TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Orgazacional

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 9

Sumario

Definição de comportamento organizacional 0

Conceito (percepção, motivação e mudança) 0

Comparação de duas definições 0

Quadro sistema aberto e sistema fechado 0

Concepções de personalidade 0

Diferentes formas do uso do termo motivação 0

Pesquisa de conceito de inovação 0

O efeito da inovação nas organizações 0

Quadro teorias da personalidade 0

Teorias dos processos motivacionais 0

Definição de comportamento organizacional

Organização é uma unidade social com duas ou mais pessoas conscientemente coordenadas, que funciona continuamente para atingir um objetivo, ou seja, organização são as pessoas que nelas operam, a força de trabalho; as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. É por isso que é tão importante entender o que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente.

Comportamento organizacional é o estudo das ações , das atitudes e desempenho que as pessoas têm dentro de uma organização.

Acrescentamos ainda, que o comportamento macro-organizacional (à qual também se chama teoria organizacional) assenta as suas raízes na sociologia, na economia e na ciência política, sendo as preocupações maiores os aspectos estruturais da organização e a sua relação com a envolvente socioeconômica. Por outro lado, o micro-comportamento organizacional tem por base a psicologia e estuda as conseqüências das organizações sobre os comportamentos individuais sobre as organizações.

Definição de percepção

Percepção é a situação como o individuo organiza e interpreta os dados recebidos, ou seja, julgamento dos fatos envolvendo crenças, valores morais. À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. As ilusões de óptica e alguns jogos como do sete erros se baseiam em percepção.

Percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A percepção distingue-se da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento na medida em que se refere a situações concretas.

Definição de mudança

Mudança é o ato de alterar ou modificar algo,tudo ao nosso redor está em constante mudança e nós mesmo temos a tendência de mudar algo, por isso é necessário identificar o que é necessário mudar.

Definição de motivação

Motivação é o resultado da interação do individuo com a situação, ou seja a motivação depende da situação que o individuo se encontra. A motivação é responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa em relação ao alcance de uma determinada meta.

De acordo com frederick w taylor o trabalhador é motivado através do dinheiro, já a teoria de abraham h maslow o ser humano é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia, quando as necessidades básicas que são fisiológicas e segurança são satisfeitas ele estará pronto para buscar as necessidades sociais, auto-estima e auto-realização.

Devido à dualidade entre motivação e produtividade o interesse dos investigadores e gestores pelo conhecimento e entendimento da motivação pessoal, ou seja, com o fato de trabalhadores mais motivados serem os potencialmente mais produtivos.

Comparação de duas definições

Comportamento organizacional criando vantagem competitiva (john a. Wagner iii e john r. Hollenbeck)

Comportamento organizacional é o campo de estudo voltado para explicar, compreender e modificar o comportamento humano na empresa. Comportamento organizacional estuda o comportamento de cada individuo (pensar, perceber e agir) em grupos e organizações como relacionamento pessoal, utilização de equipamentos ou preparar um relatório.

Comportamento micro organizacional é o comportamento do individuo ao trabalhar sozinho;

Comportamento mesoorganizacional concentra-se na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e grupos;

Comportamento macro organizacional comportamento de empresas inteiras, como a empresa deve ser estruturada para lidar melhor com as circunstâncias que a envolve.

John a. Wagner iii e john r. Hollenbeck da ênfase a competição como uma forma para poder aumentar a motivação do funcionário e por conseqüência a produção, ou seja o funcionário deveria ser remunerado pelo que ele produz através de benefícios oferecidos como abono salarial, participação no resultado dos lucros e participar de algumas reuniões que envolvem decisões na produção, e afirma que a ausência de objetivos claros e desafiadores é uma ameaça ainda maior á motivação e por conseqüência afeta a produtividade, é possível criar e manter a vantagem competitiva para um aumento na produtividade.

Comportamento organizacional (stephen p. Robbins)

Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de promover a melhoria da eficácia organizacional. Ele relata as habilidades de cada ser humano.

As habilidades técnicas ele engloba a capacidade de ampliação de conhecimentos ou especialidades especificas, habilidades humanas que é a capacidade de trabalhar com outras pessoas compreendendo e motivando-as e as habilidades conceituais que é a capacidade mental de diagnosticar situações complexas.

Muitas pessoas são eficientes tecnicamente, mas incompetente nos relacionamentos, robbins mostra como tirar o máximo proveito das características positivas de cada funcionário, levando em conta sua personalidade, emoções e motivações, o papel da liderança e a cultura organizacional, entre outros fatores.

Quadro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com