TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação a Distância Reestruturação Organizacional

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Reestruturação Organizacional

Professor Tutor a Distância

Michael Molon

Nome: Robledo Miguel Daros – RA 0151535852 – Tecnologia em Gestão Financeira

Nome: Antonio S. C. Blanco – RA 8520918897 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Nome: João Sidinei Gross – RA 0151544500 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Nome: Letícia Andrade – RA 0192582442 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Nome: Claudio Cardoso – RA 0131516104 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Nome: Róger Israel de Oliveira – RA 0139528767 – Tecnologia em Logística

Caxias do Sul, Setembro de 2015


SUMÁRIO[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

1

INTRODUÇÃO        

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

3 PLANO DE CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES......................................... 5

4 PAPEL DOS LÍDERES        7

5 LIDERANÇA.......................................................................................................................... 8  6 AÇÕES DO  PROGRAMA        10

7 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

        Como contratada para o cargo de diretora da empresa. Desenvolver ao longo deste desafio a estrutura organizacional da empresa, junto com seus planos de gestão. Elaborando assim um planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe. Trabalharemos também com um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional.

A função de recursos humanos está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos. O setor de marketing que é o que foca no cliente, pois é o marketing quem busca o cliente, é ele quem faz pesquisa de mercado, busca todas as informações a respeito do cliente.


2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é quais são as suas estratégias de mercado. As atividades da empresa devem estar bem identificadas sabendo assim exatamente o que deve ser feito e na ordem certa. Os recursos também devem estar conforme as atividades. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites.

        A estrutura organizacional, que determinei à empresa, foi a estrutura funcional.

        Estrutura Funcional: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são funcionais. Pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode também atrapalhar, se não for feito com atenção. Agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o mais utilizado pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. Outras vantagens dessa estrutura são economias de escala, boa coordenação e desenvolvimento de habilidades funcionais.

3  PLANO DE CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES

        Para melhorar o desenvolvimento gerencial é preciso definir objetivos. Sabendo aonde quer chegar com o negócio. Quando não se tem metas, qualquer caminho que seguir será bom o suficiente. Posteriormente, procure o superior, e estando de acordo com o que foi definido, desenhe um plano de ação para agir sobre tal problema e encontrar algum modo de seguir o caminho que foi estabelecido. Alcançando seus objetivos terá uma gerencia eficaz.

        Desenvolver Líderes: São atividades vivenciais, que são desenvolvidas no formato de Dinâmicas de grupo, tem como objetivo capacitar profissionais para a prática de liderança, desenvolvendo atitudes que permitam influenciar os membros do grupo;

        Primeiro Plano: “Liderança Individual”: Tem como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui.

        Segundo Plano: “Liderança em Grupo”: A capacidade do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, a pessoa sempre busca como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas.

        Terceiro Plano: “Liderança Situacional”: Desempenha seu papel de condução, em qualquer tipo de tarefa, apresentam habilidades, comunicação, negociação e tomada de decisão, aplicado a diferentes situações.

        Quarto Plano: “Liderança Organizacional”: Implica na capacidade de suas competências funcionais, o líder organizacional vai além do domínio do grupo, desenvolvendo a visão e missão da empresa gerando adesão, o compromisso e o alinhamento dos recursos.

        PROPOSTA:  implica na transmissão de conceitos e experiências, onde determinadas situações do exercício de liderança, possam ser vivenciadas e apreendidas, servindo de combustível para o processo de mudança de um líder.

        Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam de profissionais capacitados, que se enquadrem à cultura corporativa e atendam às expectativas do negócio. No entanto mesmo que a organização consiga captar e contratar esses talentos deixá-los à deriva é quase um suicídio. Isso porque cada um poderá tomar um rumo em suas atividades e divergirem para objetivos completamente opostos.

        Resultado: está formada uma organização à deriva, sem rumo atualmente, para que isso não ocorra, as empresas competitivas convidam profissionais que podem dar um norte aos profissionais e transformar grupos em equipes. É justamente nesse momento que entra em cena um personagem de destaque: a liderança. Entenda-se aqui por liderar, não o simples ato de delegar tarefas, mas sim de preparar profissionais para tomar decisões nas situações consideradas estressantes e estimular o desenvolvimento de novas competências, sejam técnicas quanto comportamentais. Contudo, para ser liderar uma equipe não basta apenas assumir um cargo e tampouco ter boa vontade. É fundamental estar preparado para ser líder. Esse é um dos motivos que tem levado muitas empresas a estruturarem programas direcionados para quem está à frente das equipes, do comando do “barco”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (94.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com