TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Ensino Controladoria

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE DFS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

MÓDULO 5: AVALIAÇÃO RELATIVA

ATIVIDADE EM GRUPO – ENUNCIADO E QUESTÕES

A tabela contida no ANEXO a esta atividade (disponível no Moodle) resume os múltiplos representados pela razão entre os preços das ações e os lucros (P/L em português ou P/E em inglês) de empresas de software listadas nos EUA em janeiro de 2006.

Os lucros por ação utilizados para calcular o múltiplo P/L são os estimados para os quatro trimestres seguintes de cada empresa e o preço das ações são os observados a partir de 29 de dezembro de 2005.

Adicionalmente, a tabela do ANEXO apresenta na coluna da direita as estimativas de analistas sobre o crescimento esperado dos lucros por ação nos próximos 5 anos para cada empresa.

Com base nessas informações, pede-se

  1. (2,0 pontos) Para cada uma das variáveis (Múltiplo P/L e Taxa de Crescimento Esperado), responda às seguintes questões
  1. (1,0 ponto) Calcule a Média e a Mediana, Mínimo e Máximo. O que vocês observam nessas estatísticas?
  2. (1,0 ponto) Construa o Histograma dessas variáveis. A distribuição das observações na forma de histograma corrobora o que vocês observaram no item (a) acima?
  1. (2,0 pontos) Com base nos dados acima:
  1. (1,0 ponto) É possível identificar se alguma das variáveis apresenta uma distribuição mais assimétrica em relação à distribuição normal? Se estiver familiarizado com a estatística de assimetria (skewness), você também poderá calcular essa estatística para responder esta questão, mas os resultados dos itens a e b acima já são suficientes.
  2. (1,0 ponto) Considerando apenas as variáveis presentes no enunciado (P/L e TxCrescEsp), qual seria a combinação ideal? As duas variáveis no nível máximo, as duas no nível mínimo, ou uma combinação de uma no máximo e outra no mínimo? Se sua resposta for uma combinação, especifiquem qual das duas deveria estar no máximo e qual deveria estar no mínimo?
  1. (2,0 pontos) Responda às questões abaixo:
  1.  (0,5 ponto) Calcule a correlação entre o múltiplo de preço-lucro e as taxas de crescimento esperado. Existe uma correlação relevante entre as variáveis? Positiva ou negativa?
  2. (0,5 ponto) Apesar de correlações entre variáveis não necessariamente significar que existe causalidade entres essas variáveis, é possível justificar economicamente, por hipótese, a correlação que vocês encontraram? Se sim, expliquem a hipótese econômica que pode explicar a correlação estatística.
  3. (0,5 ponto) Calcule as estimativas de uma regressão linear simples (use Excel ou qualquer outro aplicativo de seu conhecimento) na qual haja uma constante, a variável dependente seja o múltiplo preço-lucro e a variável independente seja a taxa de crescimento esperada e apresente o valor da constante, do coeficiente angular (parâmetro) da variável Taxa de Crescimento Esperado. Essas variáveis (constante e parâmetro) são significativas com 95% de intervalo de confiança?
  4. (0,5 ponto) O resultado da regressão (item c) é compatível com a correlação (item a) que vocês obtiveram na questão anterior? Por que?
  1. (2,0 pontos) Considerando as análises feitas até aqui, expliquem por que, apesar de terem sido apresentados múltiplos de empresas de um mesmo setor, e portanto, empresas que são por hipótese, comparáveis, há tanta dispersão entre os múltiplos nessa amostra de empresas? É razoável acreditar que as empresas dessa amostra com os menores múltiplos são empresas ‘baratas’ (para as quais a recomendação seria COMPRAR) e as empresas com os maiores múltiplos estão ‘caras’ (e, portanto, a recomendação seria VENDER)? Por que?
  2. (2,0 pontos) Numa análise combinada dos múltiplos de lucro (P/L) e crescimento estimado do lucro futuro, sem nenhuma outra informação disponível além das análises que vocês fizeram, quais seriam as 5 empresas que valeria a pena comprar ações? Explique seu procedimento para chegar a essa conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com