TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso de ensino análise de custos

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

CASO DE ENSINO DE ANALISE DE CUSTOS

A CONTROVERSA RECEITA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Camila

Guilherme

Ítalo

Marina

1- INTRODUÇÃO

As organizações privadas e públicas cada vez mais buscam a excelência financeira, empresarial e coorporativa para se tornarem mais competitivas e com menores defit em suas receitas ao longo dos anos. Há um forte investimento em novas tecnologias e no capital de seus colaboradores e estudos de pesquisa, porém Universidade Públicas renomadas de ensino superior do país encontram dificuldades que impedem ou freiam o alcance dessa excelência. Isso ocorre devido à adoção de um sistema de custeio que não absorve a realidade vivenciada pela organização.

2 - A UNIVERSIDADE 

No ano de 2014 a crise financeira da Universidade de São Paulo, eleita por anos seguidos como a melhor Universidade Pública de Ensino do País e da América Latina, passou a ser noticiada com maior frequência pela mídia. Com um enorme aumento em seus gastos, sem um aumento proporcional da receita por meio dos repasses dos cofres públicos, Tesouro do Estado de São Paulo e iniciativas privadas, a USP entrou em uma zona de confronto e instabilidade com suas dívidas ocasionando assim uma discussão entre seus dirigentes para discutir o futuro do ensino na organização.

Levando em consideração que a USP é uma universidade sem fins lucrativos, 

Focando nos períodos entre 2009 e 2014 percebe-se consideravelmente o maior índice de desequilíbrio financeiro na Universidade, tendo ênfase e destaques cortes de 35% de seu repasse de verba, suspensões de novas contratações, reitores com políticas de gestão controversas, dentre outros. Uma série de problemas ocasionados por má administração, políticas de gastos exorbitantes e irracionalidade contábil. 

3 - PRINCIPAIS FONTES DE RECURSO E REPASSES

A maior fonte de financiamento da Universidade de São Paulo vem de 9,57% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado. Dessa forma esse valor é repassado também para outras 2 universidades públicas paulistas que são Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Ocasionando assim um valor totalmente variável relacionado ao ano, no caso de 2014 o ICMS acumulou uma queda real de 4,7%. 

4 - G.E.C. DENTRO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 

A gestão estratégica de custos tem extrema importância no processo de tomada de decisão dentro de uma Universidade com tamanha complexidade como a USP, é através dos dados fornecidos ao corpo administrativo e contábil que eles deverão basear suas decisões sobre quanto, quando e em que setor deverá ser investido ou sobre quanto deve custar os produtos/serviços que a organização produz e gasta. Também serve como forma de monitoramento dos setores da própria Universidade, para se saber quanto cada setor gasta para produzir seus produtos/serviços, de forma que, deste modo pode-se analisar os gastos desnecessários, que assim poderão ser eliminados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com