultura, nossa realidade, nossas escolhas; e as ações públicas são tomadas para que a sociedade não se perca, para que ela tenha um norte, um direcionamento em manter a ordem, o bem estar social da população, com isso o governo desenvolveu mecanismos de políticas públicas para resolução dos conflitos existentes na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com