TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis Trabalho de Produção Textual

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 15

                                                    [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Universidade Anhanguera - CEAD

Ciências Contábeis

Trabalho de Produção Textual apresentado ao curso de Ciências Contábeis como requisito obrigatório da disciplina de Estágio Supervisionado de 2020-02.

NOME: Ana Carolina de Araujo Costa

RA: 2361941511

TUTOR: Cipriano Martinez

Rio de Janeiro

2020


  1. Atividade – vídeo, Leitura e pesquisa  

A primeira atividade apresenta através de vídeos com entrevistas e textos o esclarecimento acerca das responsabilidades e competências que o profissional de Contabilidade precisa ter para exercer sua função bem como ampliar o conhecimento do aluno para auxiliar no desenvolvimento do trabalho.


  1. ATIVIDADE – Profissão contábil

  1. a) Principais Contribuições para atuação do Contador

Os textos e as entrevistas promoveram de maneira abrangente e detalhada conhecimento para nortear a produção do trabalho de estágio bem como ampliou a nossa visão para atuar após conclusão da graduação através dos profissionais entrevistados que compartilharam um pouco da ampla experiencia que possuem no mercado de trabalho contábil. Os entrevistados esclareceram diversas dúvidas e relataram os desafios que as constantes mudanças que ocorrem na legislação propõem aos profissionais da área. Desafios esses que traz a necessidade de estar atento a essas atualizações e buscar ferramentas confiáveis que possibilitem se manter atualizado. Os materiais de apoio abordam ainda a importância de uma comunicação eficaz, pois o diálogo é essencial quando se tem um contato direto com os clientes, para compreensão das necessidades dos clientes, buscando supri-las. Ainda é ressaltado a importância de uma boa escrita visando a total compreensão do que se deseja esclarecer ao seu cliente.

  1. b) Principais Desafios

De acordo com o citado pelos entrevistados é necessário a adaptação de linguagem de acordo com o segmento de cada empresa. De acordo com o ramo de atuação de cada empresa as obrigações fiscais, contábeis e com pessoal pode ser completamente diferente, com isso a abordagem deve ser direcionada ao cenário específico, flexibilizando e adequando os atendimentos de maneira a prestar um atendimento eficaz. Outrossim, é a existência de profissionais obsoletos na gestão de algumas companhias bem como resistência em mudança de processos para atender as mudanças da legislação são alguns dos desafios enfrentados pelos profissionais da área contábil.

  1. c) Competências Profissionais Apontadas

O Contador necessita estabelecer o entendimento e precisa saber organizar, interpretar, processar e filtrar todos os dados contábeis da empresa são competências essenciais para que o contador possa ajudar a nortear as decisões de um negócio. Para desenvolver bem essas habilidades, é importante ser analista e desenvolver pensamento crítico mediante as atividades da entidade sob sua responsabilidade, dado o fato de que todas as atividades que se desenvolvem nesta refletem diretamente na contabilidade.

Essas competências bem aplicadas maximizam as vantagens tanto aos investidores quanto aos empresários, principalmente ao que tange às aplicações financeiras e tomada de decisões.

  1. d) Importância das Normas sobre a qualidade da informação financeira.

Através da CPC 00, os Contadores podem tomar conhecimento das informações referentes a índices futuros, almejando o controle da situação em que se encontra a empresa.

A mensuração ao custo histórico, segundo o resumo CPC 00, fornece informações monetárias sobre ativos, passivos e respectivas receitas e despesas, utilizando informações derivadas, pelo menos em parte, do preço da transação ou outro evento que deu origem a eles.

Outra informação imprescindível diz respeito ao objetivo do relatório financeiro para fins gerais que, segundo o resumo CPC 00, é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidorescredores por empréstimos e outros credoresexistentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.


  1. ATIVIDADE - Orientação aos empresários

  1. CONSTITUIÇÃO DA PESSOA JURÍDICA

  1. I. Tipos de Pessoas Jurídicas no Brasil

As pessoas jurídicas se classificam de direito público e de direito privado.

As pessoas jurídicas de Direito público se subdividem público interno e público externo. Sendo pessoas jurídicas de direito público interno: Entes de administração direta, União, Estados, Distrito Federal e Territórios e Município e Entes de administração indireta, como é o caso das autarquias (como o INSS) e das demais entidades de caráter público criadas por lei, como por exemplo as fundações públicas de direito público (fundação pública).Sua existência legal (personalidade), ou seja, sua criação e extinção, decorre de lei. São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público. São exemplos de pessoas jurídicas de direito público externo as nações estrangeiras, Santa Sé e organismos internacionais (ONU, OEA, União Europeia, Mercosul, UNESCO,FAO etc).

As pessoas jurídicas de direito privado são: as associações, as sociedades, as fundações, as organizações religiosas, os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada.

  1. II a) Documentos para Constituição de diferentes pessoas jurídicas

No Brasil, os documentos necessários para abertura de uma empresa, (pessoas jurídicas) são:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Contrato Social;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de funcionamento;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros;
  • Alvará da vigilância sanitária;
  • Licença ambiental;
  • Cadastro na Previdência Social;
  • Instrumentos fiscais.

  1. b) Órgãos de registro

Os órgãos responsáveis pelo registro destes documentos, são:

  • Ministério da Fazenda;
  • Receita Federal;
  • Corpo de Bombeiro Militar do estado;
  • Secretaria de Estado da Fazenda.

  1. III. Registros da Constituição Empresarial:

  • Sociedade simples limitada: contrato social com Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ);
  • Sociedade simples pura: contrato social com registro no RCPJ ou na OAB, caso seja uma sociedade constituída por advogados;
  • Microempreendedor individual (MEI): CPF, número do título de eleitor e número da última declaração do imposto de renda;
  • Sociedade anônima (S.A): estatuto e ata de assembleia de constituição, com registro na junta comercial (JC);
  • Empresário individual: requerimento de empresário com registro na Junta Comercial, referente à inscrição no órgão de registro;
  • Empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli): ato de constituição registrado no RCPJ ou JC.

A retirada do CNPJ, é concretizada mediante ida à Receita Federal do município, portando os seguintes documentos: identidade dos donos da empresa original e cópia, comprovante de residência, CPF, endereço no qual a empresa exercerá suas atividades e o contrato social. O valor possui variação em conformidade com o período do ano e o ramo empresarial em questão, devendo ser pago no ato da inscrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (595.7 Kb)   docx (483 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com